Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Morre Fidel Castro: notícia falsa fala da morte de ex-presidente de Cuba

Morre Fidel Castro: notícia falsa fala da morte de ex-presidente de Cuba

Boato – Governo cubano teria confirmado a morte de Fidel Castro aos 88 anos de idade na cidade de Havana, Cuba.

Boatos de morte não são incomuns na internet. E quanto mais avança a idade da pessoa e quanto mais amada e odiada ela é, mais fortes vão ficando os rumores. Esses dois fatores fazem de Fidel Castro, ex-presidente de Cuba, um alvo fácil para os rumores que aparecem online.

No mês de dezembro de 2014, começou a circular a informação de que Fidel Castro estava morto. Inicialmente, a notícia se espalhou em sites em língua espanhola, principalmente da Venezuela. A notícia, por meio de redes sociais, acabou chegando ao Brasil. Leia trechos (traduzido):

URGENTE: Extra-oficialmente, ditador Fidel Castro morre Cuba, Havana. Fidel Castro, libertador da República de Cuba quando ela estava sob o regime de Fulgencio Batista e um dos homens mais importantes na história da América Latina, morreu hoje aos 88 anos, confirmou seu irmão e atual presidente de Cuba, Raúl Castro.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Junto a notícia há uma foto de Fidel Castro com uma mensagem “confirmada a morte do ex-presidente cubano”. Mas até que ponto a informação é verdadeira? É agora que vamos ver.

Para saber se a notícia era real ou falsa, procuramos quem havia dado o “tal furo”. E, pelo o que vimos, apenas os sites venezuelanos e alguns blogs acabaram falando do assunto na web. No Brasil, nenhum site de notícia escreveu sequer uma linha sobre a morte de Fidel.

Resolvemos procurar na Agência Cubana de Notícias. Se Fidel tivesse morrido, com certeza a informação estaria lá. Porém, no site http://www.ain.cu/ não havia nenhuma informação sobre o assunto.

Dando mais uma olhada na web, percebemos que esta não foi a primeira vez que Fidel foi dado falsamente como morte. Em 2012, o rumor foi tão forte que o jornal O Globo chegou a dar a informação extraoficial. Assim como dessa vez, a informação também era falsa.

Ou seja, a história de que Fidel Castro teria morrido não passa de mentira. O ex-presidente de Cuba continua vivo. Talvez não tão firme e forte, até porque se trata de um senhor de 88 anos.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Giliardi Freitas Martins. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.