Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Garotinho abre a boca e entrega Lula e sua amante #boato

Garotinho abre a boca e entrega Lula e sua amante #boato

Boato – Em depoimento, o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, entrega Lula e sua “amante”, Rosemary Noronha.

A prisão do ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, na quarta-feira, 16 de novembro, surpreendeu e causou muito burburinho nas redes sociais.

Anthony Garotinho, entrega Lula e sua amante, Rosemary Noronha, diz boato
Anthony Garotinho, entrega Lula e sua amante, Rosemary Noronha, diz boato

A ação, que fez parte da Operação Chequinho da Polícia Federal, acusa o ex-governador de liderar um esquema que teria usado um programa social para comprar votos nas eleições municipais de outubro deste ano.

Mas, pelo o que “dizem por aí”, as reviravoltas no mundo político não pararam por aí. De acordo com um texto que tem sido compartilhado na web, Garotinho resolveu abrir o bico e entregou Lula e sua “amante”. Confira na íntegra:

Bomba – Garotinho abre a boca e entrega Lula e sua amante, ‘foram 25 milhões de euros para Europa’, veja aqui… Na nota anterior dei a pista sobre a existência de uma conta na cidade do Porto (Portugal), na agência central do Banco Espírito Santo, onde foram depositados no 25 milhões de euros. Imediatamente comecei a receber muitas ligações de jornalistas pedindo mais informações a respeito do assunto. Recorri à minha fonte que me deu mais detalhes esclarecedores de como tudo teria ocorrido. Vocês vão cair para trás.

[…] Segundo a informação que recebi, Rosemary acompanhou Lula numa viagem a Portugal. Ao desembarcar foi obrigada a informar se a mala diplomática continha valores em espécie, o que é obrigatório pela legislação da Zona do Euro, mesmo que o volume não possa ser aberto.

[…] A agência central do Banco Espírito Santo na cidade do Porto já foi sondada sobre o assunto, mas a lei de sigilo bancário impede que seja dada qualquer informação. Porém a empresa que presta serviço de carros para transporte de valores também exige o pagamento por parte do depositário de um seguro de valores, devidamente identificado o beneficiário e o responsável pelo transporte do dinheiro.

Na apólice do seguro feito no Porto está escrito: “Responsável pelo transporte: Rosemary Noronha”. E o beneficiário, o felizardo dono dos 25 milhões de euros, alguém imagina quem é? Será que ele não sabia? A coisa foi tão primária que até eu fico em dúvida se é possível tanta burrice.

[…] Em tempo: Pelo câmbio de sexta-feira, 25 milhões de euros correspondem a R$ 68 milhões.

Garotinho abre a boca entrega Lula e amante?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Para aqueles que não simpatizam com Lula e muito menos o PT, a história foi compartilhada como verdadeira. Mas, sinto dizer (pra quem compartilhou), que a história não passa de mais um hoax. Sem mais delongas, vamos ao fatos.

Primeiro, o título (que é uma bomba, diga-se de passagem) diz uma coisa e o texto traz informações completamente diferentes. Mas, as surpresas não param por aí. O conteúdo é um amontoado de críticas e acusações ao ex-presidente. Opinião disfarçada de jornalismo.

Além disso, a página em que a história foi publicada (um blog crítico ao PT  e à esquerda em geral) já que está cheio de matérias alarmistas e sem fontes. Em outras palavras, é uma página de boatos. Se você acompanha o Boatos.org sabe que essas mensagens com chamadas bombásticas, sem datas e fontes confiáveis são, na maioria dos casos, falsas. Quando vem de fonte assim, nem se fala.

Mesmo assim, demos uma chance à informação e tentamos ver se Anthony Garotinho deu nenhum depoimento entregando Lula. Como era de se esperar, não encontramos nenhuma informação que possa comprometer Lula em sites de notícias confiáveis.

Mas não é só isso. No texto, existe a informação de 25 milhões de euros em notas e dá a entender que a foto da postagem é um flagra do episódio. Mas, não passa de uma imagem de ilustração para matérias sobre dinheiro. A origem da foto está no site de notícias holandês “TankPro”, e a matéria fala sobre o aumento de notas de euro falsas na Holanda. Pelo o que vimos, nem Lula, nem Garotinho são citados no caso.

Resumindo: pode até ter questões envolvendo Lula e Rosemary na Justiça (e fora dela, vai saber), mas (pelo menos por enquanto) toda esta tese envolvendo denúncia de Garotinho é falsa. Ou seja, é hoax!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.