Jean Wyllys propõe emenda à Bíblia para retirar trechos homofóbicos

By | 16/06/2015

Boato – Deputado federal Jean Wyllys, do PSOL, apresentou um projeto de lei para retirar trechos considerados homofóbicos da Bíblia.

Como já falamos antes, em 2015 não tem para ninguém. Jean Wyllys é o campeão dos boatos na internet. Uma história começou a circular com força no mês de junho de 2015. Ela aponta para um projeto de lei do deputado, que pertence ao PSOL do Rio de Janeiro, que pretende retirar trechos homofóbicos na Bíblia. O texto circulou pode inúmeros blogs (a maioria religiosos e/ou conservadores) e por redes sociais. Leia trechos do artigo:

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Jean Wyllys quer mudar a Bíblia, diz boato

Jean Wyllys quer mudar a Bíblia, diz boato

Jean Wyllys Propõe Emenda À Bíblia Para Retirar Trechos Considerados Homofóbicos

O deputado federal Jean Wyllys, do PSOL, apresentou na tarde de hoje um projeto de emenda ao texto da Bíblia que pretende tirar do livro sagrado dos cristãos os trechos considerados “homofóbicos”.

A proposta causou polêmica mesmo antes de sua apresentação, levando vários membros da bancada evangélica a tentarem articular com a mesa da Casa legislativa a rejeição sumária de proposta. O autor do projeto, já precavido das reações contrárias, ocupou a tribuna para justificá-lo.

Desde o início eu sabia das reações que os setores fundamentalistas iriam protagonizar. Mas vejam vocês que até mesmo do livro do Monteiro Lobato foi extraído um trecho racista, por qual motivo não podemos fazer o mesmo com a Bíblia?”, questionou.

Se aprovada, será enviada ao Senado onde passará por votação em dois turnos, após os quais entrará em vigor independentemente de sanção da presidente Dilma, por se tratar de Projeto de Emenda à Bíblia.

Esse boato não é muito difícil de desvendar. O primeiro passo para fazer isso é procurar alguma referência sobre o assunto na internet. Claro, encontramos apenas textos publicados nesses blogs. No meio de todos os textos chegamos a orígem do boato: o blog de Joselito Muller, um dos maiores criadores de notícias falsas virais desse país.

O grande problema não está no Joselito Muller publicar a notícia e sim de uma porção de gente acreditar na história e sair republicando por aí. Não é a primeira vez que isso acontece. Assim como não é a primeira vez que Jean Wyllys, Bíblia e boatos circulam pela internet.

Para além disso, é claro que mesmo que Jean Wyllys quisesse, não conseguiria modificar trechos da Bíblia sendo um deputado federal. Livros dos mais diferentes caráteres circulam pelo país e não conseguem ser proibidos. Não seria com a Bíblia que isso aconteceria.

No ano passado, o Boatos.org publicou uma história que apontava que Jean Wyllys havia dito que a Bíblia é uma piada e cristão são palhaços. É claro que a história é falsa. Assim como a de hoje sobre o projeto de lei que pede emenda à Bíblia para retirar trechos homofóbicos.

PS: esse artigo foi uma sugestão dos leitores Sandro Anderson e Leonice Alves Leandro. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook. 

13 thoughts on “Jean Wyllys propõe emenda à Bíblia para retirar trechos homofóbicos

  1. Eleitor descontente

    Emendar a Bíblia?! Sério?! Que retardado! Bom seria se ele quisesse emendar o corão, daí receberia o tratamento que merece! Ridículo!

    Reply
  2. IARA

    TENHO CERTEZA QUE MUITOS HOMOSSEXUAIS NÃO SAO A FAVOR DESSE ABSURDO PORQUE SABEM SE ALGUÉM MEXER UMA ” VIRGULA” NA PALAVRA DO SENHOR … MISERICÓRDIA

    Reply
  3. Joge Alberto

    O Senhor representa o povo Brasileiro? Emenda ao livro sagrado? Que poder tem o Congresso Nacional sobre o Livro Sagrado ou as Sagradas Escrituras. E o que faremos com os milhões de Bíblias escritas em outras lênguas? Me poupe. A proposta mais absurda que já ouvi falar em toda a minha vida!!!!!

    Reply
  4. Cibele

    O Jean Insano vc tem problema né?! fala sério?!!!!!

    Reply
  5. Maria de Sousa

    lamentável a ignorância desse cidadão. palhaço !!!!!!!

    Reply
  6. Monstro Vidal

    Esse homem só de pensar assim já está de baixo de maldição porque fala a boca quilo que está no coração.

    Reply
  7. Carlos

    Esse verme quem pensa que é no mundo ou mesmo no brasil ,esse verme nao passa de um parasita sem qualquer valor e um corrupto ladrao isso é quem ele se identifica doente sem escruplos

    Reply
  8. Andrade

    Ele è filho do diabo gay por isso quer a retirada , tenha do o bixa louca

    Reply
  9. Edson Elias

    Ele não pode mudar uma virgula da bíblia. Assim esta escrito.

    Reply
  10. Moáb

    Acho que ele tem que fazer esse pedido diretamente a quem fez() a Bíblia! É só ele subir! Aproveita e fica por lá mesmo. Eita! desculpe! desce pro inferno kkkkk

    Reply
  11. marcio

    Quem sabe este deputado lendo toda a bíblia ele aceite ao SENHOR JESUS DEUS e deixe de ser inútil para o pais e se torne útil para muitos!.

    Reply
  12. edmundo navarro

    Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
    E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
    Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
    A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.
    Apocalipse 22:18-21

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *