Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Informação errada: Dilma sugere aposentadoria aos 95 anos no Brasil

Informação errada: Dilma sugere aposentadoria aos 95 anos no Brasil

Notícia falsa fala de comentário sem noção da presidente Dilma sobre os protestos no Brasil
Informação sobre aposentadoria aos 95 anos é falsa

Boato – Vídeo mostra Dilma sugerindo que mulheres se aposentem com 85 anos e homens com 95 anos.

Depois que venceu as eleições no dia 26 de outubro, a vida da presidente reeleita Dilma Rousseff não tem sido nada fácil. Além de a economia do Brasil apesentar instabilidades e o governo sofrer com as denúncias de corrupção na Operação Lava Jato, da Petrobras, os boatos da época das eleições continuam circulando na internet.

A história que vamos apresentar hoje aponta que Dilma Rousseff estaria pensando em aumentar a idade mínima da aposentadoria no Brasil para 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens. A postagem foi compartilhada pela página “O Brasil que se Lasque”: assista ao vídeo e leia o texto:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

AMIGOS, NÃO BASTA CURTIR AS PUBLICAÇÕES, TEM Q COMPARTILHAR.

TA BOM PRA VC PETISTA BURRO?

DILMA SUGERE APOSENTADORIA AOS 95 ANOS !!!

Parece piada mas é verdade,sugere para mulheres aposentadoria aos 85 e os homens aos 95 anos.      

Mas será mesmo verdade que a presidente reeleita esteja botando as garras de fora e pensa em fazer os velhinhos trabalharem até os 95 anos? A resposta é não. E o boato é fruto de uma fala confusa de Dilma mesclada a um assunto complicado: o Fator Previdenciário.

Antes de tudo, precisamos deixar claro o que é o tal Fator Previdenciário. Trata-se de uma medida adotada pelo governo em 1999 com o objetivo de fazer as pessoas contribuírem mais para a Previdência Social (que está sempre quebrada no Brasil). O cálculo leva em conta o tempo de contribuição, idade da pessoa e expectativa de vida no Brasil.

O importante: o Fator Previdenciário sempre vai resultar em perda no valor recebido mensalmente para quem parar de trabalhar antes dos 60 anos (no caso das mulheres) e 65 anos (no caso dos homens). E claro, isso gera críticas.

Voltando à história. Durante o debate da Globo entre Dilma e Aécio no dia 24 de outubro, a presidente respondeu uma pergunta apontando para um número que apontava 85 para mulheres e 95 para os homens.

Esse número se refere a proposta que está no Projeto de Lei 3299 de 2008: a de que o cálculo da aposentadoria passasse a ser contado por “pontos”. Muito mais simples do que o cálculo do Fator Previdenciário, o cálculo consiste na soma da idade do aposentado com o tempo de contribuição.

O número de pontos para se aposentar seria 85 para mulheres e 95 para homens. Ou seja, uma mulher poderia se aposentar, por exemplo, com 55 anos e 30 anos de contribuição. E o salário seria integral. Já o homem, por exemplo, poderia se aposentar com 60 anos e 35 de contribuição.

O projeto ainda está em tramitação, mas deve ser fechado com a fórmula 85 para mulheres e 95 para homens (isso se for fechado). Antes, chegou a se falar em outros valores como 80 e 90 e até 95 e 105. Mas eles caíram.

Resumindo, Dilma queria se referir à fórmula que usava a soma da idade com o tempo de contribuição no vídeo. Logo, ela não sugeriu que mulheres se aposentasse com 85 anos e homens parassem de trabalhar apenas com 95 anos. Trata-se de mais um boato que circula por aí.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Jonas Demétrio Silva. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.