Joaquim Barbosa presidente: boato o aponta como candidato em 2014

By | 15/02/2014
Boato aponta que Joaquim Barbosa pode se candidatar à presidência da República

Boato aponta que Joaquim Barbosa pode se candidatar à presidência da República

Boato – O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, estaria largando o cargo para se candidatar à presidência da República.

O ano de 2014 promete fortes emoções no eleitorado brasileiro. E desde 2013, surge um burburinho nas redes sociais que aponta o presidente do STF Joaquim Barbosa, como possível candidato à presidência. Depois de ganhar popularidade como relator do processo do mensalão, muitas páginas o apontam como presidenciável.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

A ideia de Barbosa se tornar presidente ganhou força na web. Internautas criaram uma página intitulada ‘’Joaquim Barbosa- Presidente 2014’’, com 70.932 pessoas a favor. Comentários como ‘’Pode contar com o meu voto V. Excelência’’ e ‘’Se ele se candidatar, irá ganhar, será o Obama Brasileiro’’, são recorrentes.

O site Folha Política (de direita) realizou uma enquete com seus internautas onde perguntava ‘’Você acha que Joaquim deve candidatar-se? De um total de 7975 votos, 82,41% o acham capaz de fazer grandes mudanças na política do país, 12,85% acham que ele contribui mais para o país no Poder Judiciário e 4,74% têm a convicção de que ele não é capa de ser um político.

Sites, revistas, blogs e telejornais também já comentaram sobre suposta candidatura. No início de fevereiro o blog de Josias de Souza apontou que Barbosa estaria emitindo sinais de cansaço com a rotina do STF.

Em conversa na última sessão judiciária do ano de 2013 com o colega Marco Aurélio Mello, Joaquim teria tido um diálogo revelador. E em entrevista veiculada pela revista Veja, Marco Aurélio foi questionado pelo repórter ‘’O senhor acha que Joaquim Barbosa deixará o Supremo para se candidatar a presidente da república?

Marco Aurélio respondeu ‘’Eu não acho que ele deveria sair do Supremo. Mas eu o vejo um pouco cansado do dia a dia do judiciário. Posso cometer uma inconfidência porque ele não me pediu que guardasse reserva. Ao entrar para a sessão final do ano Judiciário de 2013, ele me disse que já estava participando de uma sessão daquela pela 11ª vez. E afirmou que para ele já estava de bom tamanho. Eu respondi que estava entrando pela 24ª vez e não estava cansado nem insatisfeito. Por aqui ventila muito que ele estaria para sair para se candidatar. Que ele seja feliz nessa nova seara’’, afirmou a Veja.

Mas será que é possível que Barbosa se candidate nas Eleições de 2014? É muito pouco provável. De acordo com O Globo, Joaquim afirmou que seria ‘’muito difícil’’ que continue a ser ministro da Corte até completar 70 anos de idade. Barbosa tem 59 anos. Porém, ele ressaltou que não era o momento para pensar no assunto presidência da República, contudo não descartou a hipótese de se lançar ao cargo no futuro.

Na 8ª Conferência Global de Jornalismo investigativo que aconteceu no Rio de Janeiro no campus da PUC- RJ, Barbosa suscitou a necessidade de uma reforma política e ao ser questionado sobre uma candidatura, foi categórico “Eu não tenho, no momento, nenhuma intenção de me lançar à Presidência da República. Mas pode ser que no futuro eu tenha tempo para pensar sobre isso’’, acrescentou.

Além disso, a grande maioria dos partidos políticos rejeita a hipótese de ter Barbosa como candidato. Esta matéria do Jornal A Tarde (feita pela Agência Estado) fala sobre o assunto.

Um dos partidos que queriam Barbosa era o “Partido Militar Brasileiro”. Em 2013, a legenda chegou a postar no site oficial a vontade de tê-lo como presidente. Um detalhe: o PMB não conseguiu registro no TSE. Conclusão: é pouco provável que ele largue o STF e consiga se filiar a algum partido que o aceite para ser candidato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *