Aprovado o fim 13º salário pela Câmara dos Deputados

By | 19/06/2014

Notícia falsa – foi aprovado o fim do 13º salário pela Câmara dos Deputados e só falta aprovação do Senado.

Não é novidade que nas vésperas de eleições no país várias notícias começam a (re) circular. No caso desta, a mesma notícia vai e vem há pelo menos duas eleições. De acordo com o texto, a Câmara acabou de aprovar o fim do terceiro salário. Há inclusive uma lista dos deputados que votaram a favor. Confira a notícia que está circulando nas redes sociais:

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Câmara teria aprovado fim do 13º salário, diz boato

Câmara teria aprovado fim do 13º salário, diz boato

Aprovado o fim 13º salário pela Câmara dos Deputados!!! Faltando apenas aprovação do Senado! Enquanto a gente se distrai com a Copa do Mundo, o Congresso continua votando outros assuntos de nosso interesse e a gente nem percebe.Vejam essa:

Fim do 13º já foi aprovado na Câmara dos Deputados pelos partidos PFL, PMDB, PPB, PPS, PSDB, e encaminhado para a aprovação do Senado. Para conhecimento, O fim do 13º salário já foi aprovado na Câmara para alteração do art. 618 da CLT. Provavelmente será votado após as eleições, é claro….

A maioria dos deputados federais do PFL e PSDB, estão neste momento tentando persuadir junto ao Senado, a aprovação do fim do 13º salário, bem como, a extinção da Licença de Férias. As próprias mordomias e as vergonhosas ajudas de custo de todo tipo que recebem, eles não cortam.

Conheça os nomes dos digníssimos deputados que votaram a favor deste Projeto em todo Brasil. Por favor, repassem para o maior número de pessoas possíveis, afinal eles são candidatos fortes nas próximas eleições:

01- INOCÊNCIO OLIVEIRA – PFL, 02- JOEL DE HOLLANDA – PFL, 03- JOSÉ MENDONÇA BEZERRA – PFL, 04- OSVALDO COELHO – PFL, 05- ARMANDO MONTEIRO – PMDB, 06- SALATIEL CARVALHO – PMDB, 07- PEDRO CORRÊA – PPB, 08- RICARDO FIÚZA – PPB, 09- SEVERINO CAVALCANTE – PPB, 10- CLEMENTINO COELHO – PPS, 11- CARLOS BATATA – PSDB, 12- JOÃO COLAÇO – PSDB, 13- JOSÉ MÚCIO MONTEIRO – PSDB DIVULGUEM!!!

Agora, enquanto isso, eles distraem a gente com referendos ridículos! E, nas votações que realmente importam, não nos cabe participar?É hora de acordar antes que seja tarde demais!!! NINGUÉM É TÃO FORTE QUANTO TODOS NÓS JUNTOS!!! Divulguem!!! E não fique só reclamando do nosso país!!! Faça a sua parte. (Eu fiz a minha e te encaminhei).

Confira o desmentido do fim do 13º salário em vídeo

Quem lê o texto com atenção já imagina que se trata de uma notícia falsa. Os “especialistas” em política que resolveram divulgar esse boato por aí pisaram na bola, e nem sequer fizeram uma pesquisa sobre nomes de deputados e partidos políticos. Alguns partidos citados nem existem mais, como o caso do PFL, que mudou sua sigla para DEM em 2007. O deputado Inocêncio de Oliveira é membro do PR desde 2006, e Joel de Holanda nem é mais deputado desde 2006.

A notícia do fim do 13º salário foi produzida em 2010, às vésperas das eleições, e o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar  (DIAP) a desmente mais uma vez. O projeto de lei que mais chegou perto de acabar com algum direito trabalhista foi o PL 5.483/01, que dizia que as negociações coletivas entre patrões e empregados poderiam acabar com algum direito do trabalhador. Quando o ex-presidente Lula entrou em cena, em 2003, ele imediatamente retirou esse projeto de lei da pauta do Senado.

A notícia é um clássico caso de “pega trouxas”. Em 2006, quando ela foi ao ar pela primeira vez, a frase inicial era “Enquanto a gente se distrai com essas CPIs…” por conta da CPI dos Correios, que na verdade trata do mensalão. Agora, no ano da famigerada Copa do Mundo, o boato se inicia com “Enquanto a gente se distrai com a Copa do Mundo…”. Fique esperto, daqui dois anos o alvo será as Olimpíadas!

7 thoughts on “Aprovado o fim 13º salário pela Câmara dos Deputados

  1. Carlos Rocha

    O art. 618 da CLT nem fala sobre o 13°!! Ridícula essa postagem e o pessoal compartilha isso que nem uns loucos…

    Reply
  2. Raquel Marina Xavier de Oliveira

    ” segundo o professor de Direito Constitucional Luiz Fernando Calil de Freitas, seria algo muito mais difícil do que se imagina.

    – Sendo um dos Direitos Sociais previstos na Constituição, em tese, uma emenda constitucional poderia suprimir o 13º. Mas há uma interpretação forte de que, assim como os Direitos Individuais, ele é uma cláusula pétrea, que não pode ser tocada. Ou seja, só isso geraria uma batalha no STF, coisa para uns dez anos até – diz o professor.
    Ele lembra que, antes disso, a emenda teria de ser aprovada duas vezes na Câmara dos Deputados e duas vezes no Senado por três quintos dos parlamentares em cada sessão: exigência tão pesada que demandaria longa discussão e negociação, com pressão intensa da sociedade.

    Reply
  3. Raquel Marina Xavier de Oliveira

    A notícia é falsa somente pela data de “divulgacao” e erros grosseiros como citar siglas de partidos que já não existem mais assim como um político que já se aposentou.
    Porém , o fim do 13o salário faz parte das mudanças que foram votadas na câmara dos deputados, dentro da PEC 241.
    Agora irá para votação em 3 etapas no senado Federal , para virar lei ou não.

    Reply
    1. Barbara

      Me fala exatamente onde viu isso, pois li a 241 e nao vi isso. Divulgue onde está.

      Reply
  4. Nícolas Wildner

    Severino Cavalcante nem faz mais parte do nosso congresso, e em 2016 eu recebo essa bosta em 4 grupos do WhatsApp. É bucha!

    Reply
  5. Melk

    Se essa notícia tivesse aparecido há 12 anos, poderia ser verdade.

    Reply
  6. Marco Moreira

    Páginas como esta são utilíssimas, em tempos de papagaios que repetem tudo sem saber por que ou como. Faço apenas um reparo. As publicações deveriam vir com data. Até para que os leitores possam se situar. Abraço.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *