Temer propõe fim do aumento do salário mínimo #boato

By | 21/04/2016

Boato – Quando assumir o poder, o Plano Temer, de Michel Temer, vai acabar com o aumento do salário mínimo.

Com a iminência de uma troca no poder, admitida até por admiradores de Dilma Rousseff, começam as especulações de como seria um eventual governo de Michel Temer. E é claro que inimigos políticos do atual vice-presidente já preveem que o pior estar por vir.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Michel Temer propõe fim do aumento do salário mínimo, diz boato

Michel Temer propõe fim do aumento do salário mínimo, diz boato

Publicado pelo site Plantão Brasil (já conhecido aqui no Boatos.org), um texto tem tirado o sono dos brasileiros. O título é bem direto: Michel Temer vai acabar com o aumento do salário mínimo. Leia trechos:

Temer propõe fim do aumento do salário mínimo, aposentadorias e cortes na educação e saúde

É claro que a informação foi compartilhada a esmo. Mas será mesmo que Michel Temer quer acabar com o aumento do salário mínimo? Pois é, antes de sair compartilhando por aí, saiba que não é bem assim.

Ao pesquisar na internet, descobrimos que o texto é uma alteração de uma postagem feito pelo blogueiro Fernando Molica, do jornal O Dia. No texto original, falava-se no fim da indexação do salário mínimo (que todo ano cresce na soma inflação + crescimento do PIB). Ou seja, essa informação de não ter mais aumento já cai por aí. Leia um trecho:

O plano defende o fim “de todas as indexações, seja para salários ou benefícios previdenciários”. Reajustes, entre eles o do salário mínimo, seriam negociados com o Congresso, e não haveria garantia de reposição da inflação. Aposentados também perderiam direito ao salário mínimo dos trabalhadores ativos: “(…) é indispensável que se elimine a indexação de qualquer benefício ao valor do salário mínimo”, diz a proposta. O programa também prevê idades mínimas para a aposentadoria, 65 anos para homens e 60 anos para mulheres.

A base para o texto do O Dia foi o documento Ponte Para o Futuro, do próprio partido. E neste sentido, vamos ser bem honestos. Apesar de alguns exageros no texto que fala mal das propostas do documento, há de convir que alguns pontos abrem margem para críticas, como a questão do fim do orçamento impositivo para a saúde e educação. Porém, vale lembrar que isso não é corte. Não é bom, mas há diferenças.

Vale também apontar que o plano também prevê algumas medidas que, na teoria, estabilizariam a economia. De acordo com esta matéria da Agência Infomoney, o mercado tem reagido bem ao plano.

Resumindo: existe um plano com medidas impopulares por parte de Temer. Porém, em momento algum fala de fim do aumento do salário mínimo e cortes na saúde e educação. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitores Cláudia Ferreira de Araújo e Rodrigo Ferreira Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

11 thoughts on “Temer propõe fim do aumento do salário mínimo #boato

  1. helton

    vcs todos são safados manipuladores escravocratas querem se dar bem com o suor dos trabalhadores, o mundo seria melhor sem vcs um abraço viva o comunismo

    Reply
  2. Giovanny Noceti Viana

    E não é isso que está acontecendo desde o dia 12 de maio? Espere a semana do dia 16/05 para ver se é boato mesmo…

    Reply
  3. Daniel Baggio Dionisio

    Mano….eu não entendi onde tirar da saúde, e educação não seja corte ….se não e corte é o que ?
    alem do mais o salario minimo “subindo” sem garantia da reposição de inflação e, mais ou menos assim, os preços sobem e o salario não o que significa que sim! vai acabar o aumento do salario minimo, pois , mesmo que este aumente em numero; (o que já acho quase impossível, já que quem vai discutir isso e a Câmara kkk justamente a Câmara que fez aquele teatro dos horrores naquele maldito domingo) proporcionalmente continuará o mesmo pois os preços subindo não vai ser o minimo nem para comprar o básico….respeito sua opinião mas tô longe de concordar….

    Reply
  4. Emerson

    Vocês tentaram explicar e não explicaram nada, tudo que falaram na matéria foi trocar 6 por meia duzia, lamentável , isso ai saiu e está saindo nos principais meios de comunicação, vou compartilhar mesmo.

    Reply
    1. EDMILSON

      Cara, procursi nos principais sites de notícias e não achei, apenas de sites desconhecidos. Coloque o link ai de algum.

      Reply
  5. Celsius Palmeira

    o reajuste sempre foi pelo índice da inflação e por este plano será o congresso que definirá, o boato quem fez foi vocês “não é o fim do aumento do salário minimo e sim como será ajustado”.

    Reply
  6. Celsius Palmeira

    pg9
    ….Congresso podendo ser variáveis, mas produzindo sempre uma redução final
    suficiente para o equilíbrio, ao longo do ciclo econômico.

    pg10
    Outro elemento para o novo orçamento tem que ser o fim de todas as indexações,
    seja para salários, benefícios previdenciários e tudo o mais. A cada ano o Congresso,
    na votação do orçamento, decidirá, em conjunto com o Executivo, os reajustes que
    serão concedidos…

    Reply
    1. André Ruiz

      Não entrando pro lado religioso, mas isso aí é coisa de teísta cristão.
      Isolar duas partes de um texto (que são precedidos e antecedidos de argumentos que transformam e complementam a interpretação do todo)
      Nobre da tua parte de postar o texto original, mesmo que em partes, mas poderia tê-lo colocado na íntegra, pra que não deixasse a interpretação patética que você montou.
      Não estou defendendo que a proposta seja boa porque não é, tampouco a PEC que a sucede, porém, dar o jeitinho brasileiro pra piorar ainda mais a proposta não vai mudar em nada o apoio ou não de quem lê.

      Reply
  7. Rita Candeu

    mais uma vez voces colocam os tais “panos quentes” e douram a pilula
    que coisa lastimável

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *