Hoje, 20h30, será transmitido pronunciamento do vice na TV, diz hoax

By | 17/09/2015

Boato – Mensagem enviada nas redes sociais convoca população a protestar contra pronunciamento ao vivo do vice-presidente Michel Temer.

O ano é de inquietação política, não há o que discutir. Insatisfeitos e mobilizados, muitos brasileiros tem se manifestado ao longo de 2015 contra o governo de Dilma Rousseff e o PT.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Depois do sucesso da campanha ‘Vem pra rua’, que levou milhares de brasileiros às manifestações em 2013 e, dadas as conjecturas políticas, estão em alta as correntes de WhatsApp e Facebook convocando pessoas a protestar.

Corrente falsa convoca brasileiros a desligarem tv esta noite

Corrente falsa convoca brasileiros a desligarem tv esta noite

Só este ano houve convocações para protestos em 15 de março, 12 de abril e 16 de agosto. Além, claro, dos panelaços durante pronunciamentos ao vivo da presidente. Pois agora, estamos todos convocados a desligar as Tvs e apagar as luzes esta noite, durante a fala do vice-presidente Michel Temer e alguns ministros em nome de Dilma.

Confira:

Galera juntos iremos apagar as luzes para Protestar, a maior parte do pais ficará no escuro…

‘HOJE às 20.30h, será transmitido em rede nacional pronunciamento do Vice-Presidente e alguns Ministros que falarão em Nome e pela Presidente Dilma. VAMOS DESLIGAR AS NOSSAS TVS E APAGAR AS LUZES CHEGA DE MENTIRAS.

MEIA HORA COM A TV DESLIGADA!

Será um protesto pacífico.

Vamos fazer a audiência das TVS CAÍREM NO CHÃO!!

Se vc concordar divulgue!!

Mande para grupos que vc conhece’

Convocações do tipo são comuns, já dissemos, mas também podem ser falsas como é o caso do texto acima. Sem rodeios, essa mensagem correu as redes sociais em 10 de agosto e alguns dias posteriores. Ao que parece, voltou à tona e tem gente acreditando nela novamente. Para que se conste, não houve pronunciamento de Michel Temer no dia 10/08 e tampouco haverá esta noite (17/09).

Ao ler a agenda do vice-presidente, disponível para qualquer pessoa no site do Palácio do Planalto, não há registro de nenhum pronunciamento para esta data. Também não encontramos informações sobre pronunciamentos ao vivo de qualquer ministro.

Fica fácil perceber que a corrente é fajuta também por causa do velho truque de procurar nos grandes meios. Em todas as outras manifestações e protestos ocorridos este ano houve cobertura da grande imprensa. Os panelaços foram notícia, a saída às ruas em março foi notícia, em abril também foi, as manifestações de 16 de agosto foram notícia, o pronunciamento de Dilma feito na internet em 7 de setembro foi notícia… Pessoas estão prometendo desligar TVs hoje e ninguém fala disso?

Apenas para desencargo de consciência, não encontramos relação alguma dessa corrente com os principais movimentos articuladores de protestos – Brasil Livre e Vem Pra Rua.

Recapitulando: Não há pronunciamento de Michel Temer e ministros esta noite (que, aliás, poderia ser qualquer uma, já que não há data especificada na mensagem).

Logo não haverá protesto, tv desligada e luz apagada. A não ser que por conta própria as pessoas queiram desligar tudo durante o horário eleitoral gratuito marcado para as 20h30. Esse sim, sabemos que é real e tem hora marcada.

PS: esse artigo foi uma sugestão de Reinaldo Oliveira. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato conosco pelo site ou pelo Facebook.

3 thoughts on “Hoje, 20h30, será transmitido pronunciamento do vice na TV, diz hoax

  1. Ellen Gama

    Rs…uma das publicações mais confusas q já tive notícia…. Protestar contra o PT devido a um pronunciamento de um pmdbista….RS….e mesmo q ocorra pode muito bem ser de um outro movimento, afinal igreja, bares e movimentos para protesto ( bem fundamentados ou não) surgem todos os dias e brotam como “tiririca” em horta…. Quanto a não ligar a TV pra ver qq canal pago ou não, não faço ha anos…. E seria bom gastar um pouco de tempo pra escolher uma figura pública pra estes movimentos pq o q mais temos no Brasil é oportunista!

    Reply
  2. Mario van den Bylaardt

    Mas … ACONTECEU! . . . Vocês são petistas!!!!

    Reply
  3. Augusto

    Porque fajuta? Qualquer forma de protesto Pacífico é válido!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *