Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Informação falsa: SBT diz que Dilma tem contrato para Ibope manipular pesquisas

Informação falsa: SBT diz que Dilma tem contrato para Ibope manipular pesquisas

Dilma manipula Ibope, diz boato
Dilma manipula Ibope, diz boato

Boato – Governo de Dilma tem contrato para ser favorecida em pesquisas do Ibope. Denúncia foi feita pelo SBT.

A pesquisa Ibope do dia 11 de setembro mostra a presidente Dilma Rousseff com 39% dos votos. Já Marina Silva está com 31% e Aécio Neves com 14%. Já na simulação de 2º turno realizado pelo instituto, Marina venceria com 43% contra 42% dos votos para a atual presidente.

Porém, segundo uma notícia que corre nas redes sociais nos últimos tempos essas pesquisas não são confiáveis. O texto defende que o governo petista teria um contrato milionário com o Ibope para manipular as pesquisas e favorecer a candidata Dilma Rousseff.

A postagem afirma que o contrato de 2 milhões de reais mantém as boas posições de Dilma nas pesquisas. Segundo o site a denúncia foi feita pelo SBT, que tem toda responsabilidade pela notícia. Confira o texto na íntegra abaixo:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A Rede SBT acaba de publicar uma reportagem, onde afirma categoricamente, que o Governo de Dilma Rousseff tem contrato no valor de R$ 2 milhões para que as pesquisas feitas pelo Ibope sempre favoreçam a presidenta Dilma Rousseff. Veja a tela do site do SBT onde foi feita a denúncia:

NOTA DA REDAÇÃO: A denúncia é de responsabilidade do SBT e aqui apenas re-transmitimos a notícia, por isso, a tela com a denúncia original foi copiada, colada e anexada acima”.

Qual seria o benefício de ter um contrato milionário que durante o segundo turno, quando tudo se decide, você não está em primeiro lugar? Obviamente a notícia é falsa e, além de tudo, incoerente. Primeiramente, em uma breve pesquisa no Google com as palavras “sbt”, “dilma”, “ibope” e “contrato milionário” não aparece o site do SBT vinculando a notícia.

Ou seja, o texto foi falsamente atribuído ao SBT. Na realidade a “denúncia” foi feita pelo http://sbt-canal.blogspot.com.br/ que tenta divulgar notícias se passando pela rede de comunicações. Enquanto o verdadeiro site do SBT podemos conferir clicando aqui.

Não passa de mais uma notícia falsa que tenta desqualificar o debate público durante as eleições. É lamentável que durante o período mais importante de uma democracia tenhamos que conviver com um número tão grande de informações falsas.