Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto de Lula lendo livro de cabeça para baixo é montagem

Foto de Lula lendo livro de cabeça para baixo é montagem

Foto de Lula lendo livro de cabeça para baixo é montagem
Foto de Lula lendo livro de cabeça para baixo é montagem

Boato – Circula na internet uma foto com uma imagem de Lula supostamente lendo o livro O Aleph, de Paulo coelho, de cabeça para baixo

Não é de hoje que a escolaridade e a intelectualidade do ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva é colocada em discussão. Afinal, Lula nem sequer fez o ensino médio. Tem apenas o ensino fundamental completo e um curso técnico de torneiro mecânico. 

Em Março, começou a circular uma foto na internet com o “companheiro” lendo o livro “O Aleph”, de Paulo Coelho, de cabeça para baixo. Ótima ocasião para quem não simpatiza com Lula de poder balbuciar sobre a “burrice” dele. Mas será que a imagem que circula é verdadeira?

Sobre a imagem há ainda os dizeres: Óculos de leitura: R$ 2000,00 / Terno Ricardo Almeida: R$ 8500,00 / Tirar foto com o livro de cabeça pra baixo: Não tem preço.  E embaixo segue a legenda: Será que ele sabe ler mesmo?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Bom, vamos aos fatos. A foto que circula é montagem, perceba como está o livro se ele estivesse de cabeça para baixo a capa ia estar na mão direita do ex-presidente. A imagem original foi postada em agosto de 2010 no Twitter do escritor Paulo Coelho com os dizeres: “A grande surpresa do dia fica por conta desta foto do Presidente Lula com O Aleph, meu novo livro”.

Aí é claro que com toda a fama do ex-metalúrgico fica fácil divulgar um boato sem compromisso só pra ver onde vai dar. Na época da postagem do escritor, antes da montagem a dúvida dos detratores seria: “Será que ele vai passar da orelha?”. Esta postagem do blog de Augusto Nunes, da Veja, aponta isso.

Encaminhada à coluna pela twitteira Heloísa De Carli, a imagem só não vale como prova de que Lula agora aprecia leituras por um detalhe que aparentemente escapou a Paulo Coelho: o olhar do presidente está estacionado na orelha. Talvez se anime a decifrar a letra do autor na dedicatória. Jamais se saberá se conseguiu chegar à primeira linha do livro.

O caso dessa montagem de Lula é um caso curioso, que mesmo sendo viralizada há anos, sempre em situações convenientes (para os opositores) a imagem volta à tona. Quando será que voltará novamente? Bem isso não podemos prever. Porém, agora vocês podem ficar tranquilos que a imagem é montagem e Lula estava segurando o livro certinho. Esse ano é ano de Copa e eleições presidenciais. Portanto não se assustem se lá por Setembro ver essa imagem de novo.

Caso verem a imagem novamente, eu dou uma dica pra vocês: corram para o Boatos.org que tudo está explicado e desmentido. Luis Inácio Lula da Silva não segurou o livro O Aleph de Paulo Coelho. Ponto e basta.