Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Interpol confirma que assinatura de Cunha na Suíça é falsa, diz hoax

Interpol confirma que assinatura de Cunha na Suíça é falsa, diz hoax

Boato – Polícia internacional assume que documentos assinados pelo deputado Eduardo Cunha em bancos suíços foram forjados.

Depois de 19 fases de Lava Jato, fica difícil não se perder entre o que é verdade e o que é mentira. Já foram tantos nomes, tantas delações e tantos esquemas deflagrados que é razoável (e até perdoável) acreditar em algumas informações erradas sobre o caso.

Segundo hoax, Interpol assume que assinatura de Cunha em documentos são forjadas
Segundo hoax, Interpol assumiu que assinatura de Cunha em documentos são forjadas

Porém, a concessão tem limite. Uma coisa é confundir a fase 17 com a 18 ou não saber direito se os presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez continuam presos. Outra é avaliar que as investigações sobre Eduardo Cunha são todas falsas baseadas em uma montagem mal feita na internet.

A foto com letras garrafais, em preto e vermelho, anuncia que a Interpol reconheceu estar errada sobre as contas de Cunha no exterior. Segundo a mensagem, foi tudo forjado para incriminar o presidente da Câmara. Confira:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

INTERPOL CONFIRMA: ASSINATURA DE EDUARDO CUNHA APRESENTADA PELOS BANCOS SUÍÇOS É FALSA!!!”

Segundo a polícia internacional a assinatura não bate com a original do deputado e provavelmente foi feita no paint brush. É possível que o dinheiro que estejam nessas contas tenha sido colocado lá propositalmente para inciminar o deputado Cunha.

Com a foto em péssima resolução e ampliada na parte da assinatura vem a legenda: ‘VEJA A IMAGEM AMPLIADA DA ASSINATURA DE CUNHA QUE TEM CIRCULADO NA INTERNET. ELA PARECE REAL PARA VOCÊ?’

Como nossa missão é desmentir e não opinar, vamos pela lógica. Obviamente que a assinatura mostrada na imagem como “original” não é de Eduardo Cunha. E sim, pode ter sido feita por qualquer pessoa no mundo, inclusive no Paintbrush. Só que não há veracidade alguma nas informações garrafais escritas na mensagem.

Mais um detalhe, a Interpol não assumiu nada. Ao contrário, investigadores suíços encontraram os documentos assinados pelo deputado em contas no país e encaminharam à Procuradoria Geral da União. Nessa matéria do G1, há as imagens do passaporte e outros papeis comprovadamente assinados pelo deputado.

E não para por aí, os suíços também enviaram registros de contas nos nomes da filha e da esposa do presidente da câmara. É tudo armação para incriminá-lo? Depositaram milhões de reais em contas forjadas em nome de Cunha e sua família só para incriminá-lo? Talvez seja o caso de abandonar por uns tempos as séries de conspiração.

O fato é que a imagem compartilhada por pelo menos 500 pessoas (e esse número está aumentando) no Facebook grita assumindo ser boato, com características já batidas por nós, como o tom apelativo, o exagero e os erros de português.

A Lava Jato e seus braços que parecem não ter fim confundem, com certeza. No entanto, essa história é escancaradamente falsa, qualquer bom observador já identifica de cara. E para aqueles que têm os fatos disponíveis a um clique e acreditam em montagens grosseiras como essa não cabe concessão, só puxão de orelha mesmo.