Lula é preso pela Polícia Federal, diz informação falsa

By | 21/09/2015

Boato – Lula foi preso pela Operação Lava-Jato em sua casa, na cidade de São Bernardo do Campo.

Mesmo sem ser acusado formalmente na Operação Lava-Jato, o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos mais citados quando se trata de acusações por parte de que não é simpático ao governo. Tanto políticos da oposição como páginas na web contra o governo publicam informações falando de uma suposta participação dele no esquema. Pois bem, a mais nova “informação” que circula online é a de que ele foi preso.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Lula foi preso pela Polícia Federal, diz balela

Lula foi preso pela Polícia Federal, diz balela

Isso mesmo. Um texto que fala da prisão de Lula na casa dele, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), tem circulado na internet na segunda parte do mês de setembro de 2015. Uma das notícias que fala do caso é “Lula é preso pela Polícia Federal” e está circulando por blogs, redes sociais e WhatsApp. Leia trechos do texto (como ele é gigantesco, tivemos que cortar):

Nesta manhã, cumprindo um mandato expedido como resultado das investigações da 19ª fase da Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva foi preso em sua casa em São Bernardo do Campo-SP. Ele não resistiu à prisão, segundo os agentes, que tiveram que esperar até o término da leitura do mandato expedido pelo TRF.

Lula, já acompanhado de seus advogados, pediu apenas para não ser algemado a fim de preservar sua imagem, já desgastada pela exposição excessiva na mídia. Ele teve a prisão preventiva decretada após terem sido encontradas provas de seu envolvimento com as empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato. Os delatores apresentaram documentos assinados, fotos, números de contas bancárias no exterior e outras provas incontestáveis do envolvimento de Lula em actos de corrupção.

As acusações que pesam sobre Lula, segundo o MPF, são os crimes de organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro. Esta é apenas a primeira denúncia oferecida pelo MPF, que possui outras 4 com crimes que vão desde enriquecimento ilícito, destruição de provas, impedir ou embaraçar investigação criminal a sonegação fiscal. A PF identificou várias contas em paraísos fiscais, 9 até agora, com aproximadamente 85 milhões de dólares. Além das contas, o MPF pediu a indisponibilidade de 13 fazendas, 4 aviões, um iate e outros bens, como uma casa na Itália. Todos os bens confiscados não constavam em sua declaração de bens e estavam registrados nos nomes de parentes e amigos próximos.

O texto ainda falava de um esquema de corrupção que teria acontecido na Copa do Mundo envolvendo Fifa, Conmebol e outros países. Também citava que o PAC (Programa de Aceleração da Corrupção, isso mesmo) era um dos espaços para os desvios de verba e que a prisão teria ocorrido no dia 27 de outubro de 2015, data que marcava 13 anos de que ele teria sido eleito. O texto ainda falava que Dilma não quis falar a respeito e que parlamentares do PT estavam procurando outros partidos. E era essa a história.

História falsa, por sinal. Para além de todas as acusações colocadas no texto (afinal, não dá para saber o que a Polícia Federal está investigando), o fato é que é que Lula não foi preso. Além da notícia só ter saído em sites contra o governo, ele é cheio de informações que podem ser totalmente refutadas. Para não tomar muito o seu tempo (e o meu), vamos citar apenas três:

– Lula não foi preso na 19ª fase da Operação Lava-Jato porque esta fase da Operação, chamada de “Nessum Dorma”. Você pode ler nessa matéria do G1.

– Junto ao texto, há uma imagem de Lula “sendo levado” por policiais federais. Pesquisando pela imagem, descobrimos que ela é uma montagem em cima da foto do ex-deputado Pedro Corrêa, preso no processo do Mensalão e acusado na Operação Lava-Jato.

– Por fim, o texto fala de “treze” anos após ser eleito. Lula foi eleito presidente no dia 27 de outubro de 2002. Acho estranha essa informação e aí que descobrimos a origem da história. Ela veio de um site chamado Brasil Esperança. Na página, uma mensagem dizendo que ele é fictício. O detalhe foi apagado nos sites que reproduziram a história.

Pronto. Mistério resolvido. O texto da prisão de Lula era, na verdade, um texto “fictício” que foi vendido como verdadeiro após ser copiado. Ou seja, Lula não foi preso pela Polícia Federal.

PS: há outra versão do mesmo texto circulando com o seguinte conteúdo:

Prisão de “LULA”, de forma secreta e longe da imprensa assessores estão negociando com PF e Juiz Federal Sergio Moro

Nesta manhã, cumprindo um mandato expedido como resultado das investigações da 19ª fase da Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva foi preso em sua casa em São Bernardo do Campo-SP. Ele não resistiu à prisão, segundo os agentes, que tiveram que esperar até o término da leitura do mandato expedido pelo TRF.

Você ficou satisfeito com a prisão de Lula?

Como você deve imaginar, esse texto também é falso.

9 thoughts on “Lula é preso pela Polícia Federal, diz informação falsa

  1. dora

    maravilha que esse ladrão foi preso mais falta ainda levar junto a sua corja todo ano é essa palhaçada de votar em ladroes são tudo farinha do mesmo saco

    Reply
  2. Silvio José lacerda

    Os reaças estão desesperados com consecutivas derrotas. Nossa elite nunca aceitou um nordestino humilde dirigindo o País, mas é o que o povo quer.
    Em 2018 ele volta a ser eleito e a elite que vá para os EUA como o filho mais novo dos Marinhos da Globo.

    Reply
  3. Helena

    Prisao a Lulalalalala felicidade geral da nação

    Reply
  4. Edmilson de Jesus martins

    Só nesse país, onde um bando de imbecis tem a cara de pau de esculhambar presidentes e ex-presidentes,e acha que tem o direito pois vivemos num país (democrático),países sérios já teriam prendido todos esses babacas,inclusive certos perdedores de oposições.

    Reply
    1. O Troll

      Vei isso deveria ser verdade pois do jeito que o Brasil esta nas maos desses coruptos ,uma noticia dessas ate mesma poderia reanimar a nação pq a justiça foi feita …SQN !!!

      Reply
  5. Serbao

    Ainda por cima o boato fala em mandato, não mandado.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *