Italiano comprou quadro que sumiu do Planalto no governo de Lula #boato

Boato – Interpol encontrou italiano que comprou quadro que desapareceu do acervo do Palácio do Planalto no governo Lula.

Desaparecido do mundo da boataria há mais de trinta dias (desde o ano passado), o ex-presidente Lula, não demorou muito para voltar a frequentar as páginas do Boatos.org.

 Italiano comprou quadro que sumiu do Planalto no governo de Lula, diz boato
Italiano comprou quadro que sumiu do Planalto no governo de Lula, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

A última história que circula na internet revela um escândalo: a Interpol teria encontrada um italiano que comprou quadro que sumiu do Palácio do Planalto no governo Lula. De acordo com as informações, o quadro é avaliado em mais de 7 milhões de dólares. Leia o que diz o texto:

INTERPOL DESCOBRE QUADRO QUE DESAPARECEU DO PALÁCIO DO PLANALTO 
Um quadro avaliado em mais de 7 milhões de dólares do pintor Franky Schayffyr foi encontrado pela Agencia Internacional em uma das mansões do multi milionário italiano Gianluka Vachy; o quadro tinha desa´parecido do acervo do planalto no governo Lula.  A assessoria do milionário afirma ter comprado o quadro do proprietário em leilão por 4,9 milhões de dólares em galeria de arte na Itália; o nome que consta no recibo é nada menos nada mais que : Inácio da Silva (Brasileiro, Casado, Residente em São Bernado do Campo – Brasil). Quem será este Inácio da Silva???

A história foi replicada em vários sites e blogs na internet. Confira o texto publicado no site “Jornal da Cidade”:

Um quadro do pintor Franky Schaeffer, que teria desaparecido do Palácio do Planalto no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo comentários que viralizaram fortemente nas redes sociais e que parecem procedentes, teria sido encontrado pela Interpol em uma mansão pertencente ao milionário italiano Gianluka Vachy.

Franky Schaeffer é um pintor brasileiro reconhecido internacionalmente, falecido em 2008. Esse suposto quadro desaparecido estaria avaliado em 7 milhões de dólares.

O detalhe pernicioso que rola nas redes sociais, é de que a assessoria do milionário afirma ter comprado o quadro em um leilão e que o nome do antigo proprietário da obra de arte é ‘Inácio da Silva’.

Italiano comprou quadro que sumiu do Planalto no governo de Lula?

A história gerou muita polêmica e deu o que falar nas redes sociais. Mas, um detalhe, que fez toda diferença, foi deixado de lado na hora de compartilhar: a notícia era falsa. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Para começo de conversa, observe que a publicação no Facebook serviu como “base” para artigo de blogs. O que, no mínimo, parece suspeito. Mas não é só isso. A imprensa tradicional não noticiou nada a respeito, o que é estranho a tamanha falta de pautas sobre política em janeiro e o número de pessoas interessadas em matérias sobre corrupção.

Se você acompanha o Boatos.org sabe que essas mensagens com notícias bombásticas, sem datas e fontes confiáveis são, na maioria dos casos, falsas. Sem contar que na publicação, o nome do pintor e do italiano estão todos errados.

E mais: o quadro não “sumiu” no governo Lula. A prova disso está no fato de que a obra consta no acervo do Palácio do Planalto.

Além disso, na página oficial do Gianluca Vacchi (o italiano citado na história) não tem nada a respeito do quadro. Playboy assumido, o italiano preferia usar as redes sociais para ostentar e não falar que comprou algo do “Inácio da Silva”.

Por fim, chegamos a conclusão de que a história de que o italiano comprou o quadro que sumiu do Palácio do Planalto no governo Lula é falsa. Tudo não passa de mais um boato da lista colossal sobre o ex-presidente Lula.

3 comentários em “Italiano comprou quadro que sumiu do Planalto no governo de Lula #boato

  • 15/01/2017 em 18:33
    Permalink

    Não estou conseguindo publicar meu comentário, sob a alegação de que já fiz a mesma observação antes, o que é impossível, uma vez que essa é a primeira pergunta que faço ao site.

    Resposta
  • 15/01/2017 em 18:30
    Permalink

    Procurei a obra no acervo artístico do Planalto e não foi possível localizá-la. Por gentileza, me informe como fazer para chegar a essa informação.
    Grata

    Resposta
  • 13/01/2017 em 17:38
    Permalink

    Quando foi a notícia do sacrifício do cão de Dilma, esse site disse que era mentira: era verdade. Eu não acredito mais neste site, é muito tendencioso, quanto se trata de PT

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)