Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Notícia Falsa: policiais de Moçambique farão segurança na Copa

Notícia Falsa: policiais de Moçambique farão segurança na Copa

Governo iria contratar policiais de Moçambique para a Copa do Mundo, diz boato
Governo iria contratar policiais de Moçambique para a Copa do Mundo, diz boato

Boato – Policiais de Moçambique, uma das guardas mais violentas do mundo, reforçarão a segurança no Brasil durante a Copa do Mundo.

A segurança é um dos pontos preocupantes para a população quando se pensa na Copa do Mundo no Brasil. O país viu a truculência da polícia durante as manifestações de junho de 2013. Com isso, ficou a dúvida sobre como os policiais atuarão na segurança dentro dos estádios e nas cidades que sediam o evento.

Circula um texto na internet que diz que o governo brasileiro trará policiais do Moçambique como reforço da equipe de segurança brasileira. A notícia diz que a Polícia da República de Moçambique já está a caminho do país e que, de acordo com o Comando-Geral da Polícia, os policiais estrangeiros ficarão sob o comando das autoridades brasileira, com a principal missão de garantir a segurança nos estádios e a proteção das seleções aqui alojadas.

O texto diz que um dos estádios de destaque onde haverá participação policial moçambicana efetiva é o Estádio do Maracanã, que acolherá o maior número de partidas da competição, sete confrontos ao todo, e nele será disputada a final da Copa do Mundo. Leia o texto na íntegra:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Um contingente da Polícia da República de Moçambique (PRM) está a caminho do Brasil onde vai reforçar o efectivo de segurança montado para o Campeonato Mundial de Futebol a iniciar em Junho próximo.

De acordo com fonte do Comando-Geral da Polícia, citado pelo Notícias, o efectivo moçambicano estará sob comando das autoridades brasileiras e a sua principal missão será garantir segurança nos estádios de jogos e na protecção das selecções que ali estarão alojadas. Explicou que a protecção a ser dada pelos agentes nacionais será às selecções no hotel, durante os treinos e no percurso para os estádios de jogos. Eles farão parte de um comando conjunto.

Um dos estádios de destaque onde a participação policial moçambicana se fará sentir durante a competição, será no Estádio do Maracaná. Construído para a Copa do Mundo da FIFA de 1950 e imortalizado como palco da inesquecível final entre Brasil e Uruguai, um dos capítulos mais marcantes da história do torneio, este estádio reassume a condição de protagonista no Brasil 2014.

A vinda de estrangeiros para prestar serviços públicos no Brasil não é novidade. Isso aconteceu com os médicos cubanos. Será que o governo contrataria uma empresa de segurança de fora, de Moçambique, para a Copa?

Na realidade, o Brasil trará sim alguns policiais de fora, porém, diferente de como foi dito no texto, são policiais de vários países, que formarão o Centro de Cooperação Policial Internacional, chefiado pela PF. E além de policiais dos 31 países que enviarão seleções para o evento, há profissionais de 15 países ausentes do torneio, inclusive Moçambique. Detalhe: será um policial do país. É o que diz a BBC Brasil.

Vale ressaltar que policiais estrangeiros também participaram das últimas Copas, a medida não é nova. Ainda segundo a notícia da BBC, os agentes estrangeiros ficarão desarmados e sempre supervisionados pela PF e poderão, inclusive, servir de intérpretes, identificar cartazes com mensagens ofensivas, ajudar a levantar antecedentes criminais ou checar a autenticidade de documentos dos torcedores.

O interessante é que a polícia da República de Moçambique é conhecida como uma das mais violentas. Um dos seus departamentos inclui a Força de Intervenção Rápida, que possui agentes treinados que utilizam modernas técnicas de resgate de reféns e de combate ao terrorismo, todos com formação em operações especiais.

A página do Anonymous Brasil postou um vídeo que mostra a ação violenta da polícia de Moçambique, que supostamente atuaria aqui. Pode ser que por isso tenha sido ‘criada’ a polêmica de que seriam estes policiais a vir para cá, para suprir tamanha necessidade de segurança no Brasil.

Portanto, o texto que diz que os policiais de Moçambique farão reforço durante a Copa é falso, policiais de Moçambique até vem para o Mundial, mas assim como policiais dos outros países, sem exclusividade.