Hoax: urnas eletrônicas não aceitam votos para Aécio Neves nas eleições

By | 08/10/2014
Urna eletrônica pode ser fraudada, diz boato

Urna eletrônica pode ser fraudada, diz boato

Boato – Urnas eletrônicas foram programadas para não aceitar votos para Aécio Neves nas eleições. Quando alguém votava 45, aparecia uma barra de carregamento e o voto era anulado.

Um dia antes das eleições, o Boatos.org publicou um texto analisando as chances das urnas eletrônicas serem fraudadas durante as eleições. Parece que o texto não foi lido por muitas pessoas. O principal indício disso foram as teorias da conspiração que começaram a aparecer na internet logo após as votações acabarem.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Algumas reclamações davam conta de que os números “4” das urnas estavam com defeito. Outra apontavam que pessoas haviam votado no lugar delas. Mas a reclamação que aconteceu com maior frequência foi a de que, quando alguém votava em Aécio, a urna aparecia com uma barra de carregamento e desligava.

As principais denúncias apareceram dentro de um post da própria campanha de Aécio Neves no Facebook. Um dos comentários foi o seguinte:

ALERTA!!!! FRAUDE????

Acabei de votar e aconteceu o seguinte: a cada candidato votado aparecia depois a mensagem confirmado. Na hora de votar para presidente não apareceu o confirmado e encerrou. Reclamei com o presidente da seção e ele disse que algumas pessoas já haviam reclamado disso e que tinha acontecido com ele em outra seção.

Tenho a revoltante sensação que meu voto não foi computado. Foi chamada a responsável pela 119ª zona eleitoral que disse que ia dar ciência do q. estava acontecendo. Houve muita indignação das pessoas que estavam na seção e o mesmo aconteceu com outras pessoas que votaram depois de mim.

Até o filósofo Olavo de Carvalho, apoiador da direita, fez coro às denúncias:

Se as maquininhas de votar continuarem sistematicamente rejeitando os votos em Aécio Neves, então o regime democrático terá sido extinto no Brasil pela maior fraude eleitoral da nossa história, e eu mesmo, pessoalmente, enviarei um requerimento ao comandante das Forças Armadas solicitando a deposição e prisão de todos os mandatários petistas.

Ok. As reclamações são válidas até para que se tenha maior fiscalização na hora das eleições. Mas será que as urnas eletrônicas estariam boicotando o candidato do PSDB nas eleições? Como sempre falamos, vamos ao fatos.

O primeiro ponto que desmitifica a história das urnas eletrônicas não aceitarem votos para Aécio Neves é a expressiva votação do candidato. Grande parte das denúncias que apareceram na web foram do estado de São Paulo. E lá, não só Aécio teve boa votação como também Geraldo Alckmin se elegeu governador e José Serra ganhou a disputa para o Senado.

Sobre a barra de carregamento no final das votações, o próprio TSE anunciou que isso não significaria que o voto não foi computado. Em entrevista para o G1, o ministro Dias Toffoli falou que não há nada de anormal no que aconteceu. Leia trecho:

O presidente do TSE, Dias Toffoli, reforçou que a barra de carregamento na urna é normal. “Isso aí é normal, é o carregamento das informações e isso faz parte do processo eleitoral”, disse Dias Toffoli.

Sobre pessoas terem votado no lugar de outras, a Justiça Eleitoral aponta que a explicação mais plausível é de erro por parte dos mesários das seções eleitorais. Esta reportagem, também do G1, mostra três casos ocorridos em Uberaba. A mesma reportagem também aponta que não houve má fé, acordo com o TRE-MG.

Por fim, o caso do vídeo da pessoa que não conseguiu votar no número 45. Apesar de o site do Jornal Diário de S. Paulo ter levantado a possibilidade de o eleitor ter apertado as teclas com força diferente, vamos trabalhar com a possibilidade de a urna ter problemas com o número quatro.

A urna apresentar tal problema não seria nada de extraordinário. Afinal, o “4” estava no número de dois dos três candidatos mais votados para presidente. Também constava nos candidatos a governador e senador que venceram em São Paulo. Ou seja, há sim chance de acontecer um defeito.

Mas isso passa longe da hipótese de fraude. Até porque, o próprio eleitor que gravou o vídeo conseguiu votar. O que você deve fazer se acontecer algum erro do tipo: reclamar ao mesário. Se você tem direito ao voto, seja para esquerda ou direita, deve exigir que se vote.

Resumindo a história: não só é possível como também é provável que tenham ocorridos falhas no processo eleitoral. E o que se deve fazer é realmente realizar as denúncias necessárias. Porém, há de se ter bom senso e não fazer acusações de fraudes sem provas mais consistentes. E pelo o que foi apresentado, toda essa história de fraudes nas urnas estão na seara da boataria.

Em tempo: encontramos reclamações na web de que o PT também teria sido prejudicado por supostas fraudes em urnas eletrônicas. Para quem reclamou e vai votar em Dilma, a nossa resposta é a mesma: está tudo na seara da boataria.

3 thoughts on “Hoax: urnas eletrônicas não aceitam votos para Aécio Neves nas eleições

  1. Felipe Schmitz

    Devemos fazer uma forte campanha com abaicho assinado para Acabar com as urnas eletronicas e voltar as cedulas de votação. Pelo menos na minha opinião e mais confiavél cedulas!

    Reply
  2. Victor Augusto Rogerio Vieira

    Estou admirado com a iniciativa de vocês. Gostaria de saber como posso ajuda-los a verificar as veracidades dos fatos ou rumores que são observados. Sou à favor da verdade verdadeira. A Verdade Suprema 100% incontestável. É uma busca e paixão que tenho em minha vida, de enxergar apenas a verdade e tirar a venda da hipocrisia das pessoas e quebrar a mascara da falsidade e da mentira. A Verdade libertará toda a humanidade. Portanto peço humildemente para poder fazer parte e poder ajudar de qualquer forma sua empresa, caso eu não puder, sem problemas :) vou continuar sozinho, na verdade os justos jamais estão sozinhos. Torço muitos por vocês e por esta org. Torço sempre para a Verdade!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *