Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Tiririca escreve carta de repúdio aos políticos da Odebrecht #boato

Tiririca escreve carta de repúdio aos políticos da Odebrecht #boato

Boato – Tiririca escreveu carta detonando os políticos denunciados pela Odebrecht na Operação Lava Jato e pedindo “uma limpeza geral” para 2018.

Depois do “furacão” da delação premiada de executivos da Odebrecht, poucos políticos saíram imunes. Um número menor ainda detém a simpatia da população. Este é o caso de Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como Tiririca.

Depois de se eleger com muitos votos, Tiririca ainda tem a simpatia da população e mantém um papel discreto na Câmara de deputados. Só que de acordo com um texto que circula online, ele teria “quebrado a discrição” e desabafado sobre a corrupção no Brasil.

A suposta carta foi publicada em diversos blogs e viralizou no Facebook e WhatsApp. No texto, ele teria afirmado que está decepcionado com a política no Brasil, que quer apoio a Sérgio Moro e que espera uma mudança em 2018. Leia trechos do texto:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Tiririca escreve carta de repúdio aos políticos da Odebrecht. Tiririca mais uma vez surpreende o Congresso Nacional. Quando eleito em seu primeiro mandato muitos imaginavam que seria apenas um palhaço que iria fazer piadas e receber seu salário, sem maiores compromissos com a nação. O campeão de votos está honrando a confiança do eleitor com 100% de presença nas sessões legislativas e projetos de lei no campo da valorização da Cultura.

Na tarde da última sexta-feira (14/04/2017) ele publicou em suas redes sociais uma carta aberta ao público onde revela sua frustração com o meio político. Chocado com a revelação das gravações dos depoimentos de delatores da Odebrecht ele escreveu uma carta que é uma aula sobre Ética e Moral. “Amigos e Amigas deste Brasil de meu Deus. Quem escreve aqui não é o palhaço nem o deputado. Quem escreve aqui é o cidadão que está frustrado com tudo isso que virou o país.

Na política a cada dia vejo que não é assim. Cada um quer tirar pra si. Quanto mais melhor. Não importa quantas pessoas morram de fome ou nos corredores de hospitais. O importante é se eleger na próxima eleição e garantir a boa vida de sua família. O problema não é da Esquerda nem da Direita. A lista da Odebrecht mostrou que tem ladrão dos dois lados. O que está faltando nos políticos não é ideologia, é decência. Está faltando pra esta cambada é entender que eles estão lá pra servir ao povo, e não pra se servir do dinheiro do povo.

Por Deus, por minha mãezinha e pelo povo brasileiro eu sou o mais honesto possível. Só não estou conseguindo “amar o próximo”, a minha vontade é esganar estes canalhas. Mas 2018 está bem perto. O povo precisa fazer uma limpeza geral da classe política. Não adianta a Justiça condenar se o povo absolve”.

Tiririca escreveu carta de repúdio aos políticos da Odebrecht?

Como dito antes, a tal carta viralizou entre os que estão indignados com a política no pais (o que não é pouca gente). Mas será mesmo que Tiririca publicou a tal carta? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Não é a primeira (e não será a ultima) vez que colocam palavras na boca de Tiririca. Nós mesmos já desmentimos em 2017 um texto atribuído a ele. Na época. a “carta” falava da reforma da reforma da Previdência e do salário de deputados.

Voltando ao boato “de hoje”. Em uma rápida pesquisa, descobrimos que ela não saiu de nenhum pronunciamento de Tiririca (que tem como única manifestação em Plenário o voto favorável ao pedido de impeachment de Dilma).

Também tentamos procurar se tinha algo nas redes dele. Na página do Facebook, não encontramos nada. Na página do Twitter, também não. Por sinal, ele não costuma falar de política em suas redes sociais, que são para divulgar o trabalho como humorista.

A partir daí, tentamos procurar a tal fonte da informação. A origem da tal carta foi de um blog já famoso por boatos na internet. Não vamos citar o nome dele para não dar “Ibope”, mas em uma rápida visitada na página é possível perceber textos já desmentidos aqui e tirados do nada. Um deles era o que afirmava que Bolsonaro foi eleito o político mais honesto do mundo. 

Resumindo: a ausência de manifestações de Tiririca em redes sociais e a fonte da informação já fazem a gente chegar a um veredicto: a carta que circula na internet e é atribuída a Tiririca é falsa. Ela até pode estar indignado com a corrupção, mas nem foi ele que escreveu carta e nem disse nada publicamente a respeito do assunto.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.