Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Portugal pede para PF apreender passaporte de Lula, diz lorota

Portugal pede para PF apreender passaporte de Lula, diz lorota

Boato – Na iminência de prender ex-presidente Lula, Portugal pediu que a Polícia Federal do Brasil apreendesse o passaporte dele.

No meio de toda as confusões e revelações da Operação Lava-Jato tem muita gente querendo tirar uma casquinha e fazer uso político do esquema de corrupção que está sendo investigado pela Polícia Federal brasileira. Um dos principais alvos é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula.

Lula é investigado em Portugal, diz boato
Lula é investigado em Portugal, diz boato

Em um inquérito que, por enquanto, não está sendo investigado, Lula é um dos nomes mais citados quando se trata de comentários na web. E a última informação que surgiu é bombástica. Ela dá conta que o ex-presidente do Brasil pode ser preso em Portugal e que o país europeu já pediu que a Polícia Federal do Brasil apreenda o seu passaporte. Leia:

Portugal envia pedido URGENTE a PF para apreender imediatamente passaporte de LULA, entenda…

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

As investigações em Portugal envolvendo o Ex-Presidente Luiz Inacio Lula da Silva tomou uma proporção maior, o jornal português Público publicou que, o irmão do José Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, não é personagem de segundo escalão no esquema de ladroagem da Petrobras. As anotações dos nomes do Lula da Silva e da Dilma na agenda pessoal do Luiz Eduardo parece não ser apenas anotações de uso pessoal, como são considerado aqui no Brasil. Ele é muito mais do que simples “menino de recado” do José Dirceu.

Como já existe uma possibilidade da Justiça portuguesa decretar a prisão preventiva do Ex-Presidente Lula, isso possivelmente daria uma fuga de Lula para outro país, dificultado muito as investigações. Sendo assim a Justiça de Portugal enviou a PF de Brasilia um pedido para que o passaporte de Lula seja apreendido imediatamente.

Em Portugal, conforme notícia do jornal Público o Luiz Eduardo Oliveira e Silva juntamente com o irmão José Dirceu e Lula da Silva estão sendo objeto de investigações.

O texto, publicado incialmente no site “Pensa Brasil”, crítico ao governo, é um tanto quanto confuso e peca por não citar muitas fontes. Da informação bombástica do título nada se explica no texto. Mais do que isso, não há nenhuma confirmação em outro lugar da internet (exceto sites que copiaram a informação do Pensa Brasil)) de que o pedido tenha acontecido.

Antes de jogar a pá de cal no boato, vamos ao que há de fato. Realmente, o jornal português Público.pt publicou uma notícia falando da denúncia de suposto tráfico de influência de Lula no país. Porém, o próprio primeiro-ministro de Portugal negou que estaria realizando qualquer investigação. Isso foi publicado, posteriormente, pelo próprio jornal.

Agora vamos pensar: sem querer fazer juízo de valor se Lula tem algo a ver com Mensalão, Petrolão ou qualquer outro esquema, o fato é que se não há investigação contra Lula em Portugal, não há pedido para a Polícia Federal apreender o passaporte do ex-presidente. Tudo não passa de mais uma informação falsa e confusa que circula na internet.

Antes de acabar, a investigação sobre as ações de Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão de José Dirceu, foi arquivada em Portugal. No Brasil, ele continua sendo investigado pela Lava-Jato e foi, inclusive, alvo de prisão preventiva em agosto de 2015.