Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rodrigo Maia está ilegal na presidência da Câmara por ser chileno #boato

Rodrigo Maia está ilegal na presidência da Câmara por ser chileno #boato

Boato – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ocupa ilegalmente o cargo por que na verdade é chileno.

Depois das manifestações que tomaram as ruas no domingo (04), em que os milhares de brasileiros protestaram contra a desfiguração do pacote anticorrupção sugerido pelo Ministério Público, internautas ficaram em polvorosa com uma notícia bombástica. Rodrigo Maia, o atual presidente da Câmara de Deputados está ilegalmente no cargo porque ele não é brasileiro.

Boato diz que Rodrigo Maia é chileno e que o cargo na presidência da Câmara é ilegal
Boato diz que Rodrigo Maia é chileno e que o cargo na presidência da Câmara é ilegal

Pois é isso, segundo uma notícia que está percorrendo a web, o presidente da Câmara, que conduziu a votação das mudanças no pacote anticorrupção que consternaram o país, na realidade é chileno e não pode ocupar o cargo em que está. Isso porque a Constituição Brasileira define que só brasileiros natos podem ocupar cargos políticos de presidência. Confira a notícia:

Rodrigo Maia (DEM) nasceu no Chile. Nossa Constituição diz que somente brasileiros natos podem ser presidente da Câmara dos Deputados.

Veja o que diz a Wikipédia: “Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia (Santiago do Chile, 12 de junho de 1970) é um político brasileiro, nascido no Chile, porém com nacionalidade brasileira filiado ao Democratas.” Veja o que diz a Constituição:

 

Mais um motivo para pedir a nulidade do golpe aplicado pelo Congresso no dia em que os parlamentares se aproveitaram de uma tragédia para trair o povo sem que fossem pressionados.

Rodrigo Maia é chileno e ocupa ilegalmente a presidência da Câmara?

A despeito das inclinações políticas de cada um e do sentimento pessoal de revolta sobre as transfigurações realizadas na proposta anticorrupção, é preciso saber que essa informação não confere. Maia não ocupa ilegalmente o cargo de presidente da Câmara dos Deputados. Legalmente, ele é brasileiro, não chileno.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Todo o mistério por trás dessa denúncia é na verdade uma informação mal explicada. Como é típico de boatos que querem espalhar polêmica por aí (ou seja, praticamente todos) este simplesmente conta as coisas pela metade para dar razão ao que defende.

O fato é que Rodrigo Maia nasceu no Chile, mas é filho de brasileiros e foi registrado no Consulado Brasileiro da capital chilena, Santiago. O pai de Maia, que foi prefeito do Rio de Janeiro, estava exilado na época.

Ah, e antes que os desinformados venham contestar com a pérola de que “mesmo assim ele não é brasileiro”, saibam que estão mais uma vez errados. Consulados têm a autonomia para emitir documentos que terão validade no país de origem como uma certidão de nascimento, por exemplo. Logo, quando o Maia pai registrou o Maia filho no consulado brasileiro, ele estava oficializando a criança como cidadã brasileira.

Também vale saber que, de fato, a Constituição restringe apenas a brasileiros natos os cargos de presidente e vice-presidente da República, Presidência do Senado e da Câmara, exatamente como a notícia informou.

Recapitulando, Rodrigo Maia não ocupa ilegalmente a Câmara dos Deputados por não ser brasileiro. Ele é. Apesar de ter nascido no Chile foi registrado no consulado do nosso país e isso faz dele cidadão brazuca nato sim.

E fica a reflexão: tentar combater as falhas do Congresso Nacional com mentira não resolve nada, só piora um cenário bem preocupante. Podemos fazer melhor que isso.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Alexandre Porto e Núbia Barcellos e de diversos leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.