Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Presidente do STF, Cármen Lúcia, diz que pode pedir prisão de Michel Temer #boato

Presidente do STF, Cármen Lúcia, diz que pode pedir prisão de Michel Temer #boato

Boato – A Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, disse que pode pedir prisão de Michel Temer e Aécio Neves.

Depois que a imprensa divulgou o conteúdo da delação que indica que Temer concordou com a compra do silêncio de Eduardo Cunha, a incerteza voltou ao cenário político brasileiro. Em meio a tudo isso, a mídia ainda tenta buscar informações mais detalhadas sobre o que pode acontecer com o (por enquanto) presidente da República.

Agora, a internet saiu com novas informações sobre o assunto. A bola da vez dá conta que a ministra Cármen Lúcia (tratada no texto como Carmém Lúcia) teria dito que Temer pode ser preso. De acordo com as informações repassadas no Facebook e WhatsApp, a presidente do STF teria dito que pode assinar uma autorização para prisão de Temer e do senador Aécio Neves (PSDB-MG) por obstrução à Justiça. Confira na íntegra:

PRESIDENTE DO STF CARMEM LUCIA DIZ QUE TEMER PODE SER PRESO. A Presidente do STF disse agora a pouco que pode assinar autorização para PRISÃO do Presidente Temer como a do Senador Aécio Neves por obstrução a justiça. As provas são incontestáveis disse Carmem Lucia já que além das gravações as Cédulas foram registradas pela PF como prova , registrando seus números de serie do Banco Central.

Presidente do STF, Cármen Lúcia, diz que pode pedir prisão de Michel Temer e Aécio?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

De fato, a informação caiu como uma bomba. Um dos perfis do Facebook que compartilhou a informação (ligado a grupos que pedem a volta da Ditadura) teve mais de 2 mil compartilhamentos. Ou seja, é claro que um monte de gente acreditou e saiu compartilhando por aí. Mas como você já deve imaginar, quem compartilhou estava enganado. Vamos aos fatos.

É fato que tanto Temer como Aécio podem (e devem) ser presos caso comprovadas irregularidades apontadas na delação. Porém, também é fato que a presidente do STF (que, no momento, é uma das raras figuras em Brasília que ainda goza de alguma confiança da população) não falou uma vírgula sobre isso.

Aliás, só pra ter uma ideia, a última declaração pública da presidente do STF é sobre o sistema penitenciário e de execução penal. A “bomba da delação da JBS” está tão recente que nem houve tempo de ela falar sobre repercussões. Aliás, nem o STF confirmou oficialmente (até 10h30 do dia 18/05/2017) que a delação foi homologada.

A título de conhecimento, saiba que o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, determinou o afastamento de Aécio Neves do mandato de senador. Entretanto, o ministro negou o pedido apresentado da Procuradoria Geral da República (PGR) para prender o parlamentar. Ou seja, talvez Aécio (citado como Aércio) seja preso mesmo. E nem será pode obstrução da Justiça.

Quanto a Temer, o que temos, por enquanto, são pedidos de afastamento. Na noite da quarta-feira (17), deputado Alessando Molon (Rede-RJ) protocolou o pedido de impeachment. Caberá ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), analisar o pedido.

Resumindo: a coisa está feia para Temer e Aécio, mas a notícia que aponta que a ministra Cármen Lúcia disse que pode prendê-los é falsa. Ou seja, a ministra não falou nada a respeito e temos aqui mais um boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores pelo WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.