Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Maria do Rosário quer fechar acordo com PCC e FDN #boato

Maria do Rosário quer fechar acordo com PCC e FDN #boato

Boato – Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, quer fechar acordo com o PCC e a FDN para acabar com rebeliões. Acordo prevê auxílio de R$ 2.500.

Agora, o noticiário de 2017 pegou fogo mesmo. Em meio à morte do ministro do STF Teori Zavascki, a crise prisional continua nas cadeias do país. No Rio Grande do Norte, presos continuam, pelo sétimo dia seguido, em um motim.

Maria do Rosário que fechar acordo com PCC e FDN, diz boato
Maria do Rosário que fechar acordo com PCC e FDN, diz boato

No meio de toda a tensão, uma notícia que circula online aponta que a “ministra dos Direitos Humanos” Maria do Rosário planeja fechar um acordo junto com o PCC e a FDN para as rebeliões pararem. Entre os termos do acordo estariam o auxílio-reclusão de R$ 2.500, visitas íntimas duas vezes por semana e outras coisitas mais. Leia o texto que circula online:

Para evitar novas rebeliões, Ministra quer fechar acordo com Facções FDN e PCC

A Comissão dos Direitos Humanos com apoio da ministra Maria do Rosário, planeja fechar um acordo junto à líderes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) e FDN ( Família Do Norte), que são as maiores do país e principais responsáveis pelos massacres nos presídios do Brasil, que vem gerando uma crise sem precedentes no sistema carcerário nacional.

O acordo visa melhorar a estadia de detentos em presídios, e consequentemente, evitar rebeliões e novos massacres, transformando o presídio em um local pacífico. Entre as propostas que será apresentada aos lideres das com Facções estão:

Direito à alimentação e vestimenta DE QUALIDADE fornecidos pelo Estado. Reforma das celas DOS PRESOS deixando ala arejada e higiênica. Visita intima 2 vezes por semana. Direito de escrever e receber cartas. Direito a ser chamado pelo nome, sem nenhuma discriminação. Instalação de TV por assinatura nas celas. Direito à assistência médica. Auxílio reclusão de 2.500 para as famílias dos presos. Direito à assistência social, para propor atividades recreativas e de integração no presídio, fazendo ligação com a família e amigos do preso.

A ministra disse ainda: “Não sei se vamos conseguir evitar totalmente os massacres, mas vamos fazer todo o esforço para isso. Eles merecem”

Maria do Rosário quer fechar acordo com PCC e FDN?

É claro que a história viralizou em redes sociais. Mas será mesmo que Maria do Rosário quer fechar um acordo com o PCC e a FDN para acabar com as rebeliões no Brasil? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Apesar do grande número de compartilhamentos que a história teve online, há diversas incorreções que apontam para o boato. A primeiro delas está no próprio texto. Assim como a maioria dos boatos que circulam na internet, o texto tem diversos erros de ortografia e concordância. Isso costuma denunciar o texto falso.

Além disso, o site que publicou a matéria (que não vamos citar aqui para não o promover) está recheado de notícias falsas. Por sinal, a maioria das notícias falsas “agradam” admiradores de políticos mais à direita como Bolsonaro.

Outro ponto: Maria do Rosário, deputada federal, sequer é ministra dos Direitos Humanos. Ela ocupou o cargo durante o governo Dilma (o primeiro), mas no momento não ocupa nenhuma cadeira de ministério (aliás, é oposição agora). Por sinal, sequer existe ministério dos Direitos Humanos. Agora, a pasta é uma secretaria do Ministério da Justiça.

Só para terminar: tentamos vasculhar a internet a respeito de mais detalhes da história. E como era de se esperar, não encontramos nada. Apenas notícias relacionadas à postagem do site que deu origem. Nenhuma notinha em um veículo de mídia.

Resumindo: Maria do Rosário não tentou negociar com o PCC e com a FDN. Ela sequer teria autorização, hoje em dia, para fazer isso. Afinal, não está à frente do governo que tenta combater a crise prisional.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão do leitor Victor de Paula. Se você quiser sugerir um tem ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 9 9331-6821.