Miriam Leitão pede desculpas por lutar contra a ditadura #boato

By | 03/03/2016

Boato – Miriam Leitão escreveu no jornal O Globo que se arrepende de ter lutado contra a Ditadura.

Existem aqueles que discordam (vai entender por que), mas os tempos da Ditadura Militar foram difíceis, cruéis inclusive. A história está aí para ser consultada, liberdades foram tiradas, pessoas foram mortas, anos foram perdidos.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

No entanto, durante a ditadura militar houve quem não se calou, quem não abaixou a cabeça e combateu esse regime controlador, seja nas ruas, na música, na televisão, no jornalismo. E entre eles estava Miriam Leitão, comentarista de Economia da Rede Globo e colunista no jornal do grupo Marinho.

Boato afirma que Miriam Leitão se arrependeu de lutar contra a Ditadura Militar

Boato afirma que Miriam Leitão se arrependeu de lutar contra a Ditadura Militar

Segundo um texto atribuído a Miriam Leitão que está circulando na internet, a jornalista foi combatente durante a Ditadura Militar, mas se arrependeu. Em desabafo, Miriam publicou no jornal O Globo em 29 de fevereiro que não deveria ter lutado contra o regime. Assim o Brasil não chegaria no estado em que está. Confira:

‘Vejam o que a Jornalista Miriam Leitão escreveu hoje 29/02/16 no jornal O Globo.

Miriam Leitão Jornalista do Jornal O Globo.

Lutei contra a ditadura, sim! Tomei borrachadas, grávida com 18anos, engoli gaz lacrimogênio, corri da cavalaria na Av. São João em direção à Praça Antonio Prado e à Praça da Sé.

Participei das perigosas assembléias dos sindicatos, onde milicos escondidos na massa guardavam na memória o rosto dos mais exaltados. Arrisquei o emprego, pichei muro com o slogan “Abaixo a Ditadura”. Distribui panfletos. Morri de medo. Chorei quando anunciaram a devolução do poder ao povo: eu e mais alguns milhões.

Hoje, vendo pessoas morrendo em filas de hospitais, bandidos matando por R$ 10, pessoas andando feito zumbi nas ruas por causa das drogas, adolescentes que não sabem quanto é 6 x 8, meninas de 14 anos parindo filhos sem pais, toda a classe política desse país desfilando uma incompetência absurda, o nosso país sendo ridicularizado por tantos escândalos… Eu peço perdão ao Brasil pela porcaria que fiz… Deveria ter ficado em casa.’

Discursos semelhantes estão se tornando comuns ultimamente. O movimento que requer a volta da Ditadura Militar existe e não é pequeno. De qualquer forma, Miriam Leitão não faz parte disso. A jornalista não publicou o discurso acima e tampouco se arrepende de ter lutado contra a ditadura.

Dada a grande circulação e as manifestações sobre o assunto, Miriam Leitão, em esclarecimento, desmentiu essa história em sua perfil no Facebook e em sua coluna no jornal O Globo. A jornalista foi bem categórica: ‘quero deixar claro que, ao contrário do que diz o texto falso a mim atribuído, eu nunca me arrependi de ter lutado contra a ditadura. Permanece sendo um orgulho’. Leia: 

Há um texto circulando na internet que não é meu. Ele usa uma linguagem que eu não usaria e faz afirmações que nunca faria. Eu jamais me arrependi de ter lutado contra a ditadura. Eu jamais convocaria para qualquer manifestação contra quem quer que seja, porque acho que este não é o papel do jornalista. Ele analisa, critica, informa, ajuda a esclarecer, mas quando vai a uma manifestação é para cobrir. Primeiro, recebi um e.mail de um leitor para conferir se era meu o texto. O leitor avisava que estava virando viral. Agradeci a informação e desmenti a autoria. Depois amigos e parentes começaram a me avisar. Dá uma enorme sensação de impotência. Bom, uso este canal para dizer que aquele texto não foi escrito por mim. E que os que escrevo estão postados no meu blog no jornal O Globo.

Uma vez que a fonte em pessoa confirmou ser tudo um grande boato. Encerramos aqui, sem mais comentários.

17 thoughts on “Miriam Leitão pede desculpas por lutar contra a ditadura #boato

  1. Vicente Madruga

    Será se a jornalista Miriam Leitão escreveria: gás lacrimogêneo, com Z e com I, como está no texto? Ou este texto é mera criação de algum analfabeto?

    Reply
  2. Paula Petel

    Nunca achei que fosse, mas acho uma pena pois é inacreditável que intelectuais como a Miriam ainda não tenham percebido que só a ditadura dará jeito no Brasil, ou um governo externo daria…
    Vivi na época da ditadura e as únicas pessoas que vi se darem mal naquele tempo foram os vadios, os subversivos, os comunistas – esses mesmos que agora arrasaram o país…
    Para ter ordem e progresso “no Brasil” só com regime ditatorial.

    Reply
  3. Wilson Seiji Murakami

    Gostaria muito que fosse verdadeiras as palavras posta na boca da jornalista, eu fiz alguma coisa para ter esse governo que aí está! Votei uma vez no Lula e outra na Dilma. Me arrependo amargamente! Se pudesse voltar atrás, voltaria!
    Agora sofro como todos os brasileiros que estão sofrendo.
    Lutei para derrubar um Ex-capitão do exército que foi da Vanguarda Popular Revolucionária!
    Fiz minha parte como cidadão brasileiro!
    Agora fico aqui pensando como fazer para ajudar nosso povo a ter um governo limpo, próspero e honesto.
    Gostaria que tivesse um governo somente de Sérgio Moro!

