Balela: presidente da Nigéria dá iPhone de ouro em casamento da filha

 iPhone de ouro teria sido dado de presente em casamento da filha do presidente da Nigéria.

iPhone de ouro teria sido dado de presente em casamento da filha do presidente da Nigéria.

Boato – Goodluck Jonathan encomendou iPhones de ouro para os convidados do casamento ostentação de sua filha.

Sabemos que as lembranças de casamento estão ficando cada vez mais criativas e inusitadas, mas você já pensou ganhar de lembrancinha um iPhone banhado a ouro? E quem seria esse “rei da ostentação” que todo mundo adoraria apadrinhar no casório? De acordo com texto divulgado pelo site Tecmundo, o presidente da Nigéria deu esse mimo para os convidados do casamento da filha.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

De acordo com a matéria, os aparelhos telefônicos de 24 quilates já foram em outra oportunidade encomendados por Goodluck Jonathan. Leia no texto:

Lembranças de casamento geralmente são objetos simples: velas, porta retratos, porta livros, canecas e por aí vai. Mas e que tal receber dos noivos um iPhone de presente? Melhor ainda, um iPhone banhado a ouro 24 quilates?

Se você participou do casamento de Faith Sakwe, filha do presidente nigeriano Goodluck Jonathan, com Godswill Osim Edward, que aconteceu neste sábado (12), sabe do que estamos falando. Todos os convidados receberam um iPhone como lembrança, personalizado com o nome dos noivos.

Essa é a segunda vez que Jonathan faz isso. No ano passado, ele encomendou 53 iPhones de ouro para comemorar os 53 anos de independência do país.

Além do Tecmundo, outros sites como Yahoo! e Exame também deram a matéria. Na realidade, o que aconteceu foi um grande telefone sem fim. Fazendo uma engenharia reversa, descobrimos que as notícias publicadas no Brasil vieram de sites como o do jornal The Independent.

Na notícia original, o jornal inglês fala sobre a empresa que fabrica os tão sonhados iPhones. A matéria diz que a customização dos aparelhos é feita pela empresa Gold & Co e que o serviço pode custar £ 50 mil, o que daria uns R$ 200 mil.

Segundo o Independent, o hotel Burj Al Arab, em Dubai, disponibiliza os aparelhos aos seus hóspedes milionários. O jornal também cita que o governo da Nigéria teria comprado 53 iPhone 5S para a comemoração da independência do país. Porém, em uma versão atual, o jornal desmente a história:

Em uma versão anterior deste artigo, o fundador da Ouro e Co. afirmou que o Governo nigeriano ordenou 53 iPhones de ouro. Ele agora informa ao Independent Online que a ordem na verdade veio de um indivíduo na Nigéria. Estamos felizes em fazer essa correção”.

E aí chegamos na fonte do boato: um site nigeriano de oposição ao governo do país chamado Sahara Reporters. No dia seguinte ao casamento, eles deram a informação.

Porém, logo depois o Sahara Reporters divulgou no Facebook a seguinte frase: “A foto desses iPhones banhados a ouro e supostamente desenhados e distribuídos no casamento da filha do presidente Jonathan é falsa (Photoshopada) e nós concordamos! Por favor, aceitem nossas desculpas.”

Concluindo, uma informação falsa surgiu na Nigéria, foi reproduzida na Inglaterra e repassada para o Brasil. Depois, desmentida na Nigéria, Inglaterra e agora, finalmente, também no Brasil. Ou seja, o presidente não fez encomenda de nenhum iPhone, nem para o casamento da filha e muito menos para comemorar a independência!

5 comentários em “Balela: presidente da Nigéria dá iPhone de ouro em casamento da filha

Deixe uma resposta

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)