Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Freixo vai nomear Jean Wyllys como secretário de Educação #boato

Freixo vai nomear Jean Wyllys como secretário de Educação #boato

Boato – Marcelo Freixo afirmou que, se eleito, vai nomear o deputado federal Jean Wyllys como secretário de Educação no Rio de Janeiro.

Como falamos há menos de 24 horas, a campanha eleitoral no 2º turno parece estar mais quente do que no 1º turno. E, sem dúvida, um dos focos das discussões políticas está no Rio de Janeiro. Na capital fluminense, Marcelo Crivella e Marcelo Freixo disputam quem vai ficar com a Prefeitura nos próximos quatro anos. E os boato giram dos dois lados.

Marcelo Freixo vai nomear Jean Wyllys como secretário de Educação, diz boato
Marcelo Freixo vai nomear Jean Wyllys como secretário de Educação, diz boato

Para o lado de Crivella, há acusação de racismo (que circulava desde o 1º turno e foi desmentida aqui). Em relação a Freixo, um texto afirmou que ele havia pedido para pessoas “aceitarem assaltos”. Agora, outra história do candidato do PSOL circula online.

Alguns blogs estão publicando que Freixo teria escolhido Jean Wyllys como secretário de Educação, caso seja eleito. De acordo com o texto que circula online, a decisão teria surgido em algumas conversas. Leia:

Se Eleito Freixo nomeará Jean Willys Secretário da Educação : Pelo amor de Deus ! Freixo em uma conversação declarou que tem interesse em colocar Jean Wyllys como secretário da educação. É válido lembrar que Jean é coadjuvante de uns dos projetos mais polêmico do Brasil, a IDEOLOGIA DE GÊNERO, sabe-se que Freixo também é a favor desse projeto de lei.

Freixo e Crivella estão no segundo turno das eleições que decidirá os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro, a disputa está muito acirrada e não se sabe ainda qual candidato está na frente das pesquisas públicas.

Marcelo Freixo é defensor da extinção da PM do Rio, não se sabe como será executado essa ”vaidade” do mesmo. Agora fica uma pergunta no ar, O que Jean fará com seu filho sendo ele secretário da educação? Será que ele, com o nível de rejeição altíssimo, Influenciará na candidatura do freixo?

Freixo vai nomear Jean Wyllys como secretário de Educação se for eleito?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O título impactante tem feito muitas pessoas ficarem em dúvida em relação a isso. Mas será mesmo que Marcelo Freixo já escolheu o nome de Jean Wyllys para ser secretário de Educação? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Como sempre, a primeira coisa que fazemos é uma análise no conteúdo que nos foi enviado para verificar a fonte da informação. Como pudemos perceber, a história surgiu de duas formas. A primeira foi em formato de meme de pessoas que não são simpáticas ao PSOL. Na imagem, há uma lista de “nomes” de secretários. Na lista, que chega a incluir Luciana Genro e Lindbergh Farias, há nome de Jean Wyllys para a educação.

O “meme” virou texto por meio do site Pelo Amor de Deus. Se você não sabe, a página já é uma notória conhecida aqui do Boatos.org. A lista de notícias da página passa pela ameaça de Gleisi Hoffmann para Sérgio Moro, a expulsão do filho de Lula de um restaurante e a cassação de Jean Wyllys. Todas as notícias, por sinal, são falsas.

Para além disso, tentamos achar a tal “conversação” em que Freixo teria declarado que Jean Wyllys era o nome para Educação. Como era de se supor, não achamos nada a respeito do assunto. Ou seja, mesmo tivesse o “plano” de colocar Jean Wyllys na Educação, ele não declarou isto publicamente.

Por fim, o próprio Jean Wyllys negou a informação. Questionado por uma internauta sobre a possibilidade de assumir a Secretaria de Educação, a assessoria do deputado disse o seguinte:

Secretário de Educação de onde? Claro que não. Temos um mandato de deputado federal a cumprir. ASCOM – Assessoria de Comunicação.

Entramos em contato com a assessoria de comunicação de Freixo. Leia:

Boatos.org: Tenho recebido dos meus leitores o pedido de averiguação sobre a seguinte história que circula online (link boato). Vocês têm algum posicionamento oficial em relação a isso? Na verdade, deu para ver que é boato (inclusive a equipe do Jean Wyllys falou sobre o assunto). Mas precisava de uma negativa oficial do Freixo. A equipe de Freixo já tem algum nome em mente para Educação? Desde já agradeço.

Assessoria Freixo: Claro que é mentira. Não tem nenhum sentido nomear Jean na Educação. A gente ainda não discutiu secretarias, mas certamente será um cargo técnico, e não político.

Resumindo: Marcelo Freixo não escolheu Jean Wyllys como Secretário de Educação do Rio de Janeiro. Em plena campanha, ele nem falou sobre nomes para assumir as secretarias caso seja e eleito. Mais do que isso, o deputado e a assessoria negaram que ele possa assumir o cargo.

Esse artigo foi uma sugestão das leitoras Thamires Batista, Claudia Segal e Flávia Alkmim. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.