Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Reportagem sobre o app Mudamos foi censurada pela Globo #boato

Reportagem sobre o app Mudamos foi censurada pela Globo #boato

Boato – Matéria sobre o aplicativo Mudamos, que envia projetos de lei ao Congresso, foi censurada após passar na Globo.

As pessoas tem se manifestado contra e a favor daquilo que acreditam para mudar alguns cenários no Brasil. Das passeatas pelas Diretas Já às manifestações pró e/ou contra o impeachment de Dilma Rousseff, há de se convir que as pessoas têm ganhado as ruas, assim como as assembleias, os plenários, as sessões.

Não faz muito, inclusive, em diversos estados houve greve de transporte público e diversas categorias em contra das reformas trabalhista e da previdência propostas pelo Governo. Justamente em 10/05, quando o ex-presidente Lula compareceu a Curitiba para prestar depoimento nas investigações da Lava-Jato, mais gente foi às ruas para demonstrar apoio ao juiz Sérgio Moro. Ainda que dividido, o fato é que o povo brasileiro tem tentado se fazer ouvir.

Outra dessas tentativas vem de um método mais tecnológico. É o caso do aplicativo Mudamos, uma iniciativa do brasileiro Márlon Reis, que recolhe assinaturas digitais para apoiar projetos de iniciativa popular.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Acontece que após anunciarem os detalhes sobre esse aplicativo no Bom Dia Brasil, os políticos supostamente surtaram e mandaram a Globo tirar a reportagem do ar.

Segundo a informação que se tem compartilhado no WhatsApp a emissora acatou a ordem e é preciso repassar para que todos saibam desse esquema. Confira:

Confira o desmentido sobre esse tipo de boato em vídeo

Olha isso: A Globo apresentou esse vídeo no Bom Dia Brasil. imediatamente após, o Congresso e o Senado ligaram para a TV intimando sob ameaça que retirassem o texto da pauta dos demais telejornais do dia, e já foi retirado do YouTube. Repassem …..sem dó!

Aqui, o vídeo da reportagem que o aviso menciona e que tem sido repassado junto com a mensagem:

A reportagem sobre app Mudamos foi censurada pela Globo?

As pessoas estão revoltadas com a possibilidade de estarem sendo privadas de informações sobre o novo aplicativo de assinatura digital, mas não é preciso tanto stress, pelo menos não por isso. A reportagem sobre o Mudamos não foi censurada pela Globo, continua disponível em diversos canais, inclusive no Youtube.

Aliás, um ponto essencial que derruba essa história de censura – a matéria completa que apresenta o aplicativo não foi veiculada no Bom Dia Brasil e sim no programa Estudio¡ da Globo News. E o conteúdo segue disponível até no site do programa, basta um clique aqui para poder conferir.

O aplicativo, que está disponível gratuitamente nas lojas digitais como Apple e PlayStore, propõe reunir assinaturas dos brasileiros para diretamente enviar os projetos de iniciativa popular ao Congresso. Tudo respaldado na Constituição de 1988, claro, e nas regras como a necessidade de que 1% da população brasileira vote no projeto para que ele seja levado até os deputados.

Ou seja, a iniciativa é interessante dada a atual conjectura política que vivemos e apoiar algo assim também é válido. O que não dá para fazer é tentar apoiar a base de boataria, porque mentira não fortalece o debate, apenas enfraquece.

Portanto, não caia na história do vídeo censurado nem repasse balela adiante. Gaste o tempo votando em algo que vale a pena chegar ao Congresso para, de pouco, ir ajudando a mudar o cenário brasileiro.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.