Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Cabuçu Borges diz que Temer prometeu parar a Operação Lava Jato #boato

Cabuçu Borges diz que Temer prometeu parar a Operação Lava Jato #boato

Boato – Deputado amapaense Cabuçu Borges disse, pelo WhatsApp, que Michel Temer prometeu para as investigações da Operação Lava-Jato.

Quando o impeachment de Dilma passou no Congresso, o Boatos.org fez uma lista de sete coisas que não vão acontecer se ela sair do poder. Um dos elementos da lista era que Michel Temer, se eleito presidente, não terá vida fácil. Uma das provas disso está neste texto que circula na internet.

Cabuçu Borges diz que Temer prometeu parar a Lava Jato, diz boato
Cabuçu Borges diz que Temer prometeu parar a Lava Jato, diz boato

Antes da votação no Congresso, começou a circular na internet a informação de que o deputado Cabuçu Borges (PMDB-AP) teria afirmado que recebeu uma proposta de Michel Temer: se votasse a favor do impeachment, ele pararia as investigações da Operação Lava Jato. A “prova” do crime era um print. Leia o que está escrito:

Nossa… Jogo tá pesado

Por que?

T pediu para ir até ele hj cedo

Sério? E aí?

Disse q tem como parar a operação…

????

Lava Jato p…

!!!!

Pois é. Disse q duvidada muito disso

Claro! E ele?

Me botou na linha os chefes do mp e judiciário e confirmaram

Nossa! Falou com eles?

Sim. Confirmaram q param tudo se votarmos com cunha

E o que vai faze?

Tô conversando com o povo. Mas sei não, acho q não da certo assim mesmo

O print fez sucesso em blogs favoráveis ao governo (de Dilma) e no site Diário do Brasil (que costuma ser contrário ao governo). Leia uma das mensagens, publicada no site Diário do Centro do Mundo:

Temer prometeu “parar a Lava Jato”, diz mensagem de WhatsApp de deputado

O deputado Cabuçu Borges, do PMDB do Amapá, teve esta troca de mensagens de WhatsApp vazada. Ele não negou a autenticidade.

Michel Temer prometeu a Cabuçu Borges que iria parar a Lava Jato?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Mas será mesmo que Temer fez uma promessa tão grande para conseguir o voto do deputado Cabuçu? Pelo o que tudo indica, a resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, a única prova da tal conversa seria o print que tinha como fonte “a internet”. Para quem não sabe, a falta de fontes de informação é um dos principais indícios de boatos.

Para além disso, um dos argumentos utilizados no texto do boato era que o deputado não teria negado a mensagem. Pois é, ele negou. Por meio da conta do Twitter, ele falou o seguinte:

Ontem começou a circular nas redes sociais um falso print de uma conversa minha com alguém ligado à Lava Jato.

Reafirmo que nunca houve tal conversa e que se trata de uma prática baixa e que já estamos tomando medidas judiciais sobre essa mentira.

A prática desse jogo sujo para desvirtuar a imagem das pessoas não pode se perpetuar. Grupos se unem na internet p publicar inverdades.

Os prints e o perfil que reproduziu a falsa publicação já foram investigados e judicialmente se tomará a medida devida.

Para além disso, porque Temer faria uma promessa dessas para o deputado Cabuçu se ele sequer está lista de investigados (por enquanto) da Operação Lava-Jato. De acordo com a página Excelências, ele não tem pendências na Lava-Jato. Ou seja, não seria uma promessa muito efetiva.

Resumindo: Temer não prometeu para Cabuçu Borges que iria parar a Lava Jato. Além de isso não ter muita lógica, já que ele não é investigado, a conversa foi negada pelo deputado.