Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Joaquim Barbosa pergunta onde estão as palestras do Lula na internet #boato

Joaquim Barbosa pergunta onde estão as palestras do Lula na internet #boato

Boato – Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal questionou em seu perfil do Twitter onde estão as famosas palestra dadas por Lula.

Completamos hoje uma semana da 24ª fase da Lava Jato que levou o ex-presidente Lula a ser conduzido coercitivamente para prestar esclarecimentos à Polícia Federal. Lula é suspeito de ter negociado com membros da Odebrecht e de ter recebido dinheiro através do esquema da Petrobrás. Mas, o ex-presidente já se defendeu, afirmou não ter nada a esconder e que seu dinheiro vem das palestras que ele fez desde 2011.

Boato aponta que Joaquim Barbosa questionou as palestras de Lula
Boato aponta que Joaquim Barbosa questionou as palestras de Lula

Pois há uma multidão que não acredite em Lula e entre eles está o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. O ex-ministro mantém atualizado seu perfil no Twitter e discute com frequência os percalços jurídicos e políticos do país. Segundo a notícia que está se espalhando na web, em um de seu tweets, Barbosa abertamente pôs em cheque a inocência de Lula e questionou suas palestras. Confira:

‘O ex-ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, foi na veia quando publicou em seu Twitter oficial um questionamento pra lá de pertinente. Joaquim Barbosa está simplesmente perguntando algo que milhões de brasileiros gostariam muito de saber ou mesmo de ver ou ouvir. Afinal, onde estão as palestras mais caras do mundo? Sim! Por que as palestras do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, aquele que ficou milionário palestrando pelo mundo afora, não estão disponibilizadas em nenhuma rede social do planeta? Por que o You Tube não tem nenhum minuto de algumas das palestras mais caras do mundo? Todos os palestrantes do planeta tem pelo menos um resumo pequeno de suas palestras. Mas, com o digníssimo Lula é completamente diferente. Você entendeu, leitor? Lula é o “maior” palestrante do mundo em termos de quantidade de palestras e de valores cobrados, e não existe sequer um pequeno trecho de pelo uma das tão famosas palestras. Como isso pode ser explicado? O ex-presidente do STF diz querer muito ouvir e aprender alguma coisa com palestras tão bem pagas. E nós os brasileiros comuns também gostaríamos de aprender com o “Papa” das palestras, e saber como “nunca antes na história deste país” um palestrante foi tão bem pago. Confira o questionamento no Twitter de Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF!’

Junto com o texto, a foto do polêmico tweet de Barbosa duvidando de Lula:

‘Vivemos na Era Digital onde tudo é postado na Internet. Lula ganhou milhões com “palestras” e NENHUMA delas está no Youtube.’

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer que não vamos discutir a inocência ou culpa de Lula ou falar sobre a existência das palestras do ex-presidente. Vamos esclarecer, porém, que Joaquim Barbosa não questionou o assunto em seu perfil do Twitter.

A notícia que tem sido compartilhada mostra esse tweet remetido a Joaquim Barbosa, no perfil @JBarbosa14, que é real, porém não oficial. Acontece que este perfil foi criado em ‘homenagem’ ao ex-ministro e compartilha opiniões sobre o cenário político brasileiro, mas sua própria descrição esclarece que ele não pertence mesmo ao ex-presidente do supremo. Mesmo assim muita gente (por engano ou não) responde, favorita e compartilha seu conteúdo.

No @joaquimboficial que, choquem, é o oficial do ex-ministro não há nada sobre questionamentos de palestras de Lula. E mais, se a descrição não bastasse para entregar o jogo, a linguagem dos tweets em cada perfil prova sem dúvida, afinal, em um deles é um ex-membro do Supremo quem escreve.

Resumindo, Joaquim Barbosa não questionou, acusou, reclamou, criticou as palestras de Lula. Quem fez isso foi o perfil fake que blogs e sites saíram compartilhando como verdadeiro.