Miriam Leitão pede desculpas por lutar contra a ditadura #boato

Boato – Miriam Leitão escreveu no jornal O Globo que se arrepende de ter lutado contra a Ditadura.

Existem aqueles que discordam (vai entender por que), mas os tempos da Ditadura Militar foram difíceis, cruéis inclusive. A história está aí para ser consultada, liberdades foram tiradas, pessoas foram mortas, anos foram perdidos.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

No entanto, durante a ditadura militar houve quem não se calou, quem não abaixou a cabeça e combateu esse regime controlador, seja nas ruas, na música, na televisão, no jornalismo. E entre eles estava Miriam Leitão, comentarista de Economia da Rede Globo e colunista no jornal do grupo Marinho.

Boato afirma que Miriam Leitão se arrependeu de lutar contra a Ditadura Militar
Boato afirma que Miriam Leitão se arrependeu de lutar contra a Ditadura Militar

Segundo um texto atribuído a Miriam Leitão que está circulando na internet, a jornalista foi combatente durante a Ditadura Militar, mas se arrependeu. Em desabafo, Miriam publicou no jornal O Globo em 29 de fevereiro que não deveria ter lutado contra o regime. Assim o Brasil não chegaria no estado em que está. Confira:

‘Vejam o que a Jornalista Miriam Leitão escreveu hoje 29/02/16 no jornal O Globo.

Miriam Leitão Jornalista do Jornal O Globo.

Lutei contra a ditadura, sim! Tomei borrachadas, grávida com 18anos, engoli gaz lacrimogênio, corri da cavalaria na Av. São João em direção à Praça Antonio Prado e à Praça da Sé.

Participei das perigosas assembléias dos sindicatos, onde milicos escondidos na massa guardavam na memória o rosto dos mais exaltados. Arrisquei o emprego, pichei muro com o slogan “Abaixo a Ditadura”. Distribui panfletos. Morri de medo. Chorei quando anunciaram a devolução do poder ao povo: eu e mais alguns milhões.

Hoje, vendo pessoas morrendo em filas de hospitais, bandidos matando por R$ 10, pessoas andando feito zumbi nas ruas por causa das drogas, adolescentes que não sabem quanto é 6 x 8, meninas de 14 anos parindo filhos sem pais, toda a classe política desse país desfilando uma incompetência absurda, o nosso país sendo ridicularizado por tantos escândalos… Eu peço perdão ao Brasil pela porcaria que fiz… Deveria ter ficado em casa.’

Discursos semelhantes estão se tornando comuns ultimamente. O movimento que requer a volta da Ditadura Militar existe e não é pequeno. De qualquer forma, Miriam Leitão não faz parte disso. A jornalista não publicou o discurso acima e tampouco se arrepende de ter lutado contra a ditadura.

Dada a grande circulação e as manifestações sobre o assunto, Miriam Leitão, em esclarecimento, desmentiu essa história em sua perfil no Facebook e em sua coluna no jornal O Globo. A jornalista foi bem categórica: ‘quero deixar claro que, ao contrário do que diz o texto falso a mim atribuído, eu nunca me arrependi de ter lutado contra a ditadura. Permanece sendo um orgulho’. Leia: 

Há um texto circulando na internet que não é meu. Ele usa uma linguagem que eu não usaria e faz afirmações que nunca faria. Eu jamais me arrependi de ter lutado contra a ditadura. Eu jamais convocaria para qualquer manifestação contra quem quer que seja, porque acho que este não é o papel do jornalista. Ele analisa, critica, informa, ajuda a esclarecer, mas quando vai a uma manifestação é para cobrir. Primeiro, recebi um e.mail de um leitor para conferir se era meu o texto. O leitor avisava que estava virando viral. Agradeci a informação e desmenti a autoria. Depois amigos e parentes começaram a me avisar. Dá uma enorme sensação de impotência. Bom, uso este canal para dizer que aquele texto não foi escrito por mim. E que os que escrevo estão postados no meu blog no jornal O Globo.

Uma vez que a fonte em pessoa confirmou ser tudo um grande boato. Encerramos aqui, sem mais comentários.

19 comentários em “Miriam Leitão pede desculpas por lutar contra a ditadura #boato

  • 10/12/2016 em 01:53
    Permalink

    No tempo dos militares o Brasil cresceu e só quem se deu mal foram os subversivos e a esquerda. Não vi nenhum militar ex-presidente morrer milionário , muito pelo contrário. João Figueiredo morreu pobre. Senhora Mirian Leitão belo deserviço você prestou ao povo brasileiro. Vergonha …..

    Resposta
    • 11/12/2016 em 04:02
      Permalink

      fascistinha de merda, pensar diferente é crime? ser de esquerda é crime? subversão?

      Resposta
  • 05/09/2016 em 18:55
    Permalink

    Será se a jornalista Miriam Leitão escreveria: gás lacrimogêneo, com Z e com I, como está no texto? Ou este texto é mera criação de algum analfabeto?

    Resposta
  • 18/05/2016 em 01:30
    Permalink

    Nunca achei que fosse, mas acho uma pena pois é inacreditável que intelectuais como a Miriam ainda não tenham percebido que só a ditadura dará jeito no Brasil, ou um governo externo daria…
    Vivi na época da ditadura e as únicas pessoas que vi se darem mal naquele tempo foram os vadios, os subversivos, os comunistas – esses mesmos que agora arrasaram o país…
    Para ter ordem e progresso “no Brasil” só com regime ditatorial.

    Resposta
  • 15/04/2016 em 17:45
    Permalink

    Gostaria muito que fosse verdadeiras as palavras posta na boca da jornalista, eu fiz alguma coisa para ter esse governo que aí está! Votei uma vez no Lula e outra na Dilma. Me arrependo amargamente! Se pudesse voltar atrás, voltaria!
    Agora sofro como todos os brasileiros que estão sofrendo.
    Lutei para derrubar um Ex-capitão do exército que foi da Vanguarda Popular Revolucionária!
    Fiz minha parte como cidadão brasileiro!
    Agora fico aqui pensando como fazer para ajudar nosso povo a ter um governo limpo, próspero e honesto.
    Gostaria que tivesse um governo somente de Sérgio Moro!

    Resposta
  • 13/04/2016 em 23:09
    Permalink

    PARA MIM, NAO IMPORTA QUEM ESCREVEU O TEXTO, ONDE CONCORDO QUE O REGIME MILITAR E MUITO MELHOR DO QUE A CORRUPCAO QUE NO BRASIL SE ESCANCARA….AGORA, OS POLITICOS, QUEREM AMORDACAR O JUDICIÁRIO COM LEIS QUE PROTEGEM OS CORRUPTOS….AO INVEZ DE CRIAREM DE PENALIZAR COM MAIS VIGOR OS CORRUPTOS…..VEJA A INVERSÃO DE VALOR NESTE PAIS……..OS PERSEGUIDOS NO TEMPO DA DITADURA, HOJE ESTAO NO PODER, E OS QUE ACUSAVAM OS MILITARES DE TORTURA, HOJE CAUSAM TORTURAS BEM PIORES, QUANDO DEIXAM O POVO SOFRENDO E MORRENDO EM FILAS DE HOSPITAIS LOTADOS, QUANDO DESVIAM O DINHEIRO E DAO VANTAGEM AO BANDIDO SOLTO OU PRESO, COM PENAS MAIS LEVES, COM AUXILIO A FINANCEIRO A FAMÍLIA DO PRESO, E ASSIM..ETC E ETC…..VEJA DE NOVO A INVERSÃO DE VALORES NESTE PAIS…… A JORNALISTA TEM QUE FAZER O DUSCURSO DA MIDIA……..”DEMOCRACIA”…….(?)…..ONDE O POVO NAO TEM DIREITO EM SUAS NECESSIDADES BASICAS E SOFRE MUITO……(FOME, DESEMPREGO, SEM SAUDE, EDUCAÇÃO PRECARIA, SEGURANCA PUBLICA EM COLAPSO. ….”BELO IDEAL”……ENQUANDO MUITOS DOS POLITICOS DESVIAM ENORMES RECURSOS…….PREFIRO O MILITARISMO, POIS DOS PRESIDENTES MILITARES NAO TEM UMA DECIMA PARTE DO PATRIMONIO DE MUITOS DE NOSSOS DEPUTADOS…….PREFIRO QUE OS QUE FAZEM BADERNA PELO PODER, SEJAM PUNIDOS, DO QUE O POVO HONESTO, TRABALHADOR SEJA TAO PREJUDICADO COMO OCORRE HOJE….. MAS MUITOS JA DEMONSTRAM CONSCIÊNCIA, POREM SEM EDUCAÇÃO, A MAIOR PARTE DO POVO TEM SEUS PENSAMENTOS IMPLANTADO PELA MIDIA, ……..E SE APEGAM AO BOLSA ESCOLA, ….. AGRADECENDO A “ESMOLA” DADA POR MUITOS QUE DESVIAM MILHÕES…… ISSO É Brasiiillll……….. LA FORA, SEM COMPETITIVIDADE, (NAO TEMOS NEM UMA FABRICA DE CARRO NACUONAL, AFUNDANOS A PETROBRAS, E ETC), OS PAISES DE PRIMEIRO MUNDO RIEM DE NOS, E SE APROVEITAM DE NOSSA FRAGIL ECONOMIA, “REGATA A CORRUPÇÃO”, …..TIRANDO VANRAGEM ATE DE NOSSA MAO DE OBRA BARATA……PORQUE SERA QUE TANTAS MULTINACIONAIS ESTAO SE INSTALANDO AQUI ? É UMA PENA, O BRASIL TERIA TUDO PARA SER PROSPERO……

    Resposta
  • 12/04/2016 em 13:10
    Permalink

    Percebi que não seria um texto da jornalista, pois quando vi que gás estava escrito com “z” deduzi; que não seria usual de as alguém que está acostumado a escrever cometer tal ” erro “.

    Resposta
  • 28/03/2016 em 12:56
    Permalink

    Ditadura militar, falta de liberdade… A situação de hoje não muda nada em relação ao passado, a única coisa é que temos bandidos no poder continuando a destruir o pais, e ainda defendendo bandidos…

    Resposta
  • 13/03/2016 em 22:14
    Permalink

    Ai da para ter a noção de como tem canalha inventando mentiras para alguns bobos
    compartilharem sem checarem as fontes.

    Resposta
  • 09/03/2016 em 18:14
    Permalink

    Eu sinto muito que ela não tenha escrito, eu mesma gostaria de te-lo escrito. Concordo com cada palavra. Sou a favor sim da volta do regime militar.Como tudo, há falhas e injustiças mas no regime atual só tem falhas e injusticas.

    Resposta
  • 09/03/2016 em 15:19
    Permalink

    Esse texto é o mesmo que já foi atribuído ao Roger da Banda Ultraje à Rigor e é de autoria de Rogério Moreira “desconhecido”, Roger desmentiu a autoria , mas concordou com cada palavra do texto.

    Resposta
  • 07/03/2016 em 21:16
    Permalink

    É pena! – ficou velha e não aprendeu! Veja o que está acontecendo de ruim para o país e, ainda assim, se diz orgulhosa de ter apoiado os comunistas vagabundos que nos ferraram e continuam ferrando. Sinto falta do tal “regime militar onde só vagabundos, comunistas, desocupados e “bicho-grilo” que engravidava inconsequentemente, né?… tomavam porradas. Infelizmente, sobraram muitos dos crápulas que deveriam ter sido eliminados à época e aí estão a nos ferrar. Senhora, vai chutar bunda de cavalo!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)