Leonardo Sakamoto diz que idosos são inúteis à sociedade #boato

By | 04/02/2016

Boato – Blogueiro Leonardo Sakamoto disse, em entrevista para jornal, que idosos deveriam ser reciclados por não serem mais úteis à sociedade.

Famoso por opiniões que irritam os mais conservadores, o jornalista Leonardo Sakamoto volta meia é acusado de alguma coisa na web. Desta vez, uma publicação compartilhada em redes sociais, aponta que Sakamoto disse que idosos “são inúteis para a sociedade”.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Sakamoto diz que aposentados são inúteis, diz boato

Sakamoto diz que aposentados são inúteis, diz boato

A publicação refere-se a uma suposta entrevista concedida pelo jornalista ao jornal mineiro Edição do Brasil, no dia 30 de janeiro. Na manchete, a publicação afirma: “Cientista político diz que aposentados são ‘inúteis à sociedade’”. Leia o que diz o texto que circula online:

Esse é o pensamento de um psicótico esquerdopata… Sakamoto diz que idoso não tem utilidade: Para que gastar com quem já não é tão útil à sociedade, já que temos tantas dívidas públicas para serem pagas? O melhor seria instituir que, chegando certa idade, os idosos mais pobres deveriam se destinar a instituições de reciclagem.

Já a matéria diz o seguinte:

Especialista afirma que idosos não têm utilidade: O aumento do salário mínimo para R$ 880 alegrou os brasileiros que estavam com a corda no pescoço, no entanto, não suavizou os pagamentos de contas, já que a alta prevista da inflação é de 10,8% para 2016. Com tantos acréscimos dados pelo governo federal, a adição de 11,7% no salário mínimo passa longe de ser justa.

O doutor em Ciência Política, Leonardo Sakamoto, publicou em seu blog o artigo “Três formas para convencer os pobres que aumentar o salário mínimo é ruim”, fazendo uma análise sobre o assunto no fim de 2015. Sakamoto dispara que o governo erra em vincular o acréscimo do salário de aposentados ao da população economicamente ativa. “Eles não podem receber aumentos na mesma proporção. Quem vende sua força de trabalho merece comer, pagar suas dívidas, comprar remédios e etc”.

Pronto, uma declaração polêmica e uma foto do jornalista foram suficientes para gerar grande repercussão nas redes sociais. Mas, agora vamos aos fatos.

Em seu próprio blog, o jornalista ajuda a desvendar a história. Ele explica que um jornal impresso de Minas Gerais estampou em sua manchete uma declaração, que nunca foi dada por ele. Supostamente, a entrevista, publicada pelo jornal foi baseada em um post publicado em seu blog no ano passado.

Após a repercussão da entrevista, o Portal Imprensa (site que fala de jornalismo) falou do erro da publicação mineira. O Edição do Brasil retirou a matéria do ar e desmentiu a publicação. Em nota, o jornal alegou que contatou uma pessoa que seria assessora do jornalista, identificada como Luíza Amália, que teria intermediado o contato.

Em relação ao blogueiro ser considerado ‘petista’, vale lembrar que existem vários textos em seu blog, onde faz críticas ao governo Dilma. Em um deles, ele afirma que “o segundo governo Dilma Rousseff começou tal como terminou o seu primeiro: de forma muito, muito ruim”.

Portanto, podemos afirmar que as declarações atribuídas ao blogueiro Leonardo Sakamoto são falsas. Ele não falou nada sobre idoso e etc. Tudo não passa de mais um desses boatos encontrados na internet.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Aranei Cirillo Guterres. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

8 thoughts on “Leonardo Sakamoto diz que idosos são inúteis à sociedade #boato

  1. Danilo

    COMPLETAMENTE INÚTIL É UM DESOCUPADO QUE SE DIZ “CIENTISTA POLÍTICO
    AFINAL, PARA QUE SERVE UMA MERDA DESSAS?

    Reply
  2. ce

    que tal vc ir direto à fonte (o blog dele) pra saber o que ele falou de verdade? Ele jamais diria uma asneira dessas!

    Reply
  3. Ana Cavalheiro

    dizem quê é falsa e que o jornal tirou, acabei de ler, para eu este cara, não passa de um Sakomorto,o idoso contribuíu uma vida inteira com o país, hj ele quer que seja descartado, manda ele falar isso lá no Japão, pra ver o que sobra pra ele , pois lá o idoso é respeitado

    Reply
  4. MarileneMG

    Não acho que são falsas. Ou seja, dizendo isto se livra de críticas e deixa claro: Tá vendo, ele é contra o governo Dilma, logo, podemos confiar no mesmo!!!
    Não acredito nele e não se trata de BOATO!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *