Greve geral está marcada para dia 26/06 no Brasil

By | 15/06/2015

Boato – Protesto de 24 horas contra o governo está marcado para o dia 26 de junho. O Brasil vai parar. Compartilhe.

Desde junho de 2013, quando a onda de protestos tomou conta do Brasil, a internet tem sido uma das grandes divulgadoras de manifestações. Toda organização e mobilização para protestos (como os de junho de 2013 e de março de 2015) se deu online.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Greve geral vai acontecer no Brasil dia 26 de junho, diz boato

Greve geral vai acontecer no Brasil dia 26 de junho, diz boato

Em junho de 2015, uma nova mobilização voltou a circular na internet: a de que uma greve geral vai acontecer no dia 26 de junho de 2015. Leia textos que circulam no WhatsApp e Facebook:

GREVE GERAL marcada para o dia 26/06/2015, de 00:00 até as 00:00 do dia seguinte. Vamos parar o Brasil por 24:00. Nada funcionará, ônibus, metrô, postos de gasolina, restaurantes, supermercados, etc… Assim mostraremos para o desgoverno da Presidenta e sua gangue, bando de baderneiros ladrões, que o Brasil não é deles. O Brasil é nosso! Povo que realmente alimenta a máquina de fazer dinheiro para eles. Nós que trabalhamos 5 meses por ano para pagar o dinheiro gasto na corrupção deste país. Por favor, você que está recebendo esta mensagem, divulgue-a ao máximo de pessoas que puder. Será em uma sexta-feira e dará tempo da mídia divulgar no final de semana, assim as notícias sobre o sucesso da GREVE GERAL repercutirá com resultado positivo para nós Brasileiros.

Outra versão do texto

Banco Central acaba de anunciar: a energia elétrica terá mais um reajuste, dessa vez de 31% e a gasolina de 9%.  Dia 26/06 Parasilasação Geral! Chega de tanto roubo!!!! Se vc repassar p mais 7 pessoas, conseguiremos mobilizar esse país!

No primeiro mês de Boatos.org, nós desmentimos uma história parecida. Também havia se falado em uma greve geral e, na realidade, nada aconteceu. Como você deve imaginar, essa história de 2015 também é falsa.

Além das mensagens que circulam online, não achamos nenhuma referência em relação à greve geral. Salvo a hipótese de tudo estar sendo tratado secretamente (o que não faz sentido para organizações de greve, ainda mais gerais), a história é falsa.

Além disso, é bem improvável que aconteça uma mobilização de greve geral para afrontar o atual governo do Brasil. A questão é lógica: muitos dos sindicatos (entidades que acabam se tornando organizadoras de greves) são do mesmo partido do que a atual presidente do Brasil: o PT. É bem ilógico que aconteça isso.

Sobre as informações inseridas nos textos: realmente, trabalhamos cinco meses por ano para pagar impostos. Isso é ruim? Sim. Porém, sempre foi assim e há países em que a carga tributária ainda é maior do que a do Brasil. Por isso seria de se estranhar um protesto logo agora por causa deste motivo.

Em relação aos outros aumentos citados: apesar de o preço da energia elétrica e da gasolina ter subido em 2015, o Banco Central não anunciou nenhum aumento. Até porque não é o Banco Central que anuncia aumentos. Quem aprova o aumento da energia elétrica é a Aneel. Dos combustíveis, o próprio mercado regula os valores.

Sendo assim, podemos afirmar que a história da greve não passa de uma balela. Não acontecerá nenhuma greve geral no dia 26 de junho de 2015 no Brasil. Em tempo, na Argentina isso aconteceu em maio de 2015.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora Vanessa de Castro. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook. 

13 thoughts on “Greve geral está marcada para dia 26/06 no Brasil

  1. zelão

    vai ter merda nenhuma de greve lote de anarquista.

    Reply
  2. [email protected]

    é nois vamos para tudo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Reply
  3. [email protected]

    vamos parar tudo

    Reply
  4. Wanderson

    Pelo nível do pessoal que colocou sua opinião nos comentários , além da crise de caráter em que o Brasil se encontra , também estamos em crise cultural , enquanto a população se prender a Watszapp e facebook , ao invés de buscar ler e se aprofundar em política e economia , o Brasil sempre vai continuar sendo manipulado por poucos.

    Reply
  5. JUCICLEI

    Tem que fuder com esses governo nazista bando de bandidos alguém tem que matar essa tal de Dilma sapatão igual ao ex presidente jhon Kennedy com um tiro de um rifle

    Reply
    1. Victoria Muniz

      Por favor!! Nem os nazistas não fizeram isso, Adolf Hitler levantou a Alemanha com o governo nacional-socialista.. A Dilma só está afundando o Brasil e os Brasileiros em dívidas que pagamos para ir para o bolso desses ladrões!!

      Reply
  6. Geraldo

    Fora PT, PSDB, PMDB, DEM, PTB, PSC, PTB, PC do B, ETC…

    NÃO SER TÃO TAPADOS A PONTO DE QUERER ACREDITAR QUE ALGUNS DESSES ESTÃO FAZENDO BEM AO NOSSO PAIS.

    Reply
  7. Ana Carvalho

    A carga tributaria em outros paises pode ser msis alta sim. Mas existe retorno proporcional em serviços para a populaçao! Esta previsto aumento de imposto para a telefonia, que acabara sendo repassado para os consumidores. Essa leitora parece chapa branca querendo desestimular os protestos!!! E esse blog tbem!

    Reply
  8. arnaldo

    bom dia vai ave mesmo a greve geral no dia 26/06/2015

    Reply
  9. lincoln

    FORA DILMA ,LULA, PT. LADROES DO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!FDPTS GREVE GERAL VAMOS FREAR ESSES ASSALTOS.

    Reply
  10. lincoln

    FORA DILMA ,LULA, PT. LADROES DO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!FDPTS>

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *