Confisco da poupança em 15 de abril, alerta major Duarte #boato

Boato – Retirem todo o dinheiro da conta corrente e poupança antes do dia 15 de abril. Dilma vai passar a mão em todo o dinheiro com um confisco por causa da Guerra Civil e Golpe de Estado.

De todos os boatos que circulam na internet (e não são poucos) um dos mais idiotas são os que circulam por áudios no WhatsApp. Se o áudio fala de confisco de poupança e Guerra Civil, praticamente chega ao topo no quesito estupidez. Mas mesmo assim, muita gente cai nessas histórias.

Confisco da poupança vai acontecer no dia 15 de abril, diz boato
Confisco da poupança vai acontecer no dia 15 de abril, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Na semana anterior à votação do impeachment, um áudio que já circula há algum tempo na internet voltou à tona em uma nova versão. Um tal de “major Duarte” do Grupo Gebodam do Rio de Janeiro fala da ameaça de golpe de estado e dá um conselho: retirem todo o dinheiro da conta corrente e poupança. Leia:

MILITARES ALERTAM PARA RETIRAR O DINHEIRO DAS CONTAS DOS BANCOS E POUPANÇA. VÃO CONFISCAR NO DIA 15. PERIGO DE GOLPE DE ESTADO DO PT BOLIVARIANO POPULISTA NACIONAL SOCIALISTA NAZISTA

Atenção senhores do grupo gebodam quem fala é o diretor presidente major duarte. Preste atenção na informação que vou passar para vocês. Os senhores que ainda têm uma certa quantia em banco, em conta corrente, em caderneta de poupança, retirem todo o seu dinheiro. Retirem o dinheiro de vocês do banco.

Golpe de Estado! A Dilma vai passar a mão em todo o dinheiro da conta corrente e caderneta de poupança no dia 15. Já existe uma revolução em São Paulo em andamento. Vai ser instaurada uma guerra civil em nosso país. A informação é precisa. A informação vem dos Estados Unidos. Levem a sério a nossa informação. Tirem o dinheiro da conta corrente, caderneta de poupança. Um abraço a todos.

Confisco, guerra civil e golpe?

Como citamos acima, esta teoria de confisco e guerra civil é tão furada que dá até preguiça de desmentir. A última vez que haviam prometido o “confisco” foi em 15 de março do ano passado. Este link do Boatos.org dá mais detalhes de como funcionam essas farsas.

Um ponto importante: o sujeito se identifica como major Duarte do Grupo Gebodam. Pesquisando na internet descobrimos que se trata de um grupo especializado em treinamento de seguranças. Para desmentir a história, o Facebook do próprio grupo publicou o seguinte:

A Todos os que eu Reispeito pq estão vinculando o meu nome ao movimento Brasil. acabei de ver . estou elaborando uma publicação que irei postar pra que todos leiam entre hoje e amanha Meu Deus como voces conseguem fazer tudo isso quem sera que esta por traz de tudo isso. . não existe veracidade dos fatos estou apurando para que tenham mais detalhes , boa noite a todos

Como vocês podem ver, o engraçadinho utilizou o nome de um grupo que já existe para lançar a história. Mas ela foi desmentida pelo próprio Gebodam. Resumindo: não precisa correr para tirar o dinheiro da poupança, não terá confisco, guerra civil e golpe de estado (a não ser que você considere o impeachment um golpe).

PS.: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Jacira Ávila. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

7 comentários em “Confisco da poupança em 15 de abril, alerta major Duarte #boato

  • 15/04/2016 em 01:32
    Permalink

    Rita se for por falta de adeus vc ta indo tarde de mais

    Resposta
  • 14/04/2016 em 13:47
    Permalink

    Não sabemos em quem acredita,,mais eu acredito na palavra de Deus essa sim é verdadeira

    Resposta
  • 13/04/2016 em 20:25
    Permalink

    Como é triste ter pessoas não cultas, por que se for de má fé, cadeia nele! Isso é terrorismo.
    Golpe sem crime comprovado é GOLPE!

    Resposta
  • 13/04/2016 em 16:28
    Permalink

    Este é um caso de Policia que deveria ser investigado, principalmente vindo de partidos como PT e PC DO B. Cadeia para eles.

    Resposta
  • 13/04/2016 em 08:26
    Permalink

    é claro que esse impeachment – sem crime – é um golpe de Estado
    pena e lamentável que mais uma vez voces falem isso

    começando achar que esse site não é de confiança
    essa é a 3° que voces metem os pés pelas mãos
    e por isso não vou compartilhar mais nada daqui

    não divulgo coisas suspeitas

    Resposta

Deixe uma resposta

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)