Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Informação falsa: Aécio Neves agrediu namorada Letícia Weber em 2009

Informação falsa: Aécio Neves agrediu namorada Letícia Weber em 2009

Boato – Durante uma festa que ocorreu no ano de 2009, Aécio Neves teria dado um tapa e um empurrão na namorada Letícia Weber. Assunto voltou à tona em 2014.

Assim como no primeiro turno das eleições, os ataques contra os candidatos à Presidência parecem que vão dar a tônica do segundo turno. Dilma e Aécio, que se concentraram em atacar Marina na primeira parte do pleito, agora realizam ataques um ao outro. E ambos estão devidamente munidos por um verdadeiro exército na internet.

Como o Boatos.org não tem comprometimento com nenhum lado, cabe-nos a missão de desmentir a boataria vermelha e azul que se espalha na web. E hoje vamos falar de uma história antiga, mas que voltou à tona no início do segundo turno das eleições.

Para você entender o caso, precisamos voltar ao ano de 2009. Uma nota publicada no blog do (ótimo) jornalista esportivo Juca Kfouri dava conta de que Aécio Neves teria agredido a então namorada Leticia Weber durante uma festa de luxo no hotel Fasano, no Rio de Janeiro. Leia:

Aécio Neves, o governador tucano de Minas Gerais, que luta para ter o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014, em Belo Horizonte, deu um empurrão e um tapa em sua acompanhante no domingo passado, numa festa da Calvin Klein, no Hotel Fasano, no Rio.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Depois do incidente, segundo diversas testemunhas, cada um foi para um lado, diante do constrangimento geral.

A imprensa brasileira não pode repetir com nenhum candidato a candidato a presidência da República a cortina de silêncio que cercou Fernando Collor, embora seus hábitos fossem conhecidos.

Depois que a história veio à tona, ela foi replicada a torto e a direito na internet. Especialmente, entre os opositores de Aécio. Mas os fatos mostram que, mesmo sendo publicada por um jornalista de credibilidade como Kfouri, a história é falsa.

O caso acabou sendo desmentido logo em seguida da publicação. No dia seguinte à divulgação do caso, o jornalista Ricardo Noblat tentou levantar a história. Perguntou a uma das maiores interessadas no caso, Letícia e a outras pessoas que estiveram na festa. Leia:

– “Isso é uma nojeira. Não aconteceu nada. Meu azar foi me apaixonar por um político,” me disse Letícia. Aécio não quis comentar. Letícia disse mais: “isso me parece exploração política.” Berzoini, presidente do PT, deu a notícia no seu twitter.

Passei o dia atrás da história da suposta agressão de Aécio Neves à namorada. Ouvi 6 pessoas que estavam na festa do hotel Fasano.Resposta delas: não viram nada. Há pouco, localizei Aécio e a namorada, Letícia. Os dois passam o fim-de-semana em Florianópolis.

Outra jornalista de renome, Christina Lemos também cravou que a informação não passava de um boato. Aécio acabou convocando uma coletiva também para desmentir o caso. Como dito por Letícia, Aécio também falou que se tratava de perseguição política.

No fim, até Juca Kfouri acabou falando que é “possível que não tenha havido agressão”. Porém, ele deixou o assunto no ar. Claro que a nota do desmentido teve bem menos acessos do que do boato. Passados cinco anos do ocorrido, Leticia deixou de ser namorada e virou esposa de Aécio Neves.

Resumindo: o caso surgiu como uma fofoca, replicou na mídia e foi desmentido por diversos veículos de comunicação, por pessoas da festa e pelos envolvidos. Não há nada que prove que Aécio bateu na namorada. Com isso, chegamos à conclusão de que a história não passa de uma boato. Mais um dessas eleições.