Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Especial: 7 boatos sobre Jean Wyllys que circulam na internet

Especial: 7 boatos sobre Jean Wyllys que circulam na internet

Deputado Jean Wyllys é um dos campeões de boatos na internet. Confira uma lista de sete histórias falsas que circularam sobre ele.

Para fazer um balanço de como está sendo o ano de 2015 em relação a notícias falsas na internet, o Boatos.org está preparando um conteúdo especial sobre os maiores temas de boatos nos seis primeiros meses desse ano. O primeiro da nossa lista de personagens é Jean Wyllys. Apesar de não ter tanto poder como presidentes, ex-presidentes e candidatos, ele sofre tanto ou mais com boatos do que Dilma, Lula, Aécio e outros.

Vídeo espalha declaração de Jean Wyllys sobre negros e pobres serem mais perigosos
Jean Wyllys é alvo constante de boatos na internet

Fizemos uma lista de sete boatos sobre Jean Wyllys que circulam online:

1 – Jean Wyllys propõe emenda à Bíblia

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Em junho de 2015, começou a circular na internet a informação de que o deputado estaria propondo um projeto para retirar trechos homofóbicos da Bíblia. Quem compartilhou não sabia (ou até sabia, sei lá né) que a fonte da informação é o blog de Joselito Muller, que publica muitas notícias falsas. Leia mais sobre o boato.

2 – Jean Wyllys propõe licença-maternidade para quem realizar aborto

Também vinda do blog de Joselito Muller, a história falava de um projeto de lei do deputado para que a licença-maternidade passe a ser paga para mulheres que realizam aborto. Como é possível imaginar, muita gente compartilhou a história como verdadeira. Leia mais sobre o boato.

3 – Jean Wyllys quer criar profissão de ex-BBB

Essa história também falava de um projeto de lei de Jean Wyllys. Ela dizia que ele queria regulamentar a profissão de ex-BBB. Mais uma vez, a internet acreditou em um site de notícias falsas. Mas não era o Joselito Muller e sim o blog Sacizento. Leia mais sobre o boato.

4 – Jean Wyllys diz que população negra e pobre é perigosa

Dessa vez não foi blog de notícias falsas. O que começou a circular na internet foi um vídeo com a declaração que Jean Wyllys diz que a população negra e pobre é mais perigosa. O vídeo viralizou, mas o que nem todos sabiam é que ele estava cortado e, na realidade, Jean Wyllys queria falar que eles eram considerados “perigosos” no imaginário dos militares. Leia mais sobre o boato.

5 – Jean Wyllys diz que Bíblia é uma piada e cristãos são palhaços

Mais uma suposta declaração polêmica que ele teria dado. Desta vez, sem áudio, vídeo ou qualquer outra prova, Jean Wyllys teria dito que a Bíblia é uma piada e cristão são palhaços. Um detalhe: mesmo sem provas, a história foi muito compartilhada. E claro, era falsa. Leia mais sobre o boato.

6 – Jean Wyllys defende pedofilia em entrevista para a CBN

Outra história falsa sobre Jean Wyllys dizia que ele teria declarado durante uma entrevista para a Rádio CBN que a pedofilia era saudável para o crescimento da criança. Novamente a história se espalhou mesmo sem qualquer indício da entrevista. No fim, a CBN e Jean desmentiram a história. Leia mais sobre o boato.

7 – Jean Wyllys apoia projeto que regulamenta casamento entre pessoas e animais

Também de Joselito Muller, essa notícia falsa aponta que a deputada Maria do Rosário queria criar um projeto que permitia o casamento entre pessoas e animais. A história dizia que Jean Wyllys queria ampliar o projeto para pessoas e animais do mesmo sexo. Não precisa dizer que a história é falsa. Mas até um padre acreditou. Leia mais sobre o boato

Em tempo: até Jean Wyllys criou um Boatos.org para as histórias contra ele. Leia aqui.