Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Cunha ameaça arrastar o Congresso se cair, diz boato

Cunha ameaça arrastar o Congresso se cair, diz boato

Boato – Eduardo Cunha prometeu denunciar todos os podres do Congresso se for afastado ou preso na investigação Lava Jato.

A última semana foi mais uma vez movimentada no cenário político nacional. O Conselho de Ética decidiu seguir com o processo de cassação contra Eduardo Cunha e agora o presidente da Câmara dos Deputados terá que defender-se formalmente. A oposição adorou, os aliados estão chocados e os boatos sobre esse assunto não param.

Cunha promete 'levar muitos' com ele caso seja afastado, diz boato
Cunha promete ‘levar muitos’ com ele caso seja afastado, diz boato

Segundo uma notícia republicada em diversos sites, Eduardo Cunha ameaçou dar nomes aos bois e denunciar vários políticos envolvidos com corrupção caso seja afastado do cargo ou preso em decorrência de acusações da Lava Jato. Confira alguns trechos:

‘Se Cunha for preso e assinar delação, vai arrastar metade do Congresso junto, diz jornalista

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Aliás, diga-se de passagem, é a oposição mais incompetente que temos acompanhado desde os anos 70. Essa ação desastrosa de marketing foi toda planejada por Aécio Neves, Carlos Sampaio, Agripino Maia e vários outros comparsas da direita conservadora. Foi mais uma jogada de principiante e um golpe inábil da direita, em parceria com a mídia golpista, tendo como objetivo confundir a população brasileira. Tudo não passou de encenação. Ninguém do PSDB ou mesmo de seus partidos aliados querem ver Eduardo Cunha na cadeia. Cunha sabe muita coisa sobre o PSDB e o DEM!

Cunha é um político inteligente, ardiloso, dono de muitos segredos no meio político e pode, a qualquer momento, implodir mais da metade do Congresso Nacional com denúncias de corrupção em série’.

Procuramos por todos os lados o(a) jornalista que soltou essa informação. Não encontramos nem vestígios dessa pessoa. Para piorar, além da suposta fonte não ser mencionada e de não sabermos a origem da ameaça de Cunha, ao que parece o deputado disse isso para apenas um jornalista, esse que não sabemos quem é. Afinal nenhum outro veículo da grande mídia comentou o assunto. Estranho não?

Cunha, por sua vez, não segura mesmo a língua na frente das câmeras, sempre que aparece dá declarações muito calmas desmentindo as denúncias contra ele, defendendo-se sobre suas contas na Suíça, acusando o governo de conspiração. Será que o presidente da Câmara seria ingênuo de dizer ‘se eu for, todos vão também’ praticamente admitindo que sabe de vários podres e que não os denuncia?

Convenhamos que seria um baita tiro no pé, afinal existe lei que estabelece a obrigação do servidor público de denunciar irregularidades de que se tenha conhecimento:

Lei nº 8.112, de 11/12/90

Art. 116. São deveres do servidor:

[…]

VI – levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração

XII – representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

De fato, não é a primeira vez que Cunha aparece ligado a casos de ameaça para favorecimento próprio, mas dessa suposta fala não há indício algum. Até que se prove o contrário, Cunha não ameaçou levar a oposição com ele se cair.