    Reply
  4. Jerri

    PARA MIM, NAO IMPORTA QUEM ESCREVEU O TEXTO, ONDE CONCORDO QUE O REGIME MILITAR E MUITO MELHOR DO QUE A CORRUPCAO QUE NO BRASIL SE ESCANCARA….AGORA, OS POLITICOS, QUEREM AMORDACAR O JUDICIÁRIO COM LEIS QUE PROTEGEM OS CORRUPTOS….AO INVEZ DE CRIAREM DE PENALIZAR COM MAIS VIGOR OS CORRUPTOS…..VEJA A INVERSÃO DE VALOR NESTE PAIS……..OS PERSEGUIDOS NO TEMPO DA DITADURA, HOJE ESTAO NO PODER, E OS QUE ACUSAVAM OS MILITARES DE TORTURA, HOJE CAUSAM TORTURAS BEM PIORES, QUANDO DEIXAM O POVO SOFRENDO E MORRENDO EM FILAS DE HOSPITAIS LOTADOS, QUANDO DESVIAM O DINHEIRO E DAO VANTAGEM AO BANDIDO SOLTO OU PRESO, COM PENAS MAIS LEVES, COM AUXILIO A FINANCEIRO A FAMÍLIA DO PRESO, E ASSIM..ETC E ETC…..VEJA DE NOVO A INVERSÃO DE VALORES NESTE PAIS…… A JORNALISTA TEM QUE FAZER O DUSCURSO DA MIDIA……..”DEMOCRACIA”…….(?)…..ONDE O POVO NAO TEM DIREITO EM SUAS NECESSIDADES BASICAS E SOFRE MUITO……(FOME, DESEMPREGO, SEM SAUDE, EDUCAÇÃO PRECARIA, SEGURANCA PUBLICA EM COLAPSO. ….”BELO IDEAL”……ENQUANDO MUITOS DOS POLITICOS DESVIAM ENORMES RECURSOS…….PREFIRO O MILITARISMO, POIS DOS PRESIDENTES MILITARES NAO TEM UMA DECIMA PARTE DO PATRIMONIO DE MUITOS DE NOSSOS DEPUTADOS…….PREFIRO QUE OS QUE FAZEM BADERNA PELO PODER, SEJAM PUNIDOS, DO QUE O POVO HONESTO, TRABALHADOR SEJA TAO PREJUDICADO COMO OCORRE HOJE….. MAS MUITOS JA DEMONSTRAM CONSCIÊNCIA, POREM SEM EDUCAÇÃO, A MAIOR PARTE DO POVO TEM SEUS PENSAMENTOS IMPLANTADO PELA MIDIA, ……..E SE APEGAM AO BOLSA ESCOLA, ….. AGRADECENDO A “ESMOLA” DADA POR MUITOS QUE DESVIAM MILHÕES…… ISSO É Brasiiillll……….. LA FORA, SEM COMPETITIVIDADE, (NAO TEMOS NEM UMA FABRICA DE CARRO NACUONAL, AFUNDANOS A PETROBRAS, E ETC), OS PAISES DE PRIMEIRO MUNDO RIEM DE NOS, E SE APROVEITAM DE NOSSA FRAGIL ECONOMIA, “REGATA A CORRUPÇÃO”, …..TIRANDO VANRAGEM ATE DE NOSSA MAO DE OBRA BARATA……PORQUE SERA QUE TANTAS MULTINACIONAIS ESTAO SE INSTALANDO AQUI ? É UMA PENA, O BRASIL TERIA TUDO PARA SER PROSPERO……

    Reply
  5. Marcos Antonio Paulo da Silva

    Percebi que não seria um texto da jornalista, pois quando vi que gás estava escrito com “z” deduzi; que não seria usual de as alguém que está acostumado a escrever cometer tal ” erro “.

    Reply
    1. virginia Abreu de Paula

      Mas ela não escreveu o texto. E quem tem saudades da ditadura não tem memória. Eu bem me lembro. Ditadura nunca mais. Temos é de procurar melhorar e não pregar tamanho retrocesso.

      Reply
  6. Bruno Machado

    Ditadura militar, falta de liberdade… A situação de hoje não muda nada em relação ao passado, a única coisa é que temos bandidos no poder continuando a destruir o pais, e ainda defendendo bandidos…

    Reply
  7. Mario

    Ai da para ter a noção de como tem canalha inventando mentiras para alguns bobos
    compartilharem sem checarem as fontes.

    Reply
  8. Aryadne Lima

    Eu sinto muito que ela não tenha escrito, eu mesma gostaria de te-lo escrito. Concordo com cada palavra. Sou a favor sim da volta do regime militar.Como tudo, há falhas e injustiças mas no regime atual só tem falhas e injusticas.

    Reply
  9. Moacir Nunes

    Esse texto é o mesmo que já foi atribuído ao Roger da Banda Ultraje à Rigor e é de autoria de Rogério Moreira “desconhecido”, Roger desmentiu a autoria , mas concordou com cada palavra do texto.

    Reply
  10. Américo

    É pena! – ficou velha e não aprendeu! Veja o que está acontecendo de ruim para o país e, ainda assim, se diz orgulhosa de ter apoiado os comunistas vagabundos que nos ferraram e continuam ferrando. Sinto falta do tal “regime militar onde só vagabundos, comunistas, desocupados e “bicho-grilo” que engravidava inconsequentemente, né?… tomavam porradas. Infelizmente, sobraram muitos dos crápulas que deveriam ter sido eliminados à época e aí estão a nos ferrar. Senhora, vai chutar bunda de cavalo!!!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *