Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dilma vai tirar o dinheiro das contas na quarta, 18, diz áudio falso

Dilma vai tirar o dinheiro das contas na quarta, 18, diz áudio falso

Boato – Saca todo o dinheiro da sua conta porque Dilma vai dar um golpe de estado e sacar o dinheiro das contas na quarta-feira, dia 18.

Definitivamente, 2015 tem sido o ano dos confiscos. Neste ano, nós do Boatos.org já esclarecemos informações falsas sobre confisco da poupança em fevereiro, em março (se atente a este boato), do FGTS e da “poupança fraterna racial”. Quase no fim do ano, vamos falar de mais um desses casos.

Boato diz que confisco da poupança ocorrerá em 18 de março
Boato diz que confisco da poupança ocorrerá dia 18

Em novembro de 2015, um áudio começou a circular com força no WhatsApp. Nele, uma mulher avisa a amiga (Fernanda, pelo o que identificamos) que a chefe dela teria ouvido de um gerente de banco que tem irmão deputado que a Dilma iria tirar o dinheiro das contas na quarta-feira (18). Ou seja, era para a amiga sacar todo o dinheiro com antecedência. Não temos o áudio aqui, mas transcrevemos parte dele.

Fernanda, deixa eu te falar. Nós acabamos de ficar sabendo aqui de uma informação de um gerente de um banco aqui dos Estados Unidos que é irmão de um deputado aí do Brasil que admitiu à nossa chefe aqui, que tem uma empresa aqui e no Brasil também, que quarta-feira vai ter um golpe de estado igual ao do Collor. Que a Dilma vai retirar o dinheiro das contas aí do Brasil. Tô te avisando porque se você tiver dinheiro, você recebe dia 15, saca todo o dinheiro da conta e não deixa nada na conta. Eu vou até adiantar cartão de crédito e pagar e o que sobrar, se sobrar alguma coisa na conta, vou transferir para a sua conta, tá? Você vai na boca do Caixa e saca pra mim. E avisa o pessoal, avisa xx, xx, (não identificamos, mas parece nome de lugares em inglês) que todo mundo saca dinheiro dia 18. Olha é uma coisa que a gente sabe porque eu tô aqui. A Lisandra, que tem contas no Brasil, vai tirar tudo, ela tá tirando tudo. Eu também não vou pagar pra ver porque Deus me livre. Tem pouco e ainda tira. Se você quiser passar pra frente, você passa. Eu vou tirar, vou deixar a minha conta negativa.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

É até chato ficar desmentindo a mesma história por tantas vezes e usar as mesmas justificativas. Mas como a nossa missão é essa, vamos aos fatos. Para começar: o texto cita a fonte mais vaga do mundo. Olha só: o gerente, que é irmão de deputado, falou para a chefe, que falou para a funcionária, que está falando para a amiga. Com exceção da “Fernanda”, não há identificação de mais ninguém.

Mas digamos que o gerente do banco tivesse chegado a essa informação. Se o cara que está nos EUA soube, imagina se já não teria vazado para a imprensa aqui no Brasil. Não é verdade? E nas nossas pesquisas, não achamos nenhuma previsão de confisco ou retirada de dinheiro dia 18.

Além disso, por que o governo deixaria para sacar todo o dinheiro das contas na quarta-feira (18) se poderia tirar antes? E mais, apesar do confisco do Collor ter sido horrível (opinião minha, claro), não era golpe de Estado. Golpe de Estado é outra coisa. Contando tudo isso e o fato que já desmentimos dois boatos parecidos neste ano, a que conclusão chegamos? Claro que é a de que se trata de mais um boato.

Agora um fato interessante. No boato de março, a previsão para o confisco era no dia 18. E adivinha em que dia da semana cairia? Certo, quarta-feira. Isso nos leva a crer que o áudio do boato foi reciclado e recriado. Resumindo: não precisa tirar dinheiro do banco (se é que você tem), a Dilma não vai tirar ele na quarta (18). Nem em março, nem em novembro.

PS: este artigo foi uma sugestão dos leitores (e amigos) Nathália Mendes e Ricardo Costa. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.