Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bandeira do Brasil vermelha em Copacabana é de comunistas #boato

Bandeira do Brasil vermelha em Copacabana é de comunistas #boato

Boato – Comunistas ostentam bandeira vermelha na praia de Copacabana (no Rio de Janeiro).

“A bandeira do Brasil é verde-amarela e não vermelha”. Apesar de a afirmação parecer resposta para prova do 1ª ano do primário, ela foi usada com veemência em um vídeo que circula pelo Facebook.

Bandeira vermelha é de comunistas em Copacabana, diz boato
Bandeira vermelha é de comunistas em Copacabana, diz boato

De acordo com a filmagem, a barraca do “Seu Aristeu” tem pendurada uma bandeira do Brasil da cor vermelha. A narração aponta que é uma vergonha “o que estão fazendo com o Brasil”. Veja o vídeo e leia o texto:

Vejam isso. Em plena praia de Copacabana, à luz do dia e na cara de quem quiser ver, inclusive das autoridades. Sujeito ostenta bandeira do Brasil, só que vermelha. A lei 5700/71 determina que a bandeira é um símbolo nacional e desrespeita-la é contravenção penal ( art.35). Alguém aí no RJ quer tomar providências? Vamos denunciar!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Vejam isso. Em plena praia de Copacabana, à luz do dia e na cara de quem quiser ver, inclusive das autoridades. Sujeito ostenta bandeira do Brasil, só que vermelha. A lei 5700/71 determina que a bandeira é um símbolo nacional e desrespeita-la é contravenção penal ( art.35). Alguém aí no RJ quer tomar providências? Vamos denunciar!http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5700.htm

Posted by Bia Kicis on Saturday, January 9, 2016

 

Estou aqui na praia de Copacabana. Achei um absurdo essa barraca do seu Aristeu. Esta bandeira brasileira vermelha. Gente, é o nosso símbolo, como que pode? Nossa bandeira é verde-amarela. Vocês aqui de Copacabana, tomem uma providência porque tão falando que carioca não tem vergonha na cara e vamos mostrar que nós temos vergonha na cara. No momento que tem tanto turista aqui. Esta bandeira é uma afronta ao povo brasileiro. Afronta. Estou fazendo questão de filmar. Estamos aqui perto do posto cinco. Aqui em Copacabana, Praia Nossa Senhora de Copacabana. Por favor, tomem providência. Barraca do seu Aristeu. Nossa bandeira não é vermelha. É verde-amarela. Absurdo.

A indignação da mulher que postou no Facebook rendeu compartilhamentos e até postagens em sites de direita. Mas será mesmo que comunistas estão tomando conta da praia de Copacabana e já pintaram a bandeira do Brasil? Pelo o que tudo aponta, não.

Barraca na barraca do Aristeu é da Bélgica
Barraca na barraca do Aristeu é da Bélgica

Por meio da página “Você Desvenda” do Boatos.org, o leitor Nelson José Nichele Júnior nos enviou o contato que ele teve com o filho do dono da barraca do Aristeu. Ele explicou que a bandeira não tem nada a ver com comunistas. Na realidade, é uma lembrança da Copa do Mundo de 2014 de torcedores da Bélgica. Essa matéria relembra a bandeira.

Sendo assim, podemos afirmar que a bandeira estilizada do Brasil até existe. Mas não tem nada a ver com comunistas ou afins. Ela é apenas uma lembrança da Copa do Mundo de 2014.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Nelson José Nichele Júnior. Se você quer sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.