Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Deputado propõe proibição de sutiã com bojo no Brasil, diz notícia falsa

Deputado propõe proibição de sutiã com bojo no Brasil, diz notícia falsa

Boato – Projeto que proíbe uso de sutiã com bojo é sugerido pelo deputado Gilmar Fernandes Quintanilha (DEM-RJ) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

A organização de grupos na internet contra e a favor do feminismo tem feito a disputa entre gêneros (e direitos da mulher) se transformar em uma verdadeira guerra online. Para colocar mais lenha na fogueira, uma notícia começou a circular pela web: a de que um projeto de lei pedia a proibição da venda de sutiã com bojo no Brasil. Leia:

Sutiã com bojo é proibido em projeto, diz balela
Sutiã com bojo é proibido em projeto, diz balela

Deputado propõe a proibição do sutiã com bojo no Brasil

Projeto de lei que proíbe o uso e a comercialização de sutiã de bojo no Brasil deve ser votado até novembro do corrente ano e mudar hábitos das mulheres.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Deputado Gilmar Fernandes Quintanilha (DEM-RJ) apresentou a comissão de constituição e justiça da câmara dos deputados em Brasília um projeto extremamente polêmico que já está causando polêmicas mesmo antes de ir ao plenário para votação. O projeto encaminha a proibição da comercialização e utilização do sutiã com bojo no Brasil.

Segundo o deputado Gilmar Fernandes Quintanilha este acessório promove o crime da propaganda enganosa na medida em que sugere que o busto da mulher seja proeminente e rígido como parece na forma ajustada pelo sustentáculo íntimo da mulher.

Do ponto de vista legal a publicidade enganosa é compreendida como aquela que mente sobre produtos ou serviços ou deixa de dar informações básicas ao consumidor, levando-o ao erro. Caso a comissão de constituição e justiça reconheça legalidade no projeto ele deve ser votado em novembro deste ano.

É claro que a tal história causou polêmica e logo as pessoas foram compartilhando e falando dos absurdos do tal deputado Gilmar. Mas só tem um detalhe: a história é falsa. Em termos de nível de dificuldade para desmentir a história, essa se encontra no “quase zero”.

A primeira coisa é verificar quem seria o tal deputado do DEM. Procurando no site da Câmara, percebemos que ele não existia. O segundo ponto é procurar pelo tal projeto do sutiã com bojo. Como é possível imaginar, também não existe.

Mas qual a solução da história? Simples: ela vem de um site de notícias falsas. Originalmente, o caso do deputado foi publicado no site “Enfu”, na categoria “Shownarlismo”. Aqui no Boatos.org já desmentimos algumas notícias de lá. Uma delas é a da mulher que teria desaparecido no carnaval e dizia ter sido abduzida. Outra é a da morte do estudante por excesso de leitura.

Resumindo e sendo bem direto: a história que a aponta que um deputado quer proibir sutiã com bojo no Brasil não existe. É só uma brincadeira de um site de notícias falsas que muita gente acabou acreditando.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora e amiga Ana Elisa Santana. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.