Grampo foi no telefone de Dilma e não de Lula #boato

By | 17/03/2016

Boato – O grampo telefônico aconteceu na sala de Dilma e não no telefone utilizado por um dos assessores de Lula.

Depois que conversas entre Dilma e Lula foram divulgadas pelo juiz Sérgio Moro, os ânimos se acirraram (mais ainda) na internet. De um lado, opositores falaram que esta era a prova que o cargo de ministro seria só um artifício para Lula fugir de Moro. Defensores do governo falaram que a atitude dele era reprovável.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Boato diz que grampo foi feito no celular de Dilma, diz boato

Boato diz que grampo foi feito no celular de Dilma, diz boato

No meio de tudo isso, um dos defensores do governo apontou para mais um detalhe: que Moro teria feito a escuta telefônica no telefone do Palácio do Planalto. A informação surgiu no Portal Fórum. Leia:

Grampo foi na sala da presidenta Dilma e não no fone de Lula

É muito tarde para eu baixar o áudio aqui e os méritos são todos da minha amiga Cynara Menezes. Ela acaba de divulgar no seu blog, o Socialista Morena, o grampo da PF que levou ao vazamento da conversa entre Lula e Dilma. Fica absolutamente claro que não era o telefone do segurança de Lula que estava grampeado, o tal Moraes, mas o de Dilma.

Mais do que isso, não dá para ter certeza se o grampo era no fone da presidenta ou na Sala da Presidência, o que ainda será mais grave. Escute com atenção ao áudio divulgado pelo Cynara do dia em que o Lula foi interrogado. Atente para o fato de que antes de a secretaria de Dilma ligar, a conversa já pode ser ouvida. Moro não pode grampear Dilma em hipótese alguma. Ela tem foro privilegiado.

A informação se espalhou como rastilho de pólvora. Mas não procede. E neste caso, a própria pessoa que lançou o boato desmentiu a informação. Na manhã desta quinta-feira (17), o texto foi atualizado já com a errata.

Essa matéria escrita na madrugada de ontem pode conter um erro e por isso este alerta introdutório. Várias pessoas me enviaram mensagens na madrugada alertando para o fato e por isso editei o texto.

Como é possível ouvir a discagem do fone da secretária de Dilma, supus que o telefone dela era o grampeado. E não o de Lula. Isso pode não ser verdade, me alertam aqueles que dominam mais de técnicas de grampo do que este blogueiro, que nunca grampeou ninguém. Eles me informam que só a discagem para um número já dispara a gravação.

Este blogueiro não tem compromisso com o erro. Se errou corrige e pede desculpas. Ainda quero esperar um pouco mais para fazê-lo, porém. Porque depois de tudo que já foi feito neste caso, continuo considerando aquela gravação muito estranha. E acho que vale a pena que você a ouça enquanto a gente vai apurando melhor essa história. (Edição do texto feita às 7h30 da manhã.)

A atitude da errata foi legal, mas o grande problema é que a história já havia se espalhado por outros blogs. Sendo assim, estamos aqui para informar que a história que aponta que o grampo de Moro foi feito no telefone de Dilma é falsa. Até porque o próprio jornalista que escreveu admitiu o ato falho.

PS: Esse artigo é uma sugestão do leitor Claudemir Todo-Bom. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

11 thoughts on “Grampo foi no telefone de Dilma e não de Lula #boato

  1. Rômulo

    Boa noite pessoal. Com grampo ou sem grampo na Dilma, fica evidente que armaram para livrar a pele do Lula, só que deram tiro no pé. Quanto ao grampo, se for verdade que Dilma estava grampeada está completamente errado reconheço, mesmo não gostando dela, mas direitos individuais tem de ser respeitados, mas depois de tanta polêmica fico na dúvida se ela estava grampeada ou não, caso esteja ou estava alguém deve ser punido severamente, mas acredito que o Juiz não seria burro de mandar grampear o tel da da Dilma. Por isso sou a favor que a pol. federal não tenha tanta autonomia, se não seria um quarto poder.

    Reply
  2. Sue

    Acredito que deva ser efetuada outra errata confirmando que é VERDADE que uma escuta (na sala) ou grampo no telefone da presidência foi utilizado para gravar o audio disponibilizado na internet com a gravação na integra. Confirmando o que escreveu o Sr Fabio José e, portanto a colocação esta corretíssima, no audio pode-se claramente ouvir os sons ( conversa e discagem) o toque de chamada do telefone discado antes que a ligação fosse atendida. Não há nenhuma dúvida que a presidência da república esta ou foi grampeada.

    Reply
  3. Bruno Moraes

    Alguem leva a socialista morena a serio?

    Reply
  4. Marcelo Vivan Borro

    A notícia foi classificada como boato sem investigação? Porque houve suspeita que poderia ser falsa, já foi classificada como falsa? E mesmo após o post do colega Fábio José, ainda vai continuar como boato sem investigar? Por favor não queimem sua credibilidade.

    Reply
  5. Cristiano Leme

    Pessoal, parabéns pelo site, acabei de cair aqui conferindo uma informação. Mas a Rita tem razão: esse boato aí vocês não desmentiram em nada. A credibilidade do trabalho de vocês fica em risco, e a gente perde um serviço importante. Na segunda que eu perceber um desmentido porco como esse, não volto mais. Abs!

    Reply
  6. Fábio José

    Esta informação não procede. Eu sou Engenheiro de Telecomunicações com Mestrado em sistemas móveis e garanto que esta informação de que é boato não procede, é impossível tecnicamente ouvir a voz da secretária no grampo sem o grampo estar na própria linha do gabinete da presidência. Pois o canal de voz só é reservado no momento em que se atende à ligação, antes disso só é enviado para operadora um sinal de dados, como se fosse um sinal de internet, com o endereço do telefone que se quer falar, mesmo a gravação sendo acionada neste momento pela operadora, não tem como gravar a voz da secretaria na operadora, pois o canal de voz ainda não foi estabelecido entre quem esta ligando e a operadora então a voz da secretária não chegaria até a operadora. O que retorna da operadora para quem ligou é outro sinal de dados informando se o telefone com o qual se quer falar está ocupado ou se irá chamar, o que gera o tom de chamada na linha que ligou, como neste caso, assim se grampo estive-se na operadora tanto na linha da presidência como na linha do Lula ele só iria registrar os tons de chamada e não registraria nenhuma voz antes do atendimento. Assim é possível afirmar com certeza que o grampo foi feito dentro do Palácio do Planalto, ou pelo menos no par de fio telefônico metálico entre o gabinete e a central telefônica, mas pela situação técnica atual acredito que a central fique no próprio Palácio do Planalto ou em algum anexo.

    Reply
    1. Neto

      Valeu Fabio. Estava mesmo imaginando que grampo vidente é esse que já grava voz da pessoa que vai te ligar antes da ligação ser completada. Deve ser Grampo da NASA. Nesse caso o boato é o grampo vidente…

      Reply
    2. Valério Souza

      Alguem que concorda comigo. Boatos.org errou rude.

      Reply
    3. Daniel Ferreira

      Não podemos esquecer que os telefones envolvidos são da secretaria da presidência e do segurança do Lula… Eles sabiam do grampo.

      Reply
  7. Rita Candeu

    se nem começaram as investigações como voces podem achar que estão aptos para desmentir?

    percebe que assim perdem credibilidade?
    aliás comigo já perderam
    essa não é a 1° que se apressam desmentir de forma equivocada

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *