Hoax: ex-petista-jornalista revela os podres de Lula e do PT

By | 20/09/2013
Boato aponta para tentativa de socialismo populista de Lula

Outro boato aponta para tentativa de socialismo populista de Lula

Boato – O jornalista José Guimarães dos Santos Silva, que integrou o PT por 15 anos consecutivos, fez uma denúncia sobre o Partido dos Trabalhadores e pediu para as pessoas não votarem no PT.

Um texto de outubro de 2006 (vésperas das eleições) voltou a circular com força na internet em 2013. A mensagem, que pode ser lida aqui, foi republicada pelo blog Upec Brasil e ganhou forças nas redes sociais. O texto fala do depoimento de José Guimarães dos Santos Silva, jornalista e ex-petista.  

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

No texto, José Guimarães dos Santos Silva detona o partido com diversas denúncias. Só para citar algumas: Lula mandou matar Celso Daniel, Marta Suplicy armava esquema de corrupção com lixo de São Paulo, a agricultura estava quebrada, o governo sustentava Cuba, Venezuela e Bolívia, o governo tinha pacto com PCC e o PT estava ligado ao tráfico de drogas no país.

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Para além das acusações citadas no texto (que não foram provadas na justiça), a mensagem (que se parece muito com a do “organismo americano sediado em Washington”) foi assinada por alguém que não existe.

Ao buscar o jornalista José Guimarães dos Santos Silva nada, além deste texto, é encontrado na internet. Ou seja, ele seria um jornalista de um texto só. Se em 31 anos, ele só escreveu um texto, não deve ser um jornalista dos melhores. Além disso, não se encontra fotos deste jornalista na web.

Sobre o conteúdo do texto, as informações precisam ser apuradas separadamente:

Lula mandou matar Celso Daniel – Difícil precisar. Mas a justiça considerou que não. O ex-presidente sequer estava entre os réus do processo.

Marta Suplicy armava esquema de corrupção com lixo de São Paulo – Há uma investigação. Mas nada foi comprovado até o momento. Essa matéria da Folha mostra o interesse de uma investigação.

A agricultura está quebrada – É controverso, visto que as notícias não falam sobre isso.

O governo sustentava Cuba, Venezuela e Bolívia – Para além das boas relações do Brasil com esses países, não temos muito do que falar. Essa matéria do UOL (assinada por mim) mostra que o país que mais recebe investimentos do país é o Haiti na realidade.

Governo tinha pacto com PCC e o PT estava ligado ao tráfico de drogas no país – É difícil precisar. Apesar de que denúncias de 2006 falam de eventuais ligações. Mas ninguém do partido foi condenado por essas supostas ligações.

Conclusão: não existe nenhum José Guimarães dos Santos Silva e o texto tem caráter político. Quanto às denúncias, não há dúvidas que elas foram escritas com base em boatos na mídia (e fora dela) com uma dose de exagero. É preciso analisá-las com calma para discernir o que é factoide e o que pode fazer algum (mesmo que mínimo) sentido.

Leia na íntegra o texto que fala do ex-petista-jornalista

27 thoughts on “Hoax: ex-petista-jornalista revela os podres de Lula e do PT

  1. Leila

    Pra mim o boato foi plantado pelo próprio PT para depois dizer que o cara não existe. O cara pode até não existir, mas já os fatos…

    Reply
  2. Carllos

    É claro que tudo isso é verdade….e vc blogueiro quer isentar o Lula?
    Meio mundo de gente sabe dos pobres do Lula

    Reply
  3. Maria Inêz

    O que o Coronel Malhães disse na Comissão Nacional da Verdade sobre Lula também é mentira? Que ele matou dois sindicalistas para chegar na presidência do sindicato
    ?É difícil ouvir da boca dele novamente, pois morreu um mês após depor na Comissão Nacional da Verdade, só ficou o vídeo do depoimento.

    Reply
  4. Allan

    Um trabalho que traz vários detalhes do governo de Lula, abordando o caso mensalão é “O Chefe”. É ler e vomitar!

    Reply
  5. Paulo Boccato

    se é falso porque o cara tem um video gravado no youtube onde reafirma tudo isto ?

    Reply
    1. Marinalva

      Oii…Cê poderia por favor me enviar o link desse vídeo?? Não consegui encontrar…

      Reply
  6. Luciano

    Quase tudo que foi escrito é verdadeiro. Sobre o PCC é um retrato fiel da verdade, basta estudar o surgimento do PCC. Sobre o Celso Daniel também! A familia dele precisou se mudar e a esposa virou Ministra! O que é no mínimo suspeito…Sobre provas…como se prova? num país onde mesmo com provas são absolvidos? Cada ano ficará mais difícil provar qualquer coisa pois erra é humano persistir é Ptice…

    Reply
  7. Tim Phillips

    Se o autor existe ou não, na minh aopinião, o artigo acertou na mosca a verdadeira natureza do PT

    Reply
  8. Regis De Almeida

    Nao moro no Brasil, porem sabemos que quando se esta dentro, somos todos maridos traidos. Quando quero saber de algo sobre o pais onde moro, consulto fontes extra territoriais. O que sei sobre as administracoes do PT, e’ que tudo se faz, e nada se sabe. Tudo e’ dito, e nada provado, as coisas acontecem, e nunca se viu nada, sempre um grande misterio. Alias que a politica brasileira foi sempre baseada, no Misterio da Santissima Trindade: Legislativo, Judiciario, e Executivo, tais poderes jamais atuam em prol do objeto que deveria ser o principal, o povo. A midia foi sempre “educada” dentro do regime corruptivo, servindo aos interesses dos poderosos no poder. Quando surge um veiculo que se opoem aos outros veiculos, este e’ tragicamente abalroado, ou simplesmente ridicularizado pelos demais. Digamos que, na Sociedade Brasileira, o Bem, a Integridade, o Altruísmo, nao teem poder, como o teem, a Corrupcao, Vandalismo, Banditismo, Ganância, Oportunismo, Negligência, e muitos outros Crimes os quais o Colarinho Branco, fomenta e protege. Crimes acontecem em todas as partes do mundo, mas o Brasil e’ um caso a parte, onde a “docilidade” da populacao, combina com a voracidade da administracao. Quem tem que mudar e’ o povo, para que a administracao tambem mude.

    Reply
  9. seiNão

    Você cita em uma análise muito superficial, principalmente quando se trata de acreditar cegamente na justiça deste pais citando várias vezes “não foi provado”

    Se você olhar, olha o que deu o caso do mensalão, FOI UM GOLPE!

    Reply
  10. seiNão

    Você cita em uma análise muito superficial, principalmente quando se trata de acreditar cegamente na justiça deste pais citando várias vezes “não foi provado”

    Se você olhar, olha o que deu o caso do mensalão, FOI UM GOLPE!

    Reply
  11. Glézio Ribeiro

    Tambem acho.Isso tudo é intriga da oposição(PSDB,DEM,PTB,POVO BRASILEIRO ANALFABETO FUNCIONAL E NÃO FUNCIONAL,etc…(indios,crianças,passarinhos,lesmas,bactérias,virus)Acho um absurdo esse pessoal que assim agem.Não se consegue provar nada disso.E se não há provas ninguem pode dizer que o réu é culpado…Deduz-se que,no fritar dos ovos a galinha não tem culpa de nada e o feijão não está azedo.Se não tem papel higiênico,limpe com o dedo mesmo e depois chupe(o dedo)O Brasil é um país maravilhoso,um povo culto,educado,que dá exemplo ao mundo(pergunte lá fora).É um desrespeito essa mídia comprada ficar falando mal do PT que sempre foi um partido de uma seriedade impar,lógico,de boas intenções.Estão falando que a Dilma pagou muito caro na compra da refinaria do Texas.Isso é tudo mentira.Ela(a Dilma)vai ganhar no primeiro “round”,sem direito à toalha….Detalhe:eu sou escritor de comédias para o teatro…ainda não sou famoso,mas serei breve,depois que o PT ganhar as eleições.

    Reply
    1. Hélio Pires e Albuquerque Jacques

      Ótimo, verei todas as suas peças!!! Isso aqui é a própria Ilha da Fantasia!!!

      Reply
    2. Paulo

      Vc é um ótimo comediante mesmo, além de ser analfabeto. Texto sem acentuação e quando usou-a, o fez de forma errada!!!
      Vai estudar PTista ignorante…

      Reply
  12. Maria Regazzi

    ACREDITO!! E DIGO! QUEM FALA A VERDADE NAO MERECE CASTIGO,,PRA MIM O PT E ORGANIZACAO CRIMINOSA, ALICIADOR DE IGNORANTES PARA CONQUISTAR VOTOS,,PERPETUADOR DE MISERIA,,MONSTRO COVARDE , ANTIPATRIOTA..

    Reply
    1. Alceu S Grandi

      Certamente isso é coisa da extrema direita fascista!
      Isto acontece há anos, sem que os culpados sejam presos: esta boataria é paga pelo DEM e pelo PSDB, no ínicio, e depois forma-se a corrente do mal, com pessoas debilitadas mentalmente, analfabetos funcionais que não conseguem interagir com a realidade ou interpretar um simples texto, com alienados e rancorosos, que na verdade valem menos de um milionésimo do Vale o Lula!
      Essas pessoas, diria meu Avô, não valem o que cagam!

      Reply
      1. Guanaes

        Parabens Sr. Cultura!!! Vejo que o sr. é altamente especializado em palavras de baixo- caláo!!! Continue assim,e no futuro colha os frutos que lhe couberem!
        Bos Sorte…sei que irá precisar!!!

        Reply
      2. Chicão

        Claro, assim como os aloprados do PT (que divulgaram um dossiê contra os tucanos), que pelo seu raciocínio, foram pagos pelo próprio PSDB, não esquecendo dos petistas pegos na prefeitura de Guarulhos espalhando boatos sobre o Aécio Neves (vai ver foram pagos pelo próprio PSDB, segundo o seu brilhante raciocínio).

        Reply
    2. José Luiz Merida

      Faço das palavras da Maria Regazzi,as minhas !!

      Reply
    3. José Luiz Merida

      Faço das palavras da Maria Regazzi,as minhas !!

      Reply
  13. Pedro Lamarão

    Bruno Machado, o ônus da prova é de quem acusa. Se a pessoa passando o texto adiante não pode provar que o autor existe, com certeza a pessoa recebendo o texto não tem a obrigação de provar que ele __não existe__.

    Reply
    1. ARNALDO

      ACREDITO QUE O QUE VEMOS ANTES É UMA DENUNCIA EM VEZ DE UMA ACUSAÇÃO.
      E QUANTO AO ÔNUS DA PROVA , QUE AQUI NÃO É UM TRIBUNAL E SIM UMA OPORTUNIDADE DE CIDADÃOS DE UM MESMO PAIS PROCURAREM PENSAR E INVESTIGAR SE TEM FUNDAMENTO OU NÃO TAL DENUNCIA. NÃO HA QUE SE DEFENDER A OU B E NO CASO AQUI DO BRASIL , QUE É MUITO ATRASADO EM QUASE TUDO , TEMOS DE OUVIR TUDO ,(AINDA MAIS SE TRATANDO DE UM EX COMPANHEIRO DO LULA), RACIOCINAR E PROCURAR DUVIDAR NO INTUITO DE INVESTIGAR A VERDADE . PORQUE NOS AQUI JA NAO TEMOS UMA EDUCAÇAO ESMERADA, ASSISTENCIA A SAUDE , E ETC.

      Reply
  14. Bruno Machado

    (estou sem acentos)
    Ora, mas que analise superficial. E claro que nao podemos sair por ai admitindo que esse texto e legitimo. Mas igualmente nao podemos ter por certo que esse texto e um boato.
    Se voce fosse o tal ex-grande amigo do Lula e fosse contar essas coisas, voce daria seu nome e profissao verdadeiros? E claro que nao, a nao ser que voce quisesse ser transformado num dos milhares de martires anonimos do Brasil. Frustrados la no ceu/inferno/limbo/marmore do inferno, em sua maioria.
    E evidente tambem que ha factoides no texto, principalmente em relacao a dados economicos de epoca, como o da agricultura, do desemprego e do crescimento economico. O autor fala desses numeros como a maioria dos pseudo-entendidos de pronto falam sobre esses assuntos, como se conhecessem tudo, apenas para justificarem seu argumento, o qual, por sua vez, nao e invalidado por causa desse tendenciosimo.
    Ex: se eu falo que quando eu era pequeno eu passava por um perrengue em casa, em relacao a comida, e digo que na epoca a situacao economica da minha cidade estava ruim, e depois o interlocutor descobre que a situacao nao estava ruim, de fato, isso nao invalida automaticamente o fato de eu ter passado um perrengue quando era crianca. Fumos claros?
    Um bom indicativo de que os esquemas de corrupcao citados no texto poderiam ser verdade, e justamente o fato de haver investigacoes ao redor desses esquemas, e nao o contrario. Mas e claro, indicios nao sao nem provas, nem bons indicios, necessariamente.
    So quero atentar para a analise ruim que pode ser feita quando tendemos a defender X ou Y antes mesmo de comecarmos a analise. Imparcialidade primeiro. Um bom juiz tem de ser capaz de julgar seu proprio pai e mae, independente da sentenca e juizo.
    Fora isso, keep da good work!

    Reply
    1. SANTOS

      – É claro que ele pode, sim, afinal ele está fora do Brasil. Provocar o leão, estando dentro da jaula é burrice, mas protegido é outra história porque o PT nada poderá fazer contra ele.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *