Informação errada: vereador José Rainha (PT) agride jornalista

By | 16/06/2014
Boato diz que vereador José Rainha agrediu jornalista

Boato diz que vereador José Rainha agrediu jornalista

Boato – Vídeo mostra a cena covarde da jornalista Márcia Pache sendo agredida pelo vereador do PT, José Rainha

Você já deve ter visto aquele vídeo em que uma jornalista apanha de um vereador. O vídeo se espalhou pelas redes sociais e a população ficou chocada, abismada, do lado da jornalista e com raiva do vereador. Realmente, quem viu a cena notou tamanho absurdo da atitude do agressor.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

O vereador acusado de bater na jornalista é José Rainha. Mas será que foi ele mesmo? Que a jornalista apanhou, todo mundo viu, mas você tem certeza sobre quem a bateu, se é mesmo o suposto vereador José Rainha? confira o vídeo com atenção:

O texto que acompanha o vídeo (que recebeu mais de 175 mil compartilhamentos) é o seguinte:

Vereador Jose Rainha do PT

Bateu na repórter e a cena não saiu em nenhum jornal, rádio ou canal de TV, ta tudo dominado. Divulguem, por um Brasil melhor. Observem, esta é a democracia e a liberdade de Imprensa que o PT conhece e Defende. Vamos divulgar pelo Brasil esta cena COVARDE Veja o vídeo.

Uma das piores coisas é uma pessoa ser julgada sem ter culpa, e na internet isso acontece frequentemente. A falta de checagem dos fatos faz com que muitas informações falsas sejam propagadas. Sobre o vídeo da jornalista Márcia Pache, nós vamos mostrar que em nenhum momento é citado o nome “José Rainha”.

Depois que a jornalista é agredida, ela fala o nome do vereador, mas não fala “José Rainha”, e sim “Kirrarinha”, que é sim um vereador, chamado Lourivaldo Rodrigues de Moraes, do DEM, da Câmara de Vereadores de Pontes e Lacerda (MT). Tudo bem que os nomes são parecidos e podem causar confusão, mas trata-se de duas pessoas diferentes e, neste caso, uma está sendo julgada e difamada injustamente na web.

Uma matéria publicada no G1, em 2010, explica bem o caso da agressão, que veio de Kirrarinha. A notícia diz que a jornalista e vários colegas da imprensa foram depois do ocorrido até a Câmara para protestar e pedir esclarecimentos, mas que o vereador pediu desculpas, debochando, em outro trecho da entrevista ele diz “Essa menina nem repórter formada é. (…) Ela faz denúncias sem provas”.

Além  disso, um texto da Veja diz que o vereador cassado Lourivaldo Rodrigues de Morais foi condenado pela agressão à jornalista Márcia Pache. Na sentença, o juiz Gerardo Humberto Alves Silva Junior determinou que, pela bofetada desferida no rosto do Brasil decente, o agressor devia cumprir a pena de um ano de detenção em regime aberto.

Mas e afinal de contas, que é o tal José Rainha, o acusado inicial? Pois acredite que nem vereador o sujeito é. Ele é apenas um ativista político, líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que foi afastado da entidade em 2007, como diz na Wikipedia.

O vídeo é verdadeiro, mas a atribuição da agressão a José Rainha é falsa, o texto do post que acompanha o vídeo, portanto, é falso! Uma confusão entre nomes “parecidos” fez com que um vereador não-existente do PT, um partido amado e odiado por tantos e, justamente por isso, que sempre aparece em polêmicas, aparecesse como culpado e com a culpa reproduzida por milhares de pessoas.

5 thoughts on “Informação errada: vereador José Rainha (PT) agride jornalista

  1. Aparecida Coelho

    Quem é então? Pau mandado. MST É VERMELHO COM ESTRELINHA DE CORRUPÇÃO. FAZ PARTE DA CORJA.
    COVARDE.
    NÃO É BOATO !

    Reply
  2. Mara

    Esse Vereador José Rainha do PT, é um idiota covarde!!! Muita falta de respeito, tem mais é que se ferrar!

    Reply
  3. Edson Silva

    Mentiras, calunias e manipulaçoes. Essas são as armas da oposição corrupta e incompetente e da mídia prostituída.

    Reply
  4. Francisco

    “confusão entre nomes “parecidos””, coisa nenhuma né, queridão?
    Isso foi pura maldade e covardia. Nos próprios posts havia pessoas que comentavam que era uma mentira, mas o autor da pilantragem não tirava o post do ar. Concordo que existe mentiras tanto do pessoal da direita quanto da esquerda, mas faça um levantamento e verá que o pessoal da direita se supera absurdamente no quesito divulgar mentira.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *