Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Hoax: ex-petista-jornalista revela os podres de Lula e do PT

Hoax: ex-petista-jornalista revela os podres de Lula e do PT

Boato aponta para tentativa de socialismo populista de Lula
Outro boato aponta para tentativa de socialismo populista de Lula

Boato – O jornalista José Guimarães dos Santos Silva, que integrou o PT por 15 anos consecutivos, fez uma denúncia sobre o Partido dos Trabalhadores e pediu para as pessoas não votarem no PT.

Um texto de outubro de 2006 (vésperas das eleições) voltou a circular com força na internet em 2013. A mensagem, que pode ser lida aqui, foi republicada pelo blog Upec Brasil e ganhou forças nas redes sociais. O texto fala do depoimento de José Guimarães dos Santos Silva, jornalista e ex-petista.  

No texto, José Guimarães dos Santos Silva detona o partido com diversas denúncias. Só para citar algumas: Lula mandou matar Celso Daniel, Marta Suplicy armava esquema de corrupção com lixo de São Paulo, a agricultura estava quebrada, o governo sustentava Cuba, Venezuela e Bolívia, o governo tinha pacto com PCC e o PT estava ligado ao tráfico de drogas no país.

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Para além das acusações citadas no texto (que não foram provadas na justiça), a mensagem (que se parece muito com a do “organismo americano sediado em Washington”) foi assinada por alguém que não existe.

Ao buscar o jornalista José Guimarães dos Santos Silva nada, além deste texto, é encontrado na internet. Ou seja, ele seria um jornalista de um texto só. Se em 31 anos, ele só escreveu um texto, não deve ser um jornalista dos melhores. Além disso, não se encontra fotos deste jornalista na web.

Sobre o conteúdo do texto, as informações precisam ser apuradas separadamente:

Lula mandou matar Celso Daniel – Difícil precisar. Mas a justiça considerou que não. O ex-presidente sequer estava entre os réus do processo.

Marta Suplicy armava esquema de corrupção com lixo de São Paulo – Há uma investigação. Mas nada foi comprovado até o momento. Essa matéria da Folha mostra o interesse de uma investigação.

A agricultura está quebrada – É controverso, visto que as notícias não falam sobre isso.

O governo sustentava Cuba, Venezuela e Bolívia – Para além das boas relações do Brasil com esses países, não temos muito do que falar. Essa matéria do UOL (assinada por mim) mostra que o país que mais recebe investimentos do país é o Haiti na realidade.

Governo tinha pacto com PCC e o PT estava ligado ao tráfico de drogas no país – É difícil precisar. Apesar de que denúncias de 2006 falam de eventuais ligações. Mas ninguém do partido foi condenado por essas supostas ligações.

Conclusão: não existe nenhum José Guimarães dos Santos Silva e o texto tem caráter político. Quanto às denúncias, não há dúvidas que elas foram escritas com base em boatos na mídia (e fora dela) com uma dose de exagero. É preciso analisá-las com calma para discernir o que é factoide e o que pode fazer algum (mesmo que mínimo) sentido.

Leia na íntegra o texto que fala do ex-petista-jornalista