Bolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo #boato

By | 09/10/2016

Boato – Deputado federal Jair Bolsonaro é escolhido o político mais honesto do mundo em pesquisa da Fundação Transparência Política Internacional.

Mesmo sem ter se candidatado a nenhum cargo nas eleições municipais, o nome de Jair Bolsonaro é um dos mais falados em se tratando de política no país. O deputado federal, um tanto quanto polêmico, sempre é citado em se tratando de discussões online. Há quem o odeie e há quem o ame.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Bolsonaro é considerado o político mais honesto do mundo, diz boato

Bolsonaro é considerado o político mais honesto do mundo, diz boato

Muitos dos que amam Bolsonaro ficaram um tanto quanto radiantes ao receber uma notícia (principalmente por redes sociais) no início de outubro de 2016. Entre todos os políticos do universo (quiçá do sistema solar), ele foi apontado como mais honesto do mundo em uma pesquisa da Fundação Transparência Política Internacional. No ranking, ele venceu Barack Obama, François Hollande (França), Maurício Macri (Argentina), Theresa May (Renino Unido).

Mais do que isso, Bolsonaro sequer compartilhou a informação. De acordo com reportagem da “Folha”, ele disse o seguinte: “não fiz postagem porque este título não tem a menor importância pra mim. Ser honesto não é nenhum favor que eu faço pra ninguém. Ser honesto é o dever que minha consciência me obriga”. Leia trechos do texto da notícia:

Bolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo

A Fundação Transparência Política Internacional apontou o deputado federal Jair Messias Bolsonaro como o político mais honesto do mundo. Barack Obama está em segundo lugar o presidente da França François Hollande.

O Top Five da Honestidade Mundial tem o brasileiro Jair Messias Bolsonaro na primeira colocação e na sequencia conta com Barack Obama (EUA), François Hollande (França), Maurício Macri (Argentina), Theresa May (Renino Unido).

Perguntado pela reportagem da FOLHA sobre a razão de não ter feito nenhuma postagem em suas redes sociais sobre o título de político mais honesto do mundo, o deputado federal Jair Bolsonaro surpreendeu ao dizer que “não fiz postagem porque este título não tem a menor importância pra mim. Ser honesto não é nenhum favor que eu faço pra ninguém. Ser honesto é o dever que minha consciência me obriga”.

Para 68,3% dos brasileiros o deputado federal Jair Messias Bolsonaro é o político mais íntegro da atualidade. Nos seus respectivos países o resultado foi o seguinte: Obama teve 52,3% de votos, François Hollande 49,8%, Maurício Macri 41,9%, Theresa May 38,4%.

Bolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo?

Apesar de a notícia ter sido compartilhada a torto e a direito por muitos “Bolsominions”, chega a ser uma afronta à inteligência humana acreditar que a tal pesquisa é, de fato, verdadeira. Vamos aos fatos.

Antes de falar da fonte da informação (isso acabaria com o nosso desmentido muito rapidamente), vamos pensar em alguns fatos. O primeiro é em relação de como seria o critério da tal pesquisa. Não parece ser muito científico comparar a porcentagem de pessoas que consideram alguém honesto em países e dar a essa pessoa o título “de mais honesto do mundo”.

Isso seria mais ou menos o equivalente a uma pesquisa sobre música apontar que a última música da Anitta ou do Luan Santana é a escutada do mundo em porque 70% das pessoas acreditam que ela é música mais escutada do Brasil e um sucesso de outro país (EUA, por exemplo) teve só 60% de votos na pesquisa local. Enfim, esse seria um erro clássico em pesquisas: o de tomar o todo por uma parte.

Note que eu disse “seria”, porque a tal pesquisa não existe. Para começar, fomos descobrir quem era a tal “Fundação Transparência Política Internacional”. E claro, descobrimos que ela não existia. O nome é quase um genérico da Transparência Internacional, uma ONG “de verdade” e que, por sinal, não deu uma linha sobre o assunto. Nem a Transparência Brasil falou sobre a pesquisa.

A tal fundação da pesquisa não é o único “genérico” da história. No texto, Bolsonaro fala à “Folha”. Folha de S. Paulo? Não! A tal “Folha” que Bolsonaro teria conversado era o site “Folha Brasil”. Se você não sabe, o site é um dos campeões de boatos aqui no Boatos.org. Entre os “furos” da Folha Brasil desmentidos aqui estão a citação de Tiririca na Lava Jato e a morte da policial por menores no Rio.

Nem vamos entrar no mérito se Bolsonaro é, de fato, o político mais honesto do mundo. Tampouco vamos falar se 68,3% da população brasileira realmente o considerariam o mais honesto do país. Afinal, tudo entraria na seara da opinião. E o nosso negócio é derrubar a boataria.

Resumindo: Bolsonaro não foi escolhido em pesquisa alguma como o político mais honesto do mundo. Nem a ONG existe, nem o site que publicou a informação é confiável. Tudo não passa de boataria das grossas.

Esse artigo foi uma sugestão dos leitores (e amiga) Patrícia Serrão, Nicolas Calderano, Felipe Damas, Adriano Júnior, Tamires Batista e Magnon Andrey. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

 

28 thoughts on “Bolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo #boato

  1. Lu

    Essa página é ridícula.
    Tá com medinho do Bolsonaro ganhar a eleição em 2018 e cortar a propina de vcs?

    Nojentos.

    Reply
    1. [email protected]

      Blz, o Bolsonaro não é o mais honesto…
      Convido a todos a fazer uma busca no Google, na barra de pesquisa, digitem:
      “O MAIOR LADRÃO DO MUNDO”
      Não se assustem com resultado…

      Reply
      1. ANDRE DUARTE

        O fato do Lula ser ladrão não isenta o Bolsonaro de nenhuma atitude dele…

        Não isenta o fato de o partido mais citado no Lava Jato (PP) ter sido o partido do Bolsonaro em sua campanha e eleição para deputado…

        Não tenho bandido de estimação, acho que os dois deveriam estar na cadeia…

        Reply
  2. Kallel Hugo

    Eu ia compartilhando o posto do “afolhabrasil….” mas ai fui ver a fonte e não tinha, fui pesquisar sobre a pesquisa e não achei, ai achei vocês explicando a situação.
    Sou fã do Bolsonaro e acredito que ele seja honesto sim, mas me enoja ver essas coisas inventadas.
    Obrigado pela explicação Boatos.org, ganharam um seguidor.

    Reply
  3. Leonardo

    kkkkkk…bolsominions, vocês são doentes!

    Reply
  4. Machado

    Vocês não me enganam. Ja investiguei esse site boatos.org e descobri que receberam propina do caixa dois do pt. Portanto não venham com mimimi contra o Bolsonaro, isso é medo que ele seja presidente e será e envie todos vocês para cuba.

    Reply
    1. Ricardo Campos

      Já que você tem tanta certeza assim, Machado, procure esta tal fundação e veja se ela existe. Depois de tentar e não encontrar tente https://transparency.org/search e digite bolsonaro. Se aparecer alguma referência, poste aqui. Acho que o boatos.org terá o maior prazer em divulgar e eu, particularmente, passarei a ser bolsonarete até morrer!!!

      Reply
  5. daniel

    Esse site é de esqueda galera, de imparcialidade não tem nada.

    Reply
  6. celso

    Acredito sim que ele seja o mais honesto do mundo. pois fiquei sem credibilidade com voces do boatos.org alguém seja lembra do feijao pra cuba o que este site disse?

    Reply
  7. Carlos Mendes

    Queria saber se vocês pesquisaram sobre a afirmação feita pelo Lula, “não existe alma mais HONESTA que eu nesse mundo”? Essa afirmação é verdadeira ou a fonte não é confiável?

    Reply
  8. Seu Creisson

    Não estarei me revelando por que não estou afim de me envolver em polêmicas, mas gostaria de dizer que , pequisei e encontrei a Transparência Internacional, de fato a ONG existe , só não encontrei algo relacionado ao Jair Messias Bolsonaro… Mas quando nos referimos à ”honestidade” principalmente em nosso país , só não estar envolvido em nenhum esquema de corrupção já basta…O site da ONG é https://www.transparency.org/

    Reply
  9. Vagner Duarte

    Mas não precisa de pesquisa isso sendo ou não verdade tá na cara que ele é honesto logo se deus quiser vai ser presidente do Brasil e o país vai voltar a crescer Dilma e lula vai volta pra cadeia só que não é mais o nosso herói ustra que vai prender e sim a pf e o juiz Sérgio moro

    Reply
  10. Marcelo Beluno

    Mas que o cara é honesto e ganharia essa eleição, ah…. ganharia! kkkkkk

    Reply
  11. João José Monteiro da Silva

    Mas não era o Lula o mais honesto do planeta ?

    Reply
  12. Levi v j

    Certas fontes devem ser lembradas para nunca mais serem acessadas!

    Reply
  13. João Luiz Pereira Tavares

    Ela, sim, já amamentou. Você está apenas começando.

    Preciso falar aqui e divulgar uma CARTINHA do PCdoB, do Rio Grande do Sul. O PCdoB sempre, aludindo veladamente, tenta dar uma de sabichões e por tabela ajudar o velho PT. Observe aqui:

    A MANUELA D’ÁVILA, do PCdoB/RS, está escrevendo UMA CARTINHA picareta para a MARCELA TEMER, dia 07 de outubro de 2016, sexta-feira…

    Para a Manuela D’Ávila:

    Manuela cabe a você fazer o seguinte:

    Repare que coisa mais ELEGANTE. Visualize a IMAGEM: veja:
    EM SILÊNCIO:
    Não precisa falar NADA. Em silêncio, leve seu cartazinho ao açougue, quando for comprar carne. Levante seu CARTAZINHO na fila, vire-o para um lado e, depois, vire-o para o outro. Levante bem alto seu cartazinho de Fora Temer; para que todos o VEJAM.

    P.S.:
Manuela, escreva, também a FRASINHA no G+; no FACEBOOK ; no Twitter.
Mas saiba de uma coisa: não PRECISA TER INVEJA de Marcela Temer: a Marcela é muuuito mais bonita que você própria!
    E não se esqueça de um detalhe que é fato: Marcela Temer é muito mais madura que ti. E muito mais sabe, sobretudo da vida de crianças.
    Manuela, e quanto à amamentação, é Marcela quem pode te dar conselhos ou te ensinar, pois, mais madura e experiente, já inclusive amamentou começo-meio-fim uma criança já agradecida e sadia. Você só está iniciando, por isso você está um tanto embasbacada, estupefata e entorpecida. Ponto final.

    Reply
  14. Renato Gonçalves Rodrigues

    Pensei a mesma coisa, bacana não conhecia o boatos.org. 1. sobre o método da pesquisa, que é ruim e nem um pouco científico. 2. fui pesquisar pela ong procurando e nada de tal pesquisa.

    Considerando os comentários naquele site, é impressionante que ninguém questione o método e a fonte. Não é tão difícil verificar a veracidade de uma noticia, um aluno de ensino fundamental pode fazer isso, nem precisaria visitar o boatos.org bastava observar o método que é ruim e procurar pela ong para ver se ela faz rank do tipo top five 2016 (o que não aconteceu), mas que bom que postaram esse artigo.

    Reply
  15. Leo Pensamento Livre

    Até tentei ler a matéria, mas contém tantos erros, é tão incoerente e tão rancorosa que não deu pra passar pelo segundo parágrafo.
    Gostei do bolsominions, melhor que petralhas.

    Reply
    1. André Duarte

      Aponta uma mentira nesse link que você postou.

      Reply
  16. Cleber

    Como vocês se encomodam com Bolsonaro, o cara não tem envolvimento em nada mesmo é fato e não boato ao contrário dos esquerdistas que se vende e envergonha esse país.

    Reply
  17. Junim Alves Fonseca

    Engraçado…
    Achei estranho como esse site deprecia a imagem do deputado com tanto vigor, e é praticamente o carro chefe aqui, pq sem ele ninguém leria o lixo publicado aqui, não vi nenhum boatos desmascarado do lula Dilma ou companhia limitada, isso aqui merece muito mais meu despreso do tal boato como dizem vcs sobre o sr jair messias.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *