Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Guerra civil no Brasil: áudio falso fala de guerra fraterna entre militares

Guerra civil no Brasil: áudio falso fala de guerra fraterna entre militares

Boato – Alerta de membro do Exército aponta que o Brasil está próximo de uma guerra civil fraterna entre militares de direita e de esquerda.

Uma grande manifestação para que a presidente Dilma Rousseff saia do poder está marcada para o dia 15 de março. É claro que o evento está gerando algumas perspectiva e nem todas são verdadeiras (como, por exemplo, a informação de que Lula estaria preparando um exército para atacar os manifestantes).

Boato diz que pode acontecer uma guerra civil no Brasil
Boato diz que pode acontecer uma guerra civil no Brasil

No meio de tudo isso, áudios de alerta começaram a circular via WhatsApp. Um deles dava conta que o Brasil passaria a ter um confronto entre militares de direita e de esquerda após a possibilidade de revolução militar no Brasil.

De acordo com o áudio, a inteligência do Exército apontava que militares de direita e da reserva vão tentar tomar o poder, mas vão enfrentar, antes disse, militares de esquerda, Força Nacional e Exércitos de países vizinhos. Escute e veja um dos textos que acompanha a postagem:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

TEM QUE SER DADO UM BASTA NESSA PALHAÇA

GUERRA FRATERNA SE TRANSFORMANDO NUMA GUERRA CIVIL QUE É BEM PIOR – A GRAVIDADE É INTENSA……

NÃO TEM NINGUÉM AQUARTELADO – ESTÃO TODOS EM CAMPO

OUÇAM COM ATENÇÃO E SAIAM TENTANDO CONFIRMAR – Prestem a máxima atenção no que está sendo dito: “INTERVENÇÃO MILITAR DE DIREITA CONTRA UMA INTERVENÇÃO MILITAR DE ESQUERDA”

Vamos aos fatos. O primeiro ponto é que a voz que dá a mensagem sequer se identifica. Além disso, ele também fala que recebeu a informação da “inteligência do Exército”. Essas informações vagas são típicas de boatos na internet.

Além disso, ele fala sobre possibilidade de intervenção militar tanto de direita como de esquerda. Já esclarecemos aqui no Boatos.org que é nula a possibilidade impeachment de Dilma (salvo que algum escândalo político envolvendo ela diretamente venha à tona). Se isso é difícil, imagine um golpe militar.

Ele cita o termo “guerra fraterna”. Tentamos dar uma busca sobre o que seria isso e… adivinha: não encontramos nada. Ele também fala sobre exércitos vizinhos invadirem o Brasil. Vamos pensar no caso da Venezuela. Maduro já tem problemas suficientes por lá. Ele não caçaria mais problemas no Brasil.

Por total falta de provas e mesmo argumentos lógicos, podemos atestar que o áudio sobre a guerra civil fraterna no Brasil não passa de mais uma teoria da conspiração que circula na internet.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora (e amiga) Lídia Neves. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.