Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Balela: Obama elogia Dilma e diz que Brasil é exemplo de combate à corrupção

Balela: Obama elogia Dilma e diz que Brasil é exemplo de combate à corrupção

Boato – Em encontro no Panamá, presidente dos Estados Unidos elogia Dilma Rousseff e parabeniza seu governo pelo combate à corrupção.

Assim como festas de fim de ano dadas por celebridades, baladas de aniversário reunindo vários artistas em um mesmo lugar ou eventos parecidos são situações propícias para o aparecimento do nosso ‘ganha pão’ – boatos – cá estávamos em estado de alerta para uma reunião um pouco diferente, mas que causa furor igual ou maior.

Boato espalha que Obama elogiou Dilma em encontro na Cúpula das Américas
Boato espalha que Obama elogiou Dilma em encontro na Cúpula das Américas

A Cúpula das Américas que reúne os chefes de Estado do continente americano para discussões e planos em prol do desenvolvimento dos países envolvidos, movimentou o Panamá, país sede desta sétima edição do encontro.

Marcante por diversas razões, a VII Cúpula das Américas foi palco de um acontecimento histórico, o encontro entre os presidentes de Cuba e dos Estados Unidos após meio século sem manter relações diplomáticas. Impressionados? Bem parece boato, mas não é.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A balela de hoje se espalhou rápido pela internet e envolveu outro encontro – o de Brack Obama com Dilma Rousseff. Segundo a história supostamente contada pela Agência Estado, o presidente dos Estados Unidos elogiou a presidente Dilma e o combate à corrupção em seu governo.

Confira o texto:

‘A presidente Dilma Rousseff ouviu finalmente do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, um tipo de pedido de desculpas, ainda que não tradicional, pela espionagem levada a cabo pela National Security Agency sobre o governo e empresas brasileiras. Ao responder se a crise estabelecida em 2013 pela descoberta da espionagem estava superada pela marcação da visita aos EUA para junho deste ano, Dilma revelou o que o presidente americano lhe falou durante a reunião bilateral de hoje: ele lhe ligará quando quiser saber algo do Brasil. […]

O encontro dos dois presidentes durou cerca de meia hora. De acordo com a presidente, os dois trataram dos temas de cooperação que o Brasil quer ver avançar na visita, entre eles cooperação na área de energias alternativas, educação, defesa e o programa Open Skies para a aviação civil.

Em discurso na Cúpula das Américas, a presidente ouviu elogios do presidente Barack Obama: “Vejam só o exemplo do Brasil, em combate a corrupção… Precisou-se que uma mulher chegasse ao poder para se começar a limpar a corrupção”, disse ele […]’.

A história do elogio fez sucesso e enganou bastante gente por aí, mas é falsa. O texto foi publicado no já mencionado Portal Metrópole, que costuma aparecer no Boatos.org por causa de postagens duvidosas.

De fato Obama e Dilma Rousseff se encontraram na Cúpula das Américas e o chefe dos Estados Unidos falou do Brasil, dando destaque para uma visita da presidente Dilma marcada para junho deste ano.

No entanto, não houve nenhum tipo de elogio ou menção ao combate à corrupção, como é possível ler no site da Casa Branca, sede do governo norte-americano que publica os discursos e falas do presidente.

Outra informação importante, realmente a Agência Estado publicou um texto sobre o encontro de Dilma e Obama, mencionando o pedido discreto de desculpas pelo caso de espionagem em 2013.

Porém, o texto postado no Portal Metrópole foi modificado e trechos foram acrescentados à informação original. Talvez tenha surgido aí a crença de que a história era verdadeira.

Para terminar, o saldo: um documento assinado com os consensos e acordos definidos na Cúpula e um boato, já desmentido. Vamos considerar que para uma reunião assim, um boato só é lucro.