Greve dos caminhoneiros 2015: saiba o que é boato e o que é verdade

By | 07/11/2015

Se você está com medo de uma possível greve dos caminhoneiros de novembro de 2015, saiba que muitas informações que estão circulando na internet e WhatsApp são falsas. Clique e entenda.

Desde o final de outubro de 2015, está circulando na internet a informação de que haverá uma greve de caminhoneiros no dia 9 de novembro de 2015 para pedir a saída de Dilma Rousseff da presidência. A informação deixou muita gente apreensiva e outras um tanto quanto preocupadas. A partir daí, muita informação (e desinformação) circulou online. Para separar o joio do trigo, o Boatos.org fez uma lista do que é verdade e boato.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Saiba o que é verdadeiro e falso na greve dos caminhoneiros

Saiba o que é verdadeiro e falso na greve dos caminhoneiros

1 – Haverá paralisação de alguns caminhoneiros – Verdade

Existe um grupo de caminhoneiros denominado “Comando Nacional do Transporte” que está organizando a paralisação. Pelo o que tudo aponta, eles são ligados a outros grupos de direita (e contra o governo) que são fortes na internet como o Movimento Brasil Livre. Em março, o grupo organizou outra paralisação e tem feito a convocação pela internet. Não há ao certo o número de pessoas que vão parar.

2 – Todos os caminhoneiros do Brasil vão parar – Mentira

O CNT não tem pessoa jurídica e não é nenhuma entidade representativa dos caminhoneiros. Apesar de alguns simpatizantes do grupo pararem, a grande maioria dos integrantes da classe deve trabalhar normalmente. Sindicatos como a Unicam e Abcam já disseram não reconhecer a greve. Ou seja, a greve deve atingir um número pequeno de caminhoneiros.

Apesar de um número pequeno de caminhoneiros pararem, há a possibilidade de bloqueio de estradas. Se isso acontecer, ninguém anda ou se andar vai ser na base da confusão. Nesse sentido, a paralisação pode ter impacto até que se consiga uma decisão judicial para desbloqueio de vias.

3 – A paralisação preocupa o governo – Verdade

Como o assunto tomou conta da internet, o governo começou a se mobilizar para saber mais sobre a greve. A preocupação é que o movimento, que pede inicialmente a saída de Dilma, piore ainda mais a imagem da presidente. Mesmo que não seja um movimento grande, ele faz com que a frase “fora Dilma” volte a ser ouvida na mídia.

4 – Encham o tanque: vai faltar combustível! – Mentira

Tem circula pelo WhatsApp o seguinte texto:

ATENÇÃO CAMBADA! ENCHAM O TANQUE PORQUE A REFINARIA DE ARAUCÁRIA ACABOU DE FECHAR E VAI FALTAR GASOLINA NO PARANÁ INTEIRO ESSA SEMANA! É O COMEÇO DA MAIOR GREVE RODOVIÁRIA DA HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA! A GREVE DOS CAMINHONEIROS ESTÁ VINDO PRA DERRUBAR ESSES MALDITOS SOCIALISTAS DO PODER! A GREVE COMEÇA DIA 09/11, MAS A REFINARIA JÁ ESTÁ PARADA! REPASSE

Apesar da informação bombástica, a Petrobras nega que esteja acontecendo qualquer tipo de desabastecimento no Paraná, apenas queda. Um detalhe importante: isso não tem nada a ver com greve dos caminhoneiros e sim de integrantes das refinarias.

5 – Será a maior greve de caminhoneiros da história – Mentira

Da forma que o movimento está esvaziado, é pouco provável que a greve seja a maior da história. É difícil mensurar qual foi a maior greve da história: se foi a de 2012 ou a de 1999. A não ser que a situação vire e outros movimentos entrem na greve, ela não deve ser a maior da história.

24 thoughts on “Greve dos caminhoneiros 2015: saiba o que é boato e o que é verdade

  1. Não é ódio é nojo

    Meu kmarada. Tu ta errado, não existe mais esquerda ou direita. O que existe hoje é: quem trabalha e paga impostos, enfim, burros de carga e os malandros e ladrões que estão metendo a mão, raça que se acha de casta superior e com isso vivem nababescamente por conta dos otários que sustentam a farra toda. Efim, so existe esperto porque os otários são OTÁRIOS

    Reply
  2. Gilberto Martins

    Parabéns aos Caminhoneiros, que estão dando forças para tirarmos a Dilma do Poder. Impeachment Já !!!

    FORA DILMA, IMPEACHMENT JÁ !!!

    Reply
  3. Chris

    Parabens aos caminhoneiros que continuem assim ate esses fdp do poder sair fora!

    Reply
  4. Mr Anderson

    Vocês só podem ser mais um puxa saco desse governo de merda. A questão 4 já é realidade onde moro. O fato é que refinaria também estão em greve, apesar de não ter lá ligação com a causa dos caminhoneiros, mas oras, se a fábrica e o transporte estão paralisados é claro e notório que isso se tornaria realidade…

    Reply
  5. marcelo

    Uma página que ”desmascara” boatos, principalmente se forem contra o governo. Muito bem! E os boatos espalhados por petistas ( e que são muitos) a página deve examinar um a cada mês e desmentir um por ano, só para dizer que é isenta. Eu tenho um primo que esta em uma paralisação e ate me mandou fotos, se realmente não existe a paralisação, o meu primo deve ser muito bom na arte do photoshop!!

    Reply
  6. Rafael brito

    Por que prejudicar à todos os seres humanos por causa de grana?Vão se foder todos vocês

    Reply
  7. jose pinheiro

    também sou carrteiro estou fora da esses dias porque o caminhão esta em oficina mecânica mais mesmo de casa estou firme com vocês vamos é agora a hora deus em sua infinita bondade nos dará sabedoria para que sem baderna e com respeito e mansidão vamos vencer conte comigo meus irmãos agora e sempre abraços

    Reply
  8. Robson

    É lamentável que uma pessoa use um espaço de comunicação para defender um governo corrupto, que teve a chance de mostrar que poderia melhorar o Brasil com seus discursos de liberdade e democracia,o qual se mostrou inimigo do povo e traidor da nação. Espero que sejam todos deportados para Cuba, cujo pais defendem com unhas e dentes, não queremos esse tipo de gente sem caráter para nos guiar ao caos e sermos no futuro uma nação nas mãos de comunistas. ( gostaria que me mostrassem qual o país comunista que tratou o povo com respeito)

    Reply
  9. Walter

    Ainda estão achando que a solução é essa quando deveriam procurar entender o que está se passando em nosso pais. Estão todos sendo manipulados com notícias falsas e que lhes possibilita esternalizarem todas as suas frustrações e anseios quando deveriam se preocupar com o que de fato irá lhes trazer benefícios. Acham que tirar um presidente eleito é tão fácil como descascar uma banana????? Tolos, isso é impossível e não traria benefício algum pelo contrário, temos que aprender a exigir que os congressistas façam a parte que lhes é cabida e vitem a reforma política, acabem com o financiamento privado de politicos, aprovem o referendo popular e o plebiscito para mudanças no governo com limite acima de 5.000 assinaturas e não 1 milhão como eles se protegeram aprovando, fazendo isso já estaremos a mais de meio caminho para o equilibrio.

    Reply
  10. denise luviso

    Caminhoneiros por favor saiam todos de greve(urgente), quero que alguem tire a dilma analfabeta que nao sabe governar o pais e levoua divida a inflacao e ainda que tirar mais dinheiro de nos… Ela e burra demais. E, os que estao no congresso tambem… Caminhoneiros parem todos voces de greve! Alguem neste pais tem que tem que tere corragem de faze-lo tarar ela de la… Sera que o exercito nao tem pelo menos um homem se quer de verdade e pewuto firme para faze-lo?!… No melitarismo mataram somente 176 pessoas! Hoje pessoal so este ano mataram 58mil pessoas por balas bandidagens… Tanto policia como por assaltos e etc e tal… Entao pessoal estamos em guerra civil e voces nao percebem isto?!?!… Estamos na ditadura vezes comunismo e voces nao operceberam ainda … Saiam caminhoneiros todos em greve mas nao voltem ewnquanto eles nao sairem do governo e todos que ja foram alguma coisa no governo nao teram mais dirwitos de ser mais algo… Pois, tem que ser pessoa nova os que tiveram algum cargo no governo ja esta contaminado… Precisamos de voces caminhneiros mas, de voces todos e nao voltem enquanto a dilma nao sair obrigado

    Reply
  11. rodrigo

    A greve é válida a intenção dos caminhoneiros também é chamar todo o povo brasileiro pras ruas,ou ta bom do jeito que tá? a saúde,educação,a alta dos preços,agora gente ta na hora se o que é verdade ou mentira não importa,sei que ta na hora do povo pegar o embalo e ir pras ruas fazer suas reivindicações também ou o brasil só PARA por conta de 0,20 centavos da passagem? agora que estamos perdendo mais e ou pagando o preço pelo os roubos dos políticos,todos se calam.TODOS JUNTOS SOMOS MAIS FORTE!

    Reply
  12. JOÃO CARLOS JR.

    Espero que esta greve tenha o apoio dos Sindicatos, é uma classe muito importante e vai dar visibilidade ao que a maioria dos brasileiros aguarda ansioso “Fora Dilma”, fora PT, até nosso judiciário está corrompido (STF, ….), é uma pena mas chegamos no fundo do poço!!!

    Reply
  13. Nivaldo

    Sou filho de caminhoneiro do que tenho muito orgulho. Teria muita vergonha se fosse filho destes vermes que estao destruindo nosso Brasil. E um recado para os bravos caminhoneiros do país….. Vocês tem o poder de mudar o que muitos poderosos não conseguem…… TIRAR ESTES BANDIDOS do PODER….pensem nisso

    Reply
  14. milady

    É vamos esperar acontecer ai saberemos oq e real e oq e boatos eu apoio sempre c for pro nosso bm não sou ignorante e nem dona da verdade

    Reply
  15. NATALIA

    NÃO SEI SE SERÁ A MAIOR GREVE DE TODOS OS TEMPOS.O QUE SEI É QUE UM AMIGO MEU CAMINHONEIRO JÁ ESTA PARADO .OS COMENTÁRIOS ENTRE OS CAMINHONEIROS É QUE VÃO PARAR TUDO.VAMOS AGUARDAR.

    Reply
  16. Robson

    sim sou a favor sim desta greve desde que paralise só o caminhões o resto automaticamente vai parar por que eu nunca vi uma estão tão ruim eles tão querendo que a gente pague conta que eles desfalcou estou com muita vergonha de ser brasileiro e da presidencia mais ainda meu amigo caminhoneiro estou com vcs a hora é agora.

    Reply
  17. Jô Chagas

    Tudo verdade tem que parar mesmo todos os caminhoneiros temos que nos unir para parar os desmandos
    desses políticos corruptos que se encontra no nosso brasil.
    Fora a corrupção
    Fora as nulidades
    Hoje o sentimento de todos os brasileiro e de vergonha, ter vergonha de ser brasileiro.
    Esperamos que acabe com isso tudo e que tenhamos orgulho de ser honesto.
    Acredito também na força do povo Brasileiro.

    Reply
  18. evanilda borges

    Meu caro Edgar verdade ou mentira, havendo a paralização, eles deveriam fazer sentados dentro de casa e com seus caminhões sem rodar para lugar algum. Eles não precisam de sair as ruas. Só o fato de pararem por dias já é o suficiente. E eles parando em seus postos normais que vai obriga-los a andar. Deu pra entender. Grande parte deles são autonomos, trabalham se quiserem ou eu estou errada.

    Reply
    1. Lucas

      Errada Sra. Evanilda.
      Se parar os caminhões em casa, nem a senhora nem a outra parte da população afetada irão notar a PARALISAÇÃO!
      FORA DILMA, é ridículo o que estes políticos estão fazendo com nosso país.
      RESPEITO!

      Reply
      1. FRANK

        Bom dia !

        Gente vcs estão confundindo as coisas a Srta Evanilda tem toda razão, sou filho de caminhoneiro, irmão de caminhoneiro e trabalho com transportes a 20 anos, o que estão fazendo é provocar alguns motoristas sem consciência a parar na beira das rodovias e provocar problemas maiores a população !
        Quem é a favor de tirar governo que saia as ruas é fácil mandar caminhoneiros parar tudo e assitir da TV de casa sentado no conforto….PARA GENTE….MAS PARA EM CASA…DEIXEM FALTAR COMIDA NA MESA DOS GOVERNANTES E DESTES BESTAS QUE PROVOCAM A ANARQUIA E ESCONDEM A CARA….num precisa arrumar briga, é só faltar comida que o povo mesmo tira ela de lá…ou esta merda de juventude num tem coragem pra isso ????
        Saiam as ruas, não coloquem os coitados pra apanhar…tem muito pai de família que na esperança de melhora está deixando esposa e filhos em casa para pernoitar na beira de rodovia enquanto os bundões da sociedade dormem tranquilos na cama quentinha….vão pra rua…é fácil mandar os outros né !!!!

        Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *