Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Michel Temer propõe fim do carnaval no Brasil #boato

Michel Temer propõe fim do carnaval no Brasil #boato

Boato – Depois da aprovação da PEC 241, o presidente Michel Temer sugeriu o fim do carnaval no Brasil por 20 anos.

Depois que o presidente Michel Temer assumiu o poder no Brasil, muitas pessoas têm protestado contra a nova política do governo. Um dos ápices dos protestos contra ele aconteceram após a aprovação da PEC 241, que limita gastos públicos pelos próximos 20 anos.

Michel Temer propõe fim do carnaval no Brasil, diz boato
Michel Temer propõe fim do carnaval no Brasil, diz boato

Depois da publicação, apareceu de tudo na internet. Privatização disso, entrega daquilo, corte disso, fim daquilo. No meio do mar de informações desencontradas, surgiu uma informação “bombástica” na internet. A de que Temer teria proposto o fim do carnaval por 20 anos. Leia texto que circula online:

Presidente Michel Temer propõe o fim do carnaval no Brasil

Nem Olinda, nem Salvador, nem Rio de Janeiro. Após aprovação da chamada “PEC dos gastos”, a PEC 241, que congela as despesas do Governo Federal com saúde e educação por até 20 anos, uma notícia pode abalar os foliões de todo o país.

Com as contas no “vermelho”, o presidente Michel Temer acredita que não há mais espaço para supérfluos como educação e festejos como o carnaval enquanto durar a crise econômica. A medida já cancela o carnaval de 2017.

“Um país que verdadeiramente mergulha em austeridade não possui momento e motivo nenhum para festejos. Não apenas não repassaremos mais nem um real para financiamento de carnaval como aboliremos a festa, o feriado e proporemos calendário trabalhista normal”, afirmou Temer. (Fonte: Diário Pernambucano)

Michel Temer propõe fim do carnaval no Brasil?

Depois que a informação foi divulgada em diversos sites de notícias, apareceram comentários de todos os tipos em redes sociais. As pessoas se dividiam em dois grupos: os que se indignaram com a onda privatista de Temer e os que os apoiavam por não gastar dinheiro com a “pouca vergonha” que é o carnaval. Mas será mesmo que é verdade a decisão do presidente? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Na verdade, o fato. Poderíamos argumentar de todas as formas para explicar que a tal decisão não é prevista na PEC, que não há nenhuma Medida Provisória tratando do assunto e etc. Mas apenas ao olhar à fonte da informação já chegamos ao fim do mistério.

Todos os portais de notícias que publicaram a informação usaram o site Diário Pernambucano como fonte da notícia. Um detalhe: o site é um dos mais clássicos em se tratando de divulgação de notícias falsas com pitadas de humor. Algumas vezes, já desmentimos notícias vindas de lá. Uma delas é o caso de Suzane Von Richthofen na Comissão da Câmara.    

Resumindo: não tem nada de fim do carnaval e Temer. A notícia que circula na internet e foi republicada veio de um dos mais clássicos sites de notícias falsas do Brasil.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão das leitoras Maíza Araújo e Kátia Aparecida Silva. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato pelo siteFacebook ou envie uma mensagem para o número (61) 99331-6821 no WhatsApp.