Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula está internado com câncer no Sírio-libanês #boato

Lula está internado com câncer no Sírio-libanês #boato

Boato – Lula volta a ser internado com câncer no Sírio-Libanês

No início do mês de julho começou a circular na internet um boato de que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva estava doente. A informação dava conta de um relato feito por um médico que trabalha no hospital Sírio-libanês (o mesmo em que Lula tratou o câncer na laringe que teve em 2011). Ele dizia que o ex-presidente continuava visitando o hospital secretamente.

O motivo da volta seria a volta do câncer. De acordo com o boato, os pulmões estariam comprometidos e a expectativa de vida de Lula seria de quatro a cinco meses. Ao final, o texto diz que a doença justifica o fato de Lula não ter feito tantas aparições em público nos últimos tempos. Segue a mensagem:

VAZOU…E….ASSIM COMO NO CASO DE CHAVES…ESTÃO TENTANDO ABAFAR…
SERIA IRONIA DO DESTINO… Um médico que trabalha no Sírio Libanês ha muitos anos e goza de bom prestígio entre os colegas, o que lhe permite acesso a todos os casos clínicos do hospital. Até aqui é só suspense… Há um paciente internado no Sírio devido a uma recidiva de câncer, com metástase. Os dois pulmões estão irremediavelmente comprometidos, assim como outros órgãos vitais.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Os prognósticos do time de oncologia são de uma sobrevida de no máximo 4 ou 5 meses. Este paciente não verá o alvorecer de 2.014. A esta hora você já deve estar imaginando quem seria este canceroso terminal… Como o paciente é uma pessoa importante, este fato está sendo guardado a sete chaves; ninguém pode saber. As notícias sobre suas atividades, nunca acompanhadas de fotografias, são apenas diversionismo. Ele não foi para a África no sábado, pois está na UTI VIP. Ele não aparece em nenhum jornal, TV ou reunião política já a algum tempo.

Nem mesmo uma declaração gravada (só voz) apareceu nos meios de comunicação, apesar do momento turbulento pelo qual passa o Brasil. Este homem é o….. LULA! Será verdade?? Se for, que Deus o proteja, apesar de tudo!

A história foi desmentida na mídia. A Revista Época fez uma entrevista com o cardiologista do ex-presidente, que apontou que o boato pode ter nascido no final de 2012, quando o ex-presidente pegou uma faringite e cancelou alguns compromissos públicos. A viagem para África, que é citada na mensagem, aconteceu neste período.

Mensagem sobre doença de Lula tem erros de português

Apesar de ter sido escrita com relativa coesão, a mensagem mostra indícios de hoax. Primeiramente, o nome do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez está grafado de forma errada (como Chaves). Outros erros, como o nome do hospital Sírio-libanês (escrito sem hífen), entregam que o texto é um boato de internet.

Lula continua aparecendo na mídia. Não com a mesma frequência de antes da doença ou do tempo em que era presidente. Justamente, não estar em um cargo político diminuiu a aparição dele na mídia. Sendo assim, a notícia de que ele estaria doente é falsa.