Casal que levou cuspida de José de Abreu é de amantes #boato

By | 26/04/2016

Boato – Casal que discutiu e levou cuspida do ator José de Abreu é formado por um advogado casado e sua amante modelo.

A briga política não tem limites. E neste sentido quem defende o direito às mulheres pode se transformar em um ultraconservador na outra semana. O termômetro só é qual lado político defender.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Casal que levou cuspe de José de Abreu era de amante, diz boato

Casal que levou cuspe de José de Abreu era de amante, diz boato

Pois é. Circula na internet alguns textos que apontam que o casal que discutiu com o ator global José de Abreu seriam de amantes. Ele, um advogado. Ela, uma modelo. A informação foi postada no Blog da Cidadania e replicada por diversos sites favoráveis ao governo (como o Brasil 247). Leia trechos do texto postado no site “Plantão Brasil”:

Casal que xingou Zé de Abreu e levou cusparada era de amantes. Advogado é casado

É uma daquelas situações incompreensíveis a forma como algumas pessoas estão tratando o episódio envolvendo o ator global José de Abreu e um (aparentemente) jovem casal na semana passada.

O caso é extremamente simples. Qualquer pessoa com olhos e ouvidos em funcionamento é capaz de entender exatamente o que ocorreu entre as pessoas supracitadas. Porém, entre o fato e a versão há sempre uma zona nebulosa que permite aos espertalhões distorcerem a verdade.

No sábado, o Blog chegou a acessar a página dela no Facebook. Porém, nesta segunda-feira o perfil da “ex-modelo” naquela rede social foi apagado. Em uma busca na internet, descobre-se que ela tem um perfil na rede social Linkedin. Ou melhor, tinha. Porque também foi apagado.

Fonte do Blog que atua em um grande jornal paulista explica a perda de ímpeto militante desse casal fascista após o ímpeto agressor inicial. O tal “advogado” que agrediu José de Abreu estava no meio de uma traição à esposa, que não pode saber que que ele jantava com outra mulher no dia em que ambos decidiram dar vazão ao próprio fascismo.

Casal de amantes brigou com José de Abreu?

Caramba. Que ataque baixo! Não vamos entrar nem no mérito de quem estava com razão na discussão (apesar de que é fato que uma cusparada é, sim, agressão), mas a história deles serem amantes não procede. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto está na própria estruturação do texto. Neste sentido, ele nada mais é do que uma defesa da ação de Abreu. Lá para o seu final, a acusação do casal ser de amantes é só mais um ponto na história (depois da afirmação de que a moça deletou suas redes sociais). Está aí mais um erro. O nome da mulher identificado está no Facebook. Não vamos divulgar no nome aqui, mas é só dar um Google e checar lá.

Ao longo do texto, é dado do nome da mulher com TODAS as letras, profissão e chama atenção o fato de ser “ex-modelo” (com a intenção de dizer que ela se prostituía). Pelo o que apuramos, ela era modelo de modelar. Até porque, vimos em postagens antigas campanhas que ela fazia. Por sinal, a moça, moradora do bairro Itaim Bibi, é filha de um dono de escritório de advocacia e felizmente (para ela) não precisaria “buscar” dinheiro em programas.

Outro ponto que chama atenção no texto é o fato do autor não citar o nome do homem. Quer dizer, ele identifica a mulher, a expõe e nem dá o nome do sujeito? Das duas, uma. Ou ele quis “poupar o homem” (e agiu de forma muito machista, culpando a mulher do adultério) ou não sabe quem ele é. E se não sabe quem ele é, como vai saber se é casado.

E aí chegamos ao último ponto da história: vocês viram a fonte da informação que aponta que o casal é de amantes? “Fonte do blog de um grande jornal paulista”? Quem acompanha o Boatos.org sabe que este tipo de fontes é típico de boatos online. É quase como “um tenente do meu batalhão” ou “uma enfermeira do Hospital Universitário”.

Resumindo: pode ser que seja um casal de amantes? Até pode (o que, por sinal, só diz respeito a eles em âmbito pessoal). Porém, o que os textos que circulam na internet fazem acusando ele de ser casado e ela de se prostituir passa muito longe da realidade que apuramos. Que venham provas mais concretas porque essa daí não colou.

PS: fizemos as seguintes perguntas ao blog que postou a informação:

Caros. Sou Edgard Matsuki, editor do Boatos.org. Recebi sugestões para que eu averiguasse se uma informação que saiu no blog de vocês é certa ou errada. Consta a informação que o casal que recebeu a cusparada do José de Abreu seria de amantes. Gostaria de perguntar o seguinte: 1) como vocês verificaram a fonte da informação? 2) Há alguma prova? 3) Por que razão só o nome da mulher é citado? 4) Qual é o nome do homem? Desde já agradeço a atenção

Até o momento, não obtivemos respostas.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores (e amigo) Leandro Melito, Aranei Gutterres, Erô Valentine e Lucélia Jerônimo. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

24 thoughts on “Casal que levou cuspida de José de Abreu é de amantes #boato

  1. Demétrio

    E ai galera? cadê o Casal?? o Zé deveria ser processado ne? por que eles desapareceram?

    Reply
  2. Claudia Akemi Oshiro

    A caverna de Platão significa que o povo se humilha por muito dinheiro. Um exemplo da atualidade está o famoso Zé de Abreu que entrou na boca do Povo e a mídia tem seu público-alvo seguido da notícia da cuspida. O povo se humilha por muito dinheiro e a tv é um show da vida baseado em fatos: ele não cuspiu na mulher, mas tá se transformando em um circo,
    Pela perspectiva filosófica de Platão as sombras são imagens reais e por um erro de Zé de Abreu dando exemplo e se desculpando ao vivo no Programa do Faustão, assim como nossos pais um dia assemelharão á imagem. Esquecemos dos conselhos dos sábios e antigos e não estamos preparados para viver neste Mundo Novo. Erro é reconhecer e não cair em queda é não errar jamais isso é um momento de Grandeza . Errar não humano, é ter limite para tudo.

    Reply
  3. Claudia Akemi Oshiro

    A midia reverte seus lucros em projetos socio- ambientais? O povo é o publico alvo a tv é um show da vida baseado em fatos que tá se transformando em um circo.Acuspida do zé de abreu significa que o povo se humilha por muito dinheiro

    Reply
  4. João Batista Kreuch

    Eu tinha alguma consideraçăo pelo boatos.org mas acabo de ver que é mais um site de pouca utilidade e nenhuma seriedade. Como confiar num apanhado de contra-generalidades como esse texto???????

    Reply
  5. Julio

    Não desmentiram nada, pelo contrário, só aumentaram o boato. Parabéns!

    Reply
  6. Alceu S Grandi

    O que é isso, boatos.org ???
    Esse “desmentido” parece libelo da dupla coxeba… menos, boatos.org
    Ou teremos que criar um novo blog/serviço:
    Recontraboatos.org

    Reply
  7. Moisés Santos

    Cusparada não é agressão é injuria, porque fere a honra do atingido, conforme o artigo 140 do código penal.
    Hoje em dia, não se pode andar com uma camiseta vermelha, que alguns ignorantes começam a provocar e a xingar. Estamos vivenciando uma época de falsos moralistas, pessoas que defendem a “família tradicional” e traem as esposas, fazem filmes pornôs homossexuais, corrupto que se diz contra a corrupção, , batam nas esposas, enfim, agridem e acusam para tentar desviar o foco.
    Cada um faz da sua vida o que bem entender, desde que não cause nenhum prejuízo ao próximo.
    Concordo em alguns pontos do texto desta matéria, como se só ela estivesse errada, a adultera e o advogado, porquê não a adultera e o cafajeste, mas acho que o autor saiu em defesa da mulher como se fossem conhecidos. Falou, falou, mas o teste não tendeu a manchete, não respondeu se era ou não era boato. O texto saiu mais como uma defesa de facebook.

    Reply
  8. Paulo

    Blá , blá, blá, mas desmentir o “boato” com fatos, nada! Foram apresentados apenas questionamentos, não desmentidos.

    Reply
  9. Edmilson

    Se um vagabundo desse se atrevesse em cuspir em minha mulher!… Ah! Ele depois ia precisar de um bom dentista e logo em seguida um bom cirurgião plástico… Eu ia detonar a cara dele, que ele nunca mais ia ter boca pra cuspir em ninguem.

    Reply
  10. Cesar Guimarães

    A grande questão, se efetivamente for boato, onde estaria o casal mal educado???

    Reply
  11. Valquíria Crisley Figueira

    A manchete já denuncia a intenção do texto. José de Abreu foi premeditadamente provocado durante vários minutos, à exaustão. A reação intempestiva e impensada deve ser encarada como uma reação à agressão sofrida e não o contrário.

    Reply
  12. Rapha

    Fiquei na dúvida, se vocês não chegaram na fonte para averiguar se de fato é ou não um boato por não terem sido correspondidos, como afirmar que é um boato? Ou até o momento é um boato?

    Reply
  13. tlenine

    Ora, o cuspe e o xingamento são agressões. esses caçadores de boatos são muito coniventes com o lado “direito” da coisa. Cada vez que venho aqui, percebo claramente uma boa vontade com o pessoal verde amarelo e uma má vontade dom os vermelhos. Vc xingar um cara que nem conhece de safado e, pois, xingar a mulher dele de safada e o blog só falar do cuspe, que coisa estranha. agora se eles eram amantes ou não nem vcs nem o blog conseguiu provar, enfim, é moralismo mesmo. Porém, o moralismo é uma das bases do discurso verdeamarelo, machista, homofóbico, “bolsonárico” e evangélico, daí que se forem amantes mesmo a coisa tem um teor grande de hipocrisia. Aliás hipocrisia é o que mais tem se explicitado nessa realidade brasileira. Nelson Rodrigues explica.

    Reply
  14. Priscila Bezerra

    Olha, o texto que li citava primeiro como fonte do nome dela uma postagem do Roger, Ultraje a Rigor. E em nenhuma parte do texto eu vi insinuações de que fosse prostituta, dizer ex-modelo para mim significa quem já trabalhou como modelo, mas não trabalha mais com isso e só. O cargo de prostituta foi por sua conta! E, pelo que entendi, o nome do homem não foi citado pq era ele quem teria problemas em casa se fosse citado e não a ex-modelo!

    Reply
  15. Lili

    Beleza, mas onde está o casal? Achei que logo após a postagem do vídeo iria me deparar com a defesa do casal nas redes sociais ou em algum site. Só conheço a versão do José de Abreu. Quem não se defende, acaba que assume a culpa.

    Reply
  16. Pedro Henrique Paiva

    Esse desmentido está meio tendencioso. Parece até uma defesa do casal, pois fala da agressão que é a cusparada, mas não fala da agressão que é importunar e xingar uma pessoa (e xingar sua família) num local público, por simples divergências políticas. Afinal, pelo que sabemos até agora, quem iniciou tudo foi o casal. Nada teria acontecido se não fosse essa modinha besta (e extremamente errada e fascista) de incomodar os outros em restaurantes, hospitais, livrarias, etc. por causa de visões políticas. O Boatos.org já foi melhor. Aqui nem desmentiu. Primeiro afirma categoricamente que “a história não procede”. Depois, no final, admite que pode ser verdade. E a chamada para o desmentido no Facebook diz que “a história está longe de se encaixar”. Ao ler o texto, entretanto, percebe-se que não está tão longe assim. Falta explicar o sumiço do casal, que, aparentemente, não quis dar as caras depois do ocorrido. Quanto ao texto original (da suposta mentira), tem-se a impressão de que a identidade do tal advogado não é revelada porque é desconhecida. Já a identidade da moça teria sido revelada pelo roqueiro Roger (outro que gosta de xingar petistas). E é exatamente essa a fonte citada por Eduardo Guimarães. Não é ele que insinua nada sobre a moça. A expressão “ex-modelo” veio no tuíte do Roger. O Eduardo apenas a reproduziu, entre aspas, devido ao fato de ter estranhado a expressão.

    Reply
    1. Isabelle

      Exatamente.
      Boatos.org acaba de cair no meu conceito.
      Agiram de acordo com aquilo que tentaram criticar.

      Reply
  17. Charles

    Quer dizer que do lado de lá não tem provas, vocês também não, ou seja, tiro trocado… vocês fizeram uma interpretação de texto, tendenciosa, mas interpretativa ok! quanto a relação de um possível casal de amantes, deixou de ser pessoal à partir do momento que eles, por si só armaram um circo publicamente. Menos Alice…

    Reply
  18. Ana

    Esse foi um dos piores textos do boatos.org. Argumentos fracos tanto de quem publicou a história como deste site.

    Reply
  19. Alex

    Nesse episódio, sou a favor de José de Abreu, que apenas reagiu a uma agressão. Mas nem por isso sou a favor de disseminação de mentiras para prejudicar a imagem do casal. Porém, fica a pergunta: se não se importaram com a exposição que um escândalo provocado por eles em local público (e justamente com um famoso) poderia lhes acarretar, por que sumiram? Por que não vão a público se defender, nem que seja com uma simples postagem nas redes sociais? O texto do Blog Cidadania pode até ser tendencioso (como esse também é ao, claramente, não sopesar o lado de José de Abreu), mas levanta questionamentos salutares. Afinal, ao menos deram uma queixa na delegacia, já que se sentiram tão ofendidos?

    Reply
    1. gmochel

      Quem escreveu essa ebsteira? Luciano Ayan ou Marcelo Tas? O artigo do boatos.org parece mais falsa que a notícia dos amantes.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *