Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > The Guardian diz que Dilma é a melhor presidente do Mundo #boato

The Guardian diz que Dilma é a melhor presidente do Mundo #boato

Boato – Em matéria, jornal The Guardian fala de relatório da ONU que indicou Dilma como a melhor presidente do mundo.

Agrade ou não, para alegria de uns e tristeza de outros, 31 de agosto de 2016 será um dia gravado nos livros de história do país. Dilma Rousseff foi condenada culpada por crime de responsabilidade e teve seu mandato cassado. A então afastada presidente do Brasil deixou de ocupar essa função em definitivo e seu vice, Michel Temer, é o novo presidente da República. Está feito.

Nas redes sociais, como durante todo o processo de impeachment, as opiniões se dividem. Uns condenam, outros festejam e enquanto a polaridade política aumenta uma suposta matéria do The Guardian aponta Dilma Rousseff como a melhor presidente do mundo.

Notícia em site falso do The Guardian diz que Dilma foi indicada a melhor presidente do mundo
Notícia em site falso do The Guardian diz que Dilma foi indicada a melhor presidente do mundo

Segundo a notícia que já rendeu milhares de compartilhamentos, a ex-presidente foi anunciada com esse título pelo Conselho Econômico Social das Nações Unidas. Confira:

A atual presidente suspensa do Brasil Dilma Rousseff foi anunciada como a melhor Presidente do mundo pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas durante a sua primeira revisão anual, que foi publicada em 08 de agosto de 2016.

Uma Comissão Técnica composta por especialistas das respeitáveis Organizaões de Servios Civis Internacionais e Grupos de Reflexão julgaram Dilma Rousseff como a melhor Presidente durante o período em análise.

Ela está no cargo desde janeiro de 2011 até sua suspensão dos poderes presidenciais em maio 2016 e ela sendo cotada como a próxima Secretária Geral da ONU, se ela desejar ocupar o cargo.

Muitos criticaram a credibilidade dos resultados, o Brasil tem sido arrastado para uma série de controvérsias desde que ela assumiu o cargo e é pressionado pelo principal partido de oposição condenando cada decisão tomada pelo gabinete da Dilma Rousseff.

O resultado do relatório foi com base nos índices Políticos, Econômicos e Sociais do país e a Presidente considerada como a melhor tem sido questionada por muitos.

Eu Estou muito honrada com o reconhecimento de tanto prestígio. Eu acredito que esse feito foi conseguido através do trabalho duro e transparência. Agradeço a boa gente do Brasil pela criação de um ambiente favorável para eu desempenhar as minhas funções de forma credível como a Presidente do nosso querido país. Ó disse Dilma Rousseff.

The Guardian publicou que Dilma é a melhor presidente do mundo?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Por mais que exista uma parcela expressiva da população que adoraria que essa informação fosse verdadeira, ela não é. Primeiramente, não há matéria sobre a destacada atuação de Dilma como presidente publicada no The Guardian. O site que postou essa história é na verdade uma cópia (muito mal feita) do jornal inglês, algo muito semelhante ao blog falso do SBT que postava textos contra o governo Dilma.

Como muitos outros boatos, este traz algumas informações verdadeiras, por exemplo, o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas existe e de fato se dedica a desenvolver pesquisas e relatórios sobre questões econômicas e sociais nos países. No entanto, o ECOSOC não divulgou nenhum relatório recente, nem nada que mencionasse Dilma, muito menos como melhor presidente do mundo.

Só para fechar, o conteúdo da matéria está cheio de erros ortográficos e é nitidamente sarcástico. Com uma leitura minimamente atenta é possível identificar o tom de piada da matéria.

Ah, é provável que muita gente esteja acreditando que o The Guardian de fato publicou a história sobre a Dilma porque recentemente o veículo britânico tem se posicionado, se não contrário, ao menos receoso a respeito do impeachment.

De qualquer forma, o verdadeiro The Guardian não anunciou Dilma como a melhor presidente do mundo, nem o Conselho Econômico e Social da ONU fez isso. É tudo boato, circulado em uma cópia descaradamente falsa do jornal inglês.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Adriano Cardoso. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.