Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > STF envia inquérito de Lula para Sérgio Moro #boato

STF envia inquérito de Lula para Sérgio Moro #boato

Boato – Inquérito contra Lula na Operação Lava Jato foi enviado para a Justiça Federal do Paraná pelo STF e ficará a cargo do juiz Sérgio Moro.

Sem dúvida, o nome mais temido por políticos na atualidade é o do juiz Sérgio Moro. Considerado “linha-dura” (na opinião de alguns até demais), o juiz é evitado por quem tem o nome ligado à Operação Lava Jato. Entre os políticos que não querem ser julgados por Moro está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

STF envia inquérito de Lula para Sérgio Moro, diz boato
STF envia inquérito de Lula para Sérgio Moro, diz boato

Pois bem, circula na internet a informação de que o “pior” teria acontecido. O STF teria enviado o processo de Lula para a Operação Lava Jato. O texto circulou por alguns blogs e viralizou em redes sociais. Leia:

STF envia inquérito contra Lula para Sérgio Moro

Ao enviar o inquérito que investiga o ex-presidente Lula para a Justiça Federal do Paraná, o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava-Jato no Supremo, sinalizou claramente sua posição contrária à concessão de foro especial para o ex-presidente da República. Reportagem de Carolina Brígido, O Globo, edição de sábado, focaliza nitidamente o assunto. Teori Zavascki considerou fortes as evidências contra Luiz Inácio da Silva, encontradas na trama denunciada por Delcídio do Amaral para evitar as revelações contidas na delação premiada de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobrás.

Se enviou o processo para a esfera do juiz Sérgio Moro, é porque concluiu que Lula deverá ser julgado pela Justiça comum. No mesmo despacho, Teori incluiu o banqueiro André Esteves, acentuando que é um dos principais financiadores do Instituto Lula. Aliás, a inclusão de André Esteves foi objeto da denúncia formalizada pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot, ao acrescentar que o caso inclui lavagem de dinheiro. Mas esta é outra questão.

Processo de Lula foi para Sérgio Moro?

O título da matéria acima dá a impressão de que o julgamento do ex-presidente foi enviado para a Justiça Federal do Paraná. Mas o que acontece é uma grande confusão. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O primeiro é que, apesar de ter perdido o foro privilegiado por ter deixado o cargo de ministro da Casa Civil (cargo que, de fato, nunca exerceu), o processo de Lula continua tramitando no STF. A decisão do dia 31 de março de manter o processo no Supremo continua valendo.

O que foi enviado para a Justiça Federal do Paraná foi o conteúdo da delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral. Ele cita diversos políticos na delação, porém, a parte que diz respeito a Lula ficou no STF.

Apesar de existir a possibilidade do processo realmente ser julgado por Sérgio Moro, não há nada de concreto que aponte para isso nos próximos dias. Apenas conjecturas por parte de analistas. Muitas baseadas na confusão causada pelo envio da delação de Delcídio.

Resumindo: o processo de Lula na Lava Jato não foi enviado, ainda, para o juiz Sérgio Moro. O que aconteceu foi a “mistura” da chegada da delação de Delcídio à Curitiba e a inclusão da delação no processo contra o ex-presidente no STF. A “mistura” se transformou em boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Márcia Campos. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.