Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Boato diz que Lula quer impedir Receita Federal de investigar Lulinha

Boato diz que Lula quer impedir Receita Federal de investigar Lulinha

Montagem de capa da Forbes mostra Lula como bilionário
Montagem de capa da Forbes mostra Lula como bilionário

Boato – Ex-presidente Lula estaria pedindo para Dilma pressionar funcionários da Receita Federal para deixar de lado investigações em relação ao enriquecimento de Lulinha, seu filho.

Fazia um bom tempo que não aparecia aqui no Boatos.org um boato sobre Lula e algum dos seus filhos. Mais uma vez, a acusação é Fábio Luiz Lula da Silva, conhecido na imprensa como Lulinha. A acusação da vez é de que o ex-presidente estaria tentando impedir a Receita Federal de apurar suposto enriquecimento ilícito do filho.

De acordo com o texto, que foi lançado em um blog de direita, bombou em redes sociais e pode ser lido aqui, “alguém” dentro da Receita Federal deu a informação de que Lula pediu para Dilma interceder nas investigações de enriquecimento de Lulinha. O texto aponta que Lula tem medo que vazem informações da fortuna do “oitavo homem” mais rico do mundo, de acordo com a Forbes.

O texto também aponta outras acusações como a de que o governo está querendo “petizar” o judiciário ao propor um projeto de lei que permite a nomeação de advogados federais de pessoas sem concurso público. Por todo o texto, há acusações contra a presidente e Lula.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Vamos primeiro ao que realmente é fato no texto. Esta matéria do Correio Brasiliense aponta que realmente há um projeto de lei para permitir a nomeação de advogados federais e que o projeto está sendo criticado. O colunista da Veja, Ricardo Setti, critica a proposta fortemente neste texto. Porém, é bem provável que o projeto demore tanto tempo para tramitar no Congresso que, se perder as eleições, o PT nem conseguiria “petizar” o órgão, como diz o texto.

Agora em relação à acusação de Lula tentar impedir a investigação do enriquecimento de Lulinha, é difícil provar algo. Elementos do texto mostram que a questão é mais de fofoca política do que de outra coisa. No início do texto, há um trecho que fala “todo mundo sabe, mas não pode provar”. Se não pode provar, não há fato, certo?

Seguindo pelo texto, há trechos que dizem que Lula conversou com Dilma. Mas quem é a fonte? Sem ter pelo menos alguém que fale, é difícil provar algo. Além disso, fala da “oitava fortuna do Brasil, segundo a Forbes”. Já foi mostrado no Boatos.org que a história de que Lula seria bilionário de acordo com a Forbes é falsa e, inclusive, desmentida pela própria revista.

Quando uma acusação tem como base uma informação que é comprovadamente falsa, é difícil nela. Além disso, o caso do enriquecimento de Lulinha, que foi suscitado em uma matéria da revista Veja, já foi arquivado em 2012. Então como impedir a investigação de algo que foi arquivado?

Só para terminar, o texto tem todos os elementos dos hoaxes de internet: letras em caixa alta, erros de digitação e pedido de compartilhamento. Isso o qualifica como mais um hoax. Um dos muitos que vão aparecer em 2014.

PS: PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Ângelo F. Silva. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.  

Leia na íntegra o texto que fala que Lula quer impedir a receita Federal