Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Temer vai renunciar em pronunciamento hoje à noite #boato

Temer vai renunciar em pronunciamento hoje à noite #boato

Boato – Depois de denúncias de que ele teria dado aval para propina de Cunha, Michel Temer vai renunciar hoje à noite.  

E cá estamos mais uma vez para falar de um desdobramento das denúncias contra o (por enquanto) presidente Michel Temer por parte de executivos da JBS. Desde que a informação da delação premiada vazou, muito tem se especulado se ele iria deixar o cargo ou sofrer um processo de impeachment.

Em meio a tudo isso, uma informação bombástica apareceu na internet. Ela dava conta que o presidente Michel Temer havia decidido renunciar ao cargo. Inicialmente, a informação foi publicada pelo jornalista Ricardo Noblat, do jornal O Globo. Depois, a informação se espalhou por diversos sites. Leia:

Temer decidiu renunciar. O presidente Michel Temer está pronto para anunciar sua renúncia ao cargo e deverá fazê-lo ainda hoje, no início da noite. Já conversou a respeito com alguns ministros de Estado e, pessoalmente, acompanha a redação do pronunciamento que informará o país a respeito.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Rodrigo Maia (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, já foi avisado sobre a decisão de Temer. Ele o substituirá como previsto na Constituição, convocando o Congresso para que eleja o novo presidente que governará o país até o final de 2018.

A Secretaria de Comunicação Social da presidência da República suspendeu a veiculação de peças de propaganda do governo que estavam no ar ou que poderiam ir ao ar.

Temer vai renunciar em pronunciamento hoje à noite?

A informação, tida como exclusiva, se espalhou pela internet. Mas será mesmo que Michel Temer vai renunciar em pronunciamento “hoje à noite”? A resposta é não. Entenda a história.

No dia seguinte ao vazamento das informações (18/05), começou a circular a informação de que Temer faria um pronunciamento às 16h e não se falava em renúncia. Depois, veio a informação de um pronunciamento à noite e se falava em denúncia. Só que aí, ele acabou fazendo a fala às 16h e não falou em renúncia.

Depois do “fico” do presidente, Noblat ainda levantou a informação de que Temer teria sido convencido por ministros a não renunciar.

Independentemente disso, o fato é que a redação do texto acima é ideal para que se espalhe por muito tempo. Se você notar, não há datas marcadas nele. Apenas fala que “Temer está pronto para anunciar sua renúncia ao cargo e deverá fazê-lo ainda hoje, no início da noite”. E por mais inacreditável que pareça, uma busca no Facebook mostra o volume de pessoas esperando pela renúncia no início da noite. A imagem abaixo é apenas uma delas:

Exemplo de pessoa que ainda está esperando a renúncia de Temer
Exemplo de pessoa que ainda está esperando a renúncia de Temer

Por isso, se você vir um texto como esse dizendo que Temer vai sair hoje do governo, é bom dar um Google para ter informações mais precisas. A situação de Temer não é fácil. Além de estar perdendo ainda mais o apoio popular, parece estar perdendo o apoio do Congresso. Porém, a notícia que aponta que ele vai renunciar é, por ora, um boato que apenas os menos informados vão cair. O problema é que não são poucos esses menos informados.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores pelo WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.