Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Marina Silva é evangélica? É comunista? É corrupta?

Marina Silva é evangélica? É comunista? É corrupta?

Com tanta insatisfação sobre a política brasileira fomos ver o que as pessoas tem procurado no Google a respeito dos envolvidos nesse meio. Confiram os resultados que encontramos sobre a ex-presidenciável Marina Silva.

No último ‘Autoboataria’ que fizemos, escolhemos o vice-presidente Michel Temer como personagem do nosso quadro. Dessa vez, utilizamos a ferramenta autocompletar Google para ver o que as pessoas têm procurado sobre Marina Silvado, líder do mais novo partido político do país – o Rede Sustentabilidade. Entre as principais curiosidades do pessoal, está a religião de Marina. Vejam em mais essa lista do Boatos.org:

Ferramenta completar do Google mostra curiosidades sobre Marina Silva
Ferramenta completar do Google mostra curiosidades sobre Marina Silva

1 – Marina Silva é evangélica – Fato

Mesmo quando se trata de um personagem político, prevalece a curiosidade sobre outras questões que não a política. A primeira dúvida que surge no ‘autocompletar’ do Google em relação à Marina Silva não é sua escolaridade, ou seu partido político, mas sim a afirmação de que a senadora é evangélica. Comentários a parte, sim, é verdade. Marina foi criada no catolicismo mas é assumidamente evangélica desde 1997.

 2 – Marina Silva é de qual igreja – Inconclusivo

A primeira dúvida apresenta no buscador do Google não é uma curiosidade política sobre Marina Silva. A segunda também não. O que aparece logo a seguir é uma incerteza sobre qual igreja a ex-candidata à presidência da república frequenta. Como não é uma afirmação, por isso inconclusivo, mas temos a resposta: Marina é da igreja Assembleia de Deus.

 3 – Marina Silva é de qual partido – Inconclusivo

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Novamente a ferramenta do altocompletar do Google não mostra uma afirmação e sim um questionamento. Ao menos neste caso a dúvida tem caráter político, afinal, qual o partido de Marina Silva? Pois bem, a trajetória política da senadora pelo estado do Acre é um tanto longa. Marina já foi filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), ao Partido Verde (PV) e em 2013 filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em setembro deste ano conseguiu registrar a legenda Rede Sustentabilidade (REDE), novo partido do qual é presidente.

4 – Marina Silva é uma farsa – Inconclusivo

Apesar de ser uma afirmação, esse tópico que consta entre os 10 mais procurados sobre Marina Silva no site de buscas é inconclusivo. Isso porque é uma afirmação bem pessoal, temos que admitir. Talvez muita gente tenha associado a imagem da líder da Rede dessa forma pela inconstância dela nos partidos políticos. Tem também quem a julgue uma política despreparada, mas novamente continuamos nas especulações pessoais. Até que se prove devidamente que Marina Silva é uma farsa, cá estamos, inconclusivos.

5 – Marina Silva é comunista – Fato

Essa afirmação procede. A presidente da Rede se envolveu com diferentes partidos ao longo de sua carreira política e todos eles tinham (ao menos em suas propostas originais) o viés um pouco comunista. Ainda durante a ditadura foi militante do clandestino Partido Comunista Revolucionário e basta uma olhada na descrição do partido fundado por Marina para reconhecer esse mesma proximidade de ideais.

6 – Marina Silva é de que partido – Inconclusivo

Mais uma dúvida, também já esclarecida anteriormente.

7 – Marina Silva é formada em que – Inconclusivo

Novamente um questionamento ao invés de uma afirmação, mas uma dúvida válida. A história de vida da política se destaca bastante, principalmente no que diz respeito à sua educação. Marina foi analfabeta até a adolescência quando aos 16 anos concluiu o projeto de alfabetização do regime militar, o Mobral. Aos vinte e seis anos, Marina se graduou em História na Universidade Federal do Acre.

8 – Marina Silva é crente – Inconclusivo

O termo ‘crente’ é erroneamente utilizado para se referir a pessoas evangélicas e talvez seja por isso que essa afirmação apareça nas pesquisas do Google. Muita gente faz essa associação quando, na verdade, católicos também são crentes, espíritas são crentes, e todos que ‘creem’ em algo e/ou alguém são crentes. Portanto, consideramos essa afirmação inconclusiva. Só reforçando o que já foi esclarecido, Marina Silva é evangélica e frequenta a Assembleia de Deus.

9 – Marina Silva é evangélica de qual igreja – Inconclusivo

Já foi explicado anteriormente.

10 – Marina Silva é corrupta – Boato

Como não poderia faltar na lista sobre um personagem político, lá está em último lugar nos resultados do autocompletar do Google a afirmação de que Marina Silva é corrupta. Isso é boato, uma vez que a senadora até hoje não apareceu envolvida em acusações de corrupção. Ao contrário, os portais de notícias pipocam reportagens sobre o apoio de Marina à investigação dos casos de má conduta de políticos e do afastamento de acusados. Para chegar a esse veredito, portanto, utilizamos aquela máxima que diz: ‘todo mundo é inocente até que se prove o contrário’.

E como resultado final da Autoboataria sobre Marina Silva temos a predominância das dúvidas no lugar das afirmações. Das 10 frases que apareceram na pesquisa sete foram inconclusivas, ou seja, eram perguntas sobre a vida pessoal e a carreira da política. Duas foram afirmações verdadeiras e só uma foi boato. Resumindo, Inconclusivos 7×1 verdades.

PS: Leia também o Autoboataria que fizemos sobre Michel Temer